A ovulação pode ter como sintomas uma leve cólica, secreção vaginal transparente e fina, semelhante à clara de ovo, aumento da temperatura corporal, aumento da libido e do apetite.
Os sintomas de ovulação podem variar de mulher para mulher e, em alguns casos, podem ser bastante leves, de forma que podem não ser notados.
A ovulação acontece no meio do ciclo menstrual, sendo mais fácil de identificar nos ciclos regulares. No entanto, no caso de ciclo menstrual irregular, é importante que o ginecologista seja consultado para fazer uma avaliação do ciclo menstrual e identificar o período fértil. Além disso, pode ser recomendado realizar testes de ovulação que podem ser vendidas em farmácias. Conheça sobre os testes de ovulação.
Principais sintomas
Os principais sintomas da ovulação são:
- Secreção vaginal transparente e fina, semelhante à clara de ovo;
- Dor na parte inferior do abdômen, como se fosse uma cólica leve;
- Aumento da libido;
- Aumento do apetite;
- Ligeiro aumento da temperatura corporal;
- Maior sensibilidade das mamas;
- Pequeno sangramento rosa, vermelho ou marrom, em alguns casos, passando despercebido na maioria dos casos.
No caso das mulheres que fazem uso de anticoncepcional, não há ovulação. Assim, caso deseje engravidar, é importante consultar o ginecologista para ter as orientações adequadas para a interrupção segura do contraceptivo.
Ovulação dói?
A ovulação pode doer em algumas mulheres, devido ao rompimento do folículo para liberar o óvulo.
Geralmente, a dor da ovulação é sentida em apenas um lado da parte inferior do abdômen, direito ou esquerdo, podendo durar cerca de 2 a 3 dias.
Leia também: Dor na ovulação: sintomas, causas e como aliviar tuasaude.com/dor-na-ovulacaoCalculadora da ovulação
Para saber a data da ovulação, coloque seus dados na calculadora a seguir:
A calculadora de ovulação é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com ginecologista.
Quando acontece a ovulação
A ovulação acontece no meio do ciclo menstrual. Ou seja, em um ciclo regular de 28 dias, a ovulação acontece no 14º dia do ciclo, durando cerca de dois dias. Veja mais detalhes sobre quando acontece a ovulação.
No entanto, no caso de ciclo menstrual irregular, a identificação da ovulação pode ser mais difícil, já que a menstruação não acontece no mesmo período todos os meses, sendo recomendado nesse caso fazer o cálculo do período fértil. Saiba como calcular o período fértil no ciclo irregular.
Marque uma consulta com o ginecologista mais próximo para entender melhor o ciclo menstrual e quando é a ovulação:
O que fazer
A ovulação é parte normal do ciclo menstrual. No entanto, algumas orientações podem ser dadas pelo médico caso se deseje ou não engravidar:
- Caso não deseje engravidar, é indicado evitar ter relações sexuais ou usar preservativo, pois assim é possível evitar o contato do espermatozoide com o óvulo;
- Caso deseje engravidar, é recomendado ter relações sexuais, já que há maior possibilidade de fecundação.
Caso após o período ovulatório não aconteça a menstruação, o que normalmente acontece cerca de 1 semana depois, é importante estar atento a outros sinais e sintomas que possam aparecer, uma vez que pode haver chance de gravidez, sendo indicado consultar o ginecologista caso não aconteça a menstruação. Saiba reconhecer os primeiros sintomas de gravidez.