O pano branco é uma infecção na pele causada pelo fungo Malassezia furfur que pode provocar sintomas como manchas brancas, coceira e descamação da pele, especialmente no rosto, tronco, pescoço e braços.
Embora faça parte da flora normal da pele, este fungo pode produzir uma substância que impede a produção de melanina, levando ao surgimento de manchas brancas, o que é mais frequente em pessoas com pele oleosa, imunidade baixa ou predisposição genética.
Em caso de suspeita de pano branco é importante consultar um dermatologista. O tratamento pode envolver o uso de antifúngicos na forma de sabonetes, pomadas e, nos casos mais graves, comprimidos. Confira os medicamentos mais indicados no tratamento do pano branco.
Principais sintomas
Os principais sintomas de pano branco são:
- Manchas circulares e esbranquiçadas no tronco, pescoço ou braços;
- Descamação da pele sobre as manchas;
- Desaparecimento das manchas após o verão;
- Coceira no local das manchas;
- Piora da coceira em estações de calor ou chuva.
Embora algumas vezes as manchas causadas pelo pano branco possam ser avermelhadas, geralmente são ovais e aumentam lentamente de tamanho, o que pode fazer com que se unam formando manchas maiores com o tempo.
Ainda que o pano branco geralmente cause poucos sintomas, em caso de suspeita é recomendado consultar um dermatologista para uma avaliação, porque o tratamento adequado depende da confirmação do diagnóstico. Veja outros problemas que também podem causar o surgimento de manchas brancas na pele.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico geralmente é confirmado pelo dermatologista levando em consideração os sintomas apresentados e as características das manchas identificadas com o uso de uma lâmpada especial, chamada lâmpada de Wood. Veja o que é e para que serve o exame com a lâmpada de Wood.
Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o dermatologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:
Especialmente quando as alterações na pele não são características, o médico também pode indicar a análise microscópica da sua descamação no local da marcha, que permite a identificação do fungo, confirmando o diagnóstico.
Possíveis causas
O pano branco geralmente é causado por um fungo chamado Malassezia furfur, que normalmente é encontrado na pele, principalmente em áreas oleosas como rosto, couro cabeludo e costas sem causar problemas. No entanto, devido a alterações como predisposição genética da pessoa, calor e umidade, este fungo pode se multiplicar e causar a doença.
Além disso, o risco desse fungo causar o pano branco é maior durante as estações quentes e úmidas e em caso de pele oleosa, suor excessivo, imunidade baixa, gravidez e em adolescentes.
Pano branco é contagioso?
Pano branco não é considerada uma doença contagiosa, porque os fungos que a causam normalmente são encontrados na pele de todas as pessoas e geralmente não causam problemas, exceto quando encontram condições que favorecem sua multiplicação.
Como é feito o tratamento
As principais opções de tratamento do pano branco são:
1. Sabonetes e shampoos antifúngicos
Sabonetes e shampoos contendo sulfeto de selênio 2.5%, piritionato de zinco ou enxofre e ácido salicílico podem ser indicados e são capazes de remover da superfície do corpo a camada de pele morta e contaminada pelo fungo, aos poucos eliminando o fungo da pele.
2. Pomadas antifúngicas
Pomadas antifúngicas compostas por cetoconazol ou terbinafina, por exemplo, podem ser indicadas devido ao seu efeito para eliminar o fungo e impedir a sua multiplicação e, geralmente, são utilizadas por um período de 2 a 3 semanas.
3. Antifúngicos em comprimidos
Remédios antifúngicos na forma de comprimidos, como itraconazol e fluconazol, geralmente são indicados nos casos em que as manchas afetam grandes partes do corpo ou são recorrentes mesmo após o tratamento adequado.
No entanto, alguns antifúngicos orais geralmente são menos indicados, como o cetoconazol, devido aos seus efeitos tóxicos ao fígado, e a terbinafina, por não ser efetiva no tratamento do pano branco quando usada por via oral.