O Índice de Homa é uma medida que aparece no resultado do exame de sangue que serve para avaliar a resistência à insulina (HOMA-IR) e atividade do pâncreas (HOMA-BETA) e, assim, auxiliar no diagnóstico da diabetes.
A palavra Homa, significa Modelo de Avaliação da Homeostase e, geralmente, quando os resultados estão acima dos valores de referência, quer dizer que existe maior chance de desenvolver doenças cardiovasculares, síndrome metabólica ou diabetes tipo 2, por exemplo.
O Índice de Homa deve ser realizado com jejum de 4 a 8 horas, de acordo com a orientação do médico ou do laboratório, é feito a partir da coleta de uma pequena amostra de sangue que é enviada ao laboratório para análise e leva em consideração a concentração de glicose em jejum bem como a quantidade de insulina produzida pelo organismo.
Valores de referência do Índice Homa
Os valores normais do Índice Homa para adultos podem variar de acordo com o Índice de Massa Corporal, porém, de forma geral, os valores são:
- Valor de Referência do Homa-IR: inferior a 2,5;
- Valor de Referência do Homa-Beta: entre 167 e 175.
Os valores de referência também podem variar de acordo com o laboratório em que foi feito o exame, além de também poder variar no caso de crianças e adolescentes com IMC muito elevado.
Como calcular o Índice Homa
O Índice Homa é determinado através de fórmulas matemáticas que estão relacionadas com a quantidade de açúcar no sangue e quantidade de insulina produzida pelo organismo e, os cálculos incluem:
- Fórmula para avaliar a resistência à insulina - Homa-IR: [(Glicemia (mg/dL) x 0,0555) x Insulina (ui/ml)] ÷ 22,5
Insira o resultado do seu exame de glicemia e de insulina na calculadora a seguir para saber o seu índice HOMA-IR:
Como entender o resultado
De acordo com o resultado do exame, o médico pode verificar se o pâncreas está funcionando corretamente, se há risco de diabetes descompensada ou do desenvolvimento da diabetes:
Índice Homa alto
Quando os valores do Índice Homa são superiores aos de referência, pode ser indicativo de:
- Resistência à insulina;
- Mau funcionamento das células do pâncreas;
- Risco aumentado de diabetes do tipo 2;
- Risco aumentado de síndrome metabólica;
- Diabetes descompensada;
- Cetoacidose diabética.
Normalmente, nessas situações é possível que a pessoa tenha maior risco de ter alteração nos níveis de colesterol e presença de gordura nos vasos sanguíneos, o que aumenta o risco de infarto e AVC. Por isso, é importante que o Índice Homa seja avaliado pelo médico levando em consideração o resultado de outros exames que tenham sido solicitados.
Para saber qual o seu risco de desenvolver problemas cardiovasculares use a seguinte calculadora:
O que significa Índice Homa-beta baixo
Quando os valores do Índice Homa-beta estão abaixo do valor de referência é indicativo de que as células do pâncreas não estão funcionando corretamente, de forma que não há quantidade de insulina suficiente sendo produzida, o que pode resultar no aumento da glicemia.