Tamiflu é um remédio antiviral indicado para o tratamento ou prevenção da gripe causada pelos vírus influenza A e B, incluindo dos vírus Influenza A H1N1 ou H3N2.
Esse remédio contém fosfato de oseltamivir na sua composição que age impedindo a multiplicação e bloqueando as ações dos vírus da gripe, sendo fornecido gratuitamente pelo SUS, desde que tenha indicação médica.
Além disso, o Tamiflu pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de cápsulas contendo 30, 45 ou 75 mg de fosfato de oseltamivir, e pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 1 ano, com indicação e orientação médica.
Para que serve
O Tamiflu é indicado para:
- Tratamento da gripe causada pelos vírus influenza A e B, incluindo dos vírus Influenza A H1N1 ou H3N2, em adultos e crianças com mais de 1 ano de idade;
- Prevenção da gripe em pessoas que tiveram contato próximo com uma pessoa infectada pelos vírus influenza A ou B.
O uso do Tamiflu só deve ser feito com indicação médica, com doses e pelo tempo de tratamento orientado pelo médico.
É importante ressaltar, que o Tamiflu não substitui a vacina da gripe. Saiba quando tomar a vacina da gripe.
Tamiflu é antibiótico?
O tamiflu não é antibiótico, pois não tem ação contra bactérias.
Esse remédio é um antiviral que tem ação contra o vírus da gripe, influenza A e B.
Como tomar
O Tamiflu deve ser tomado por via oral, com um copo de água, antes ou após as refeições. No entanto, para evitar que cause irritação no estômago, é recomendado que a cápsula seja tomada após a alimentação.
A forma de uso do Tamiflu varia de acordo com a indicação e inclui:
1. Tratamento da gripe
O tratamento com Tamiflu para a gripe deve ser iniciado no primeiro ou segundo dia após o início dos sintomas da gripe. Saiba identificar os sintomas da gripe.
As doses normalmente recomendadas são:
O tempo de tratamento com o Tamiflu para gripe é de 5 dias, ou conforme orientação médica, devendo sempre ser iniciado nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas.
No caso de esquecer de tomar uma dose na hora certa, tomar assim que lembrar, mas se a próxima dose for em menos de 2 horas, deve-se pular a dose esquecida. Em nenhum caso, deve-se tomar duas doses ao mesmo tempo para compensar a dose esquecida.
2. Prevenção da gripe
Para prevenção da gripe, o tratamento com Tamiflu deve ser iniciado dentro de até dois dias após o contato com uma pessoa infectada.
As doses normalmente recomendadas são:
O tempo de tratamento com o Tamiflu para a prevenção da gripe é de 10 dias, ou conforme orientação médica, devendo sempre ser iniciado nas primeiras 48 horas após o contato com uma pessoa com gripe.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais do Tamiflu são dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor no corpo, e são mais comuns de ocorrer nos dois primeiros dias de tratamento, melhorando dentro de 1 a 2 dias.
Além disso, em crianças, deve-se estar atento às mudanças de humor ou comportamento que devem ser comunicadas imediatamente ao pediatra como confusão mental, tremores, comportamento incomum ou alucinações, como ouvir ou ver coisas que não existem.
O Tamiflu pode causar reações alérgicas graves, com sintomas como dificuldade para respirar, tosse, dor no peito, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto. Nesses casos, deve-se ir ao pronto-socorro imediatamente. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.
Quem não deve tomar
O Tamiflu não deve ser usado por crianças com menos de 1 ano de idade, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham problemas no funcionamento dos rins ou fígado.
Além disso, o Tamiflu não deve ser usado por pessoas que tenham alergia ao fosfato de oseltamivir ou a qualquer outro componente da fórmula.