O ouvido tampado ou entupido pode ser causado pela diferença de pressão, o que pode acontecer durante mergulho ou voo de avião, por exemplo, ou ser causado pelo acúmulo de cera, água no ouvido, resfriado, bruxismo, labirintite, colesteatoma ou síndrome de Meniere, por exemplo.
De forma geral, a sensação de ouvido tampado ou entupido desaparece ao fim de alguns minutos e, nesses casos, não é sinal de gravidade. No entanto, quando o ouvido entupido surge sem razão aparente ou é acompanhado de outros sintomas como dor, coceira intensa, vertigens ou febre, pode indicar uma infecção ou alteração nas estruturas do ouvido.
Por isso, caso a sensação de ouvido entupido não melhore após alguns minutos ou mesmo após realizar medidas caseiras, como mascar chiclete ou respirar pelo nariz enquanto mantém a boca fechada, por exemplo, ou caso seja acompanhada por sintomas, é recomendado consultar o otorrinolaringologista para que seja feita uma avaliação dos ouvidos e, assim, seja indicado o tratamento mais adequado.
Principais causas
As principais causas de ouvido tampado ou entupido são:
1. Acúmulo de cera
O acúmulo de cera é uma das causas mais comuns para a sensação de ouvido tampado e acontece porque realmente o ouvido fica entupido com cera. Embora a cera seja uma substância saudável, produzida pelo corpo para eliminar sujeira do canal auditivo, pode acabar se acumulando em excesso, causando dificuldade para ouvir.
O excesso de cera pode acontecer em qualquer pessoa, mas é mais comum em quem utiliza frequentemente cotonetes para limpar o ouvido, já que o cotonete em vez de retirar a cera, a empurra para uma parte mais profunda do canal auditivo, compactando-a e impossibilitando a passagem do som.
O que fazer: para retirar a cera acumulada e aliviar a sensação de ouvido entupido, é recomendado ir ao otorrino para fazer uma limpeza adequada, além de ser também importante evitar o uso de cotonetes. Veja como limpar o ouvido corretamente para evitar o acúmulo de cera.
2. Água no ouvido
O ouvido entupido é muitas vezes causado pela entrada de água no ouvido, seja durante o banho ou durante o uso da piscina ou mar e, caso não seja retirada, pode aumentar o risco de infecções no ouvido, sendo importante nesse caso consultar o otorrino.
O que fazer: para retirar o acúmulo de água do ouvido é recomendado inclinar a cabeça para o mesmo lado do ouvido entupido, segurar o máximo de ar dentro da boca, enquanto se fazem movimentos bruscos com a cabeça até perto do ombro.
Outra opção é colocar dentro do ouvido a ponta de uma toalha ou papel, sem forçar, para absorver o excesso de água. Caso a sensação de ouvido entupido permaneça durante vários dias ou não seja resolvida com os tratamentos simples, é importante consultar o otorrino para que avalie os sintomas e indique um tratamento adequado.
Para evitar a entrada de água no ouvido, podem ser utilizados uns tampões de ouvidos durante o banho ou durante o uso da piscina ou mar, que impedem a entrada de água e evitam a sensação de ouvido entupido.
Confira no vídeo a seguir algumas dicas para tirar água no ouvido:
Como tirar ÁGUA DO OUVIDO rápido
03:56 | 448.068 visualizações3. Diferença de pressão
Com o aumento da altitude que acontece quando se voa em um avião ou se sobe ao topo de uma montanha, a pressão do ar diminui, provocando uma diferença de pressões e dando uma sensação de ouvido entupido.
Além da sensação de ouvido entupido, é normal também sentir dor no ouvido quando é exposto a grandes mudanças de pressão.
O que fazer: é importante utilizar estratégias simples que ajudem a aliviar a sensação de ouvido entupido. Uma opção é no momento do avião decolar, respirar pela boca, bocejar ou mascar chiclete, pois assim ajuda o ar a sair do ouvido e evitar o entupimento. No momento da aterrissagem do avião, uma forma de aliviar a sensação de ouvido tampado é manter a boca fechada e respirar pelo nariz.
Caso o ouvido fique entupido devido a alterações de pressão, a pessoa pode mascar um chiclete ou mastigar um alimento, bocejar propositadamente para movimentar os músculos do rosto ou inspirar, fechar a boca, enquanto aperta o nariz com os dedos e força a saída de ar.
4. Resfriado
O ouvido entupido pode acontecer quando a pessoa está com um resfriado, uma vez que o nariz fica obstruído devido às secreções, impedindo a circulação de ar e aumentando a pressão no ouvido.
O que fazer: para tratar o ouvido entupido, é importante primeiro desentupir o nariz para que o ar consiga voltar a circular através da inalação de vapores com eucalipto, tomar um banho quente ou beber coisas quentes. Confira outras formas para desentupir o nariz.
