Oxibutinina é um remédio anticolinérgico e antiespasmódico indicado para o tratamento da incontinência urinária, urgência para urinar ou aumento da frequência urinária à noite.
Esse remédio age na musculatura lisa da bexiga, retardando a vontade de urinar e aumentando sua capacidade de armazenar a urina, e seu efeito entre 30 a 60 minutos após a sua ingestão, e o seu efeito costuma durar entre 6 e 10 horas.
Leia também: Incontinência urinária: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/incontinencia-urinariaO cloridrato de oxibutinina deve ser prescrito pelo urologista, clínico geral ou pediatra e pode ser comprada em farmácias na forma de comprimidos ou xarope com nomes comerciais Retemic, Nourin ou Dry, por exemplo.
Para que serve
A oxibutinina é indicada para o tratamento de:
- Incontinência urinária;
- Necessidade urgente e frequente de urinar, sintomas comuns em infecções do trato urinário e prostatite;
- Bexiga neurogênica;
- Bexiga hiperativa;
- Noctúria, que é o aumento da frequência urinária à noite.
Além disso, a oxibutinina também pode ser indicada para crianças a partir de 5 anos de idade para tratar a enurese noturna, que é a micção involuntária que ocorre durante a noite enquanto a criança dorme, e nesses casos deve ser prescrito por um pediatra.
Leia também: Enurese noturna: o que é, sintomas, causas e o que fazer tuasaude.com/enurese-xixi-na-camaApesar de não conter na bula, esse remédio também pode ser usado como tratamento para hiperidrose, pois tem a capacidade de bloquear os receptores de acetilcolina nas glândulas sudoríparas, tornando-o eficaz na redução da transpiração. Veja o que é hiperidrose e como tratá-la.
Como tomar
A oxibutinina deve ser tomada por via oral, e as doses variam com a idade, condição a ser tratada e apresentação do remédio.
1. Oxibutinina 5 mg comprimidos
A oxibutinina 5 mg na forma de comprimidos simples pode ser usada por adultos ou crianças com mais de 5 anos.
As doses normalmente recomendadas são:
- Adultos: 1 comprimido de 5 mg de oxibutinina, 2 a 3 vezes por dia, conforme orientação do urologista. A dose máxima diária não deve ultrapassar 4 comprimidos por dia, o que corresponde a 20 mg.
- Crianças com 5 anos ou mais: 1 comprimido de 5 mg de oxibutinina, 2 vezes por dia, conforme orientação do pediatra. A dose máxima diária não deve ultrapassar 3 comprimidos por dia, o que corresponde a 15 mg.
Os comprimidos de cloridrato de oxibutinina devem ser tomados inteiros com um copo de água.
2. Oxibutinina 10 mg comprimidos
Os comprimidos de 10 mg de oxibutinina possuem ação prolongada, sendo recomendado para adultos ou crianças com mais 5 anos.
As doses recomendada da oxibutinina 10 mg comprimidos de ação prolongada são:
- Adultos: 1 comprimido de 10 mg de oxibutinina, 1 vez por dia, ou seja, 1 comprimido a cada 24 horas;
- Crianças com 5 anos ou mais: 1 comprimido de 10 mg de oxibutinina, 1 vez por dia, devendo ser observado e comunicado ao pediatra se o tratamento está funcionando e se surgirem efeitos colaterais.
Os comprimidos revestidos de oxibutinina de ação prolongada não devem ser partidos, tendo ação por mais tempo e, por isso, é recomendado tomar apenas 1 comprimido por dia.
3. Oxibutinina xarope 1 mg/mL
As doses do xarope de oxibutinina de 1 mg/mL variam de acordo com a idade e inclui:
- Adultos: 1 colher-medida (5 mg/5 mL) do xarope de oxibutinina, 2 a 3 vezes por dia, conforme orientação do urologista. A dose máxima diária é 4 colheres-medida (20 mg) por dia em doses divididas;
- Crianças com 5 anos ou mais: 1 colher-medida (5 mg/5 mL) do xarope de oxibutinina, 2 vezes por dia, conforme orientação do pediatra. A dose máxima por dia é 3 colheres-medida (15 mg) em doses divididas.
É importante usar a colher-medida fornecida na embalagem do remédio para medir corretamente a dose da oxibutinina.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns da oxibutinina são sonolência, tontura, náusea, boca seca, prisão de ventre, visão embaçada, dificuldade para urinar e dor de cabeça.
Além disso, ela também pode causar alterações no paladar (disgeusia), aumento dos batimentos cardíacos e gases.
Leia também: Disgeusia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/disgeusiaQuem não deve usar
A oxibutinina não deve ser usada por pessoas alérgicas à substância ativa ou aos componentes de sua fórmula, bem como em gestantes, lactantes e crianças menores de 5 anos de idade.
Esse remédio também não deve ser usado por pessoas com glaucoma, distúrbios gastrintestinais, obstrução parcial ou total do trato gastrintestinal, íleo paralítico, megacólon tóxico, colite grave, miastenia gravis ou qualquer doença do sistema urinário com possível retenção de urina.