O que é:
As pápulas peroladas são pequenas bolinhas que aparecem na cabeça do pênis, que não doem e nem causam desconforto. As pápulas peroladas estão presentes em todos os homens, podendo ser mais ou menos visíveis, e têm como função a produção de líquido lubrificante, o que ajuda na penetração durante a relação sexual.
As pápulas peroladas, também conhecidas como glândulas de Tyson, são estruturas normais, não sendo necessário consultar o urologista e nem realizar tratamento específico. No entanto, existem tratamentos para fins estéticos, como cauterização ou cirurgia, que permitem remover as pápulas, especialmente quando são muito grandes.
As pápulas peroladas normalmente não causam sintomas, por isso caso seja notada a presença de pus, febre, vermelhidão ou coceira no pênis, é importante que o urologista seja consultado, já que pode indicar infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Saiba reconhecer os principais sintomas de IST nos homens.
Como identificar
As pápulas peroladas são pequenas estruturas presentes na glande (cabeça do pênis), caracterizadas por serem pequenas bolinhas brancas ou rosas, que não causam sinais ou sintomas e que estão organizadas em 1 ou 2 fileiras.
As pápulas peroladas não se espalham e nem têm seu tamanho e formato alterados ao longo do tempo, além disso costumam desaparecer à medida que o homem envelhece.
Como confirmar o diagnóstico
Para confirmar as pápulas peroladas é importante consultar um urologista, que fará uma avaliação visual do pênis, não sendo necessária a realização de exames específicos.
No entanto, em algumas situações, principalmente quando o homem relata sintomas, o médico pode indicar a realização da biópsia de pele e exames de sangue para descartar as ISTs, como molusco contagioso e HPV, por exemplo.
Causa das pápulas peroladas
As pápulas peroladas são estruturas naturalmente presentes no homem, ficando mais visíveis durante a relação sexual, já que estão relacionadas com a produção de líquido lubrificante para facilitar a penetração.
Como é feito o tratamento
Não é necessário realizar tratamento para as pápulas peroladas, já que são estruturas naturalmente presentes no homem e que não estão relacionadas com doenças.
No entanto, alguns homens podem sentir desconforto estético e, por isso, o urologista pode recomendar a realização de alguns tratamentos, como cauterização ou cirurgia para remover as pápulas peroladas.