5. Obstrução da tuba auditiva
A tuba auditiva, também conhecida como tromba de Eustáquio, é um canal localizado entre o ouvido médio e a parte de trás do nariz que ajuda os ouvidos a drenar o fluido. No entanto, quando ocorre uma infecção das vias respiratórias altas, como resfriado ou sinusite, por exemplo, é possível que exista obstrução nesses canais, produzindo a sensação de ouvidos tapados.
O que fazer: normalmente a obstrução da tuba auditiva não necessita de tratamento, já que melhora espontaneamente. No entanto, caso a obstrução aconteça devido a uma infecção respiratória, o médico pode indicar o uso de anti-inflamatórios, descongestionantes nasais e antibióticos para tratar a infecção.
6. Labirintite
Embora seja mais raro, a labirintite também é um problema relativamente comum do ouvido, no qual a pessoa sente uma intensas tonturas, além do ouvido tampado. É ainda frequente que pessoas com labirintite refiram a presença de zumbido, perda de equilíbrio e a diminuição temporária da audição.
O que fazer: a labirintite geralmente não tem cura, podendo surgir por crises ao longo dos anos. No entanto, o tratamento com remédios indicados pelo otorrino podem ajudar a aliviar os sintomas, melhorando a qualidade de vida. É recomendado consultar o otorrinolaringologista para identificar a causa da labirintite e iniciar o uso de medicamentos que possam aliviar os sintomas, especialmente durante as crises de labirintite. Veja todas as opções de tratamento para a labirintite.
7. Infecção do ouvido
A infecção do ouvido, também conhecida como otite, é uma das causas mais comuns da sensação de ouvido tampado. Isso acontece porque, durante uma infecção, o canal auditivo fica inflamado, dificultando a passagem dos sons até ao ouvido interno e causando a sensação de ouvido entupido.
Os sintomas mais comuns de uma infecção no ouvido, além da sensação de ouvido entupido, incluem febre baixa, vermelhidão na orelha, coceira e até pode acontecer de existir a saída de líquido pelo ouvido. Embora seja mais comum em crianças, a infecção do ouvido pode acontecer em qualquer idade. Veja como identificar uma possível infecção do ouvido.
O que fazer: o melhor é consultar o otorrinolaringologista para iniciar o tratamento com sprays para diminuir a inflamação e aliviar o desconforto. Além disso, é importante avaliar se a infecção está sendo causada por bactérias, sendo, nesses casos, importante começar o tratamento com um antibiótico.
8. Colesteatoma
O colesteatoma é um problema menos comum do ouvido, mas que pode surgir em pessoas que têm infecções muito recorrentes. Nesta situação, o canal auditivo acaba apresentando um crescimento anormal de pele no seu interior, que acaba resultando em um pequeno cisto que dificulta a passagem do som, causando a sensação de ouvido tampado.
O que fazer: na maioria das vezes o otorrino pode indicar a realização de uma pequena cirurgia para retirar o excesso de pele. Antes da cirurgia, pode ser necessário aplicar gotas que contêm antibiótico, já que há um risco aumentado de infecção no ouvido devido ao colesteatoma e à cirurgia.
9. Bruxismo
A sensação de ouvido entupido pode acontecer quando a pessoa tem alterações ao nível da mandíbula, como no caso do bruxismo, em que o aperto e o ranger dos dentes e os movimentos da mandíbula podem provocar a contração involuntária nos músculos da mandíbula, dando uma a sensação de que o ouvido está tapado.
O que fazer: caso o ouvido entupido seja devido ao bruxismo, é importante ir ao dentista para ser feita uma avaliação ao estado da mandíbula e, assim, ser possível indicar o tratamento mais adequado, que envolve o uso de placas de bruxismo para dormir, pois assim é possível evitar a contração dos músculos da mandíbula. Entenda como é feito o tratamento do bruxismo.
10. Síndrome de Ménière
Esta é uma doença relativamente rara que afeta o ouvido interno e causa sintomas como ouvido entupido, perda de audição, tonturas e zumbido constante. Esta síndrome ainda não tem uma causa específica, mas parece afetar mais frequentemente pessoas entre os 20 e os 50 anos.
O que fazer: por não ter uma causa específica, esta síndrome não tem cura, mas pode ser tratada com remédios indicados pelo otorrino que ajudam a diminuir os sintomas durante o dia-a-dia, especialmente as tonturas e a sensação de ouvido entupido.
Além disso, para aliviar os sintoma da síndrome de Ménière, incluindo a sensação de ouvido tampado, é importante evitar o estresse e as diferenças de pressão e dormir bem, além de ter também alguns cuidados com a alimentação, como diminuir o consumo de sal, cafeína e álcool, já que podem piorar os sintomas.
11. Neurinoma do acústico
O neurinoma do acústico, também conhecido como Schwannoma vestibular, é um tumor benigno que cresce no nervo responsável pela audição, alterando a atividade desse nervo e causando sintomas como dor de cabeça, sensação de ouvir um som constante, como um bipe, sensação de pressão dentro do ouvido e de que está tapado.
O que fazer: a intensidade dos sintomas depende do tamanho do tumor, podendo ser necessário, em alguns casos, realizar a radioterapia ou cirurgia para remover o tumor.