Paracetamol: para que serve, como tomar e quando evitar

O que é:

O paracetamol é um analgésico e antipirético indicado para baixar a febre ou aliviar dores leves a moderadas, especialmente em situações de gripe ou resfriado, mas também pode ser indicado para aliviar a dor de dente, nas costas, osteoartrite ou cólicas menstruais, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Este remédio é também conhecido como acetaminofeno, pode ser fornecido gratuitamente pelo SUS ou comprado em farmácias e drogarias, na forma de comprimidos, xarope ou solução em gotas, como genérico "paracetamol" ou com os nomes comerciais Tylenol, Tyflen ou Bwell, por exemplo.

O uso do paracetamol deve ser orientado pelo médico e pode ser usado em crianças, adultos e grávidas, no entanto, devem-se respeitar sempre as doses, porque caso contrário, o paracetamol pode causar graves problemas no fígado, como a hepatite medicamentosa ou falência do fígado.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O paracetamol normalmente é indicado para o tratamento de:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular;
  • Dor de dente;
  • Osteoartrite;
  • Cólica menstrual;
  • Dor lombar;
  • Sinusite.

Além disso, o paracetamol também pode ser usado no caso de dor no corpo e mal estar causados por gripes e resfriados. 

Embora seja vendido sem necessidade de apresentar receita médica, o paracetamol deve ser usado com indicação e orientação médica, com doses e pelo tempo de tratamento orientado pelo médico, de forma a evitar efeitos colaterais e uso excessivo, pois pode causar intoxicação do fígado.

Marque uma consulta com um clínico geral na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Clínicos Gerais e receba o cuidado personalizado que você merece.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como tomar

A forma de uso do paracetamol é por via oral, antes ou após a refeição, e seu efeito inicia de 15 a 30 minutos após a dose.

Caso a pessoa se esqueça de tomar a dose na hora certa, deve tomar assim que lembrar e depois reajustar os horários seguintes de acordo com esta última dose, continuando o tratamento de acordo com os novos horários programados. Em nenhum caso se deve dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

A dose do paracetamol varia de acordo com a forma de apresentação do medicamento e inclui:

1. Paracetamol gotas 200 mg/mL

O paracetamol solução oral em gotas de 200 mg/mL (Tylenol gotas) é encontrado nas farmácias em frascos de 15 mL e deve ser tomado por via oral, sendo que a dose deve ser sempre orientada pelo pediatra. 

As doses do paracetamol gotas, dependem da idade e do peso da criança, e incluem: 

  • Crianças com menos de 12 anos: 1 gota para cada 1 kg de peso, até no máximo 35 gotas por dose, conforme orientação do pediatra. O intervalo entre a administração deve ser de 4 a 6 horas e não se deve dar mais de 5 doses por dia, em um período de 24 horas; 
  • Crianças maiores de 12 anos e adultos: 40 a 70 gotas por dose, em intervalos de 4 a 6 horas entre as doses. A dose máxima não deve ultrapassar 70 gotas por dose (1000 mg) ou 280 gotas por dia (4000 mg) em doses fracionadas.

Para bebês e crianças abaixo de 11 kg ou menores de 2 anos, deve-se consultar o pediatra antes do uso.

2. Paracetamol suspensão oral 32 mg/mL

A suspensão oral de paracetamol de 32 mg/mL (Tylenol criança) é indicada para crianças com mais de 11 Kg de peso corporal ou maiores de 2 anos:

Peso da criança (kg)

Dose (mL)

11 a 15 Kg

5 mL

16 a 21 Kg

7,5 mL

22 a 26 Kg

10 mL

27 a 31 Kg

12,5 mL

32 a 43 Kg

15 mL

Para medir a dose de suspensão oral, deve-se utilizar o copo de medida que vem com o frasco. Idealmente, a dose de paracetamol em crianças deve ser sempre indicada pelo pediatra.

A dose de paracetamol suspensão oral de 32 mg/mL não deve ultrapassar 50 a 75 mg por Kg de peso corporal por dia, dividida em 5 administrações em um período de 24 horas.

3. Paracetamol suspensão oral 100 mg/mL

A suspensão oral de 100 mg/mL de paracetamol (Tylenol bebê) é indicada para uso infantil em crianças com menos de 12 anos, de acordo com o peso corporal.

A dose varia de 10 a 15 mg por cada kg de peso da criança, com intervalos de 4 a 6 horas entre cada administração, e não se deve dar mais de 5 doses por dia, em um período de 24 horas. Esta dose deve ser sempre orientada pelo pediatra.

Em média, a quantidade de mL por Kg de peso da criança é: 

Peso da criança (kg)

Dose (mL)

3 Kg

0,4 mL

4 Kg

0,5 mL

5 Kg

0,6 mL

6 Kg

0,8 mL

7 Kg

0,9 mL

8 Kg

1,0 mL

9 Kg

1,1 mL

10 Kg

1,3 mL

11 Kg

1,4 mL

12 Kg

1,5 mL

13 Kg

1,6 mL

14 Kg

1,8 mL

15 Kg

1,9 mL

16 Kg

2,0 mL

17 Kg

2,1 mL

18 Kg

2,3 mL

19 Kg

2,4 mL

20 Kg

2,5 mL

É importante antes de usar a solução infantil, agitar bem o frasco de paracetamol e utilizar a seringa dosadora que vem junto com o produto.

Para crianças com menos de 2 anos ou que pesem menos de 11 Kg, deve-se consultar o pediatra para indicação da dose para a criança.

4.  Paracetamol 750 mg e 500 mg comprimido

O paracetamol comprimido só deve ser usado por adultos ou crianças com mais de 12 anos, e a dose total por dia deve ser no máximo de 4000 mg, tomada de acordo com a dosagem do comprimido: 

  • Paracetamol 500 mg: 1 a 2 comprimidos, 3 a 4 vezes ao dia, conforme orientação médica. A dose máxima por dia é de até 8 comprimidos de 500 mg, em doses fracionadas, em um período de 24 horas;
  • Paracetamol 750 mg: 1 comprimido de 3 a 5 vezes ao dia, conforme orientação médica. A dose máxima por dia é de até 5 comprimidos de 750 mg, em doses fracionadas, em um período de 24 horas.

Não se deve exceder a dose de 1000 mg de paracetamol por dose, o que corresponde a 2 comprimidos de 500 mg ou 1 comprimido de 750 mg, em intervalos de 4 a 6 horas entre as doses, em um período de 24 horas.

A duração do tratamento depende do desaparecimento dos sintomas, não devendo ultrapassar 10 dias para dor e 3 dias no caso de febre.

Possíveis efeitos colaterais

O paracetamol é um medicamento considerado seguro quando utilizado da forma correta e nas doses recomendadas. 

No entanto, alguns efeitos colaterais podem ocorrer durante o tratamento como náuseas, vômitos, prisão de ventre, coceira ou vermelhidão no corpo ou reações alérgicas.

O paracetamol pode causar falência do fígado?

Quando administrado em doses maiores do que as recomendadas, o paracetamol pode afetar gravemente o fígado e causar hepatite medicamentosa e até falência do fígado, colocando a vida em risco.

Desta forma, deve-se interromper seu uso e ir ao hospital imediatamente se surgirem sintomas de overdose, como náuseas, vômitos que podem conter sangue, suor excessivo, pele pálida, perda do apetite, dor abdominal, coceira pelo corpo ou pele e olhos amarelados. Saiba identificar os sintomas de hepatite medicamentosa e falência do fígado

Qual a dose máxima de paracetamol por dia?

De forma a evitar tomar doses maiores do que as recomendadas, deve-se seguir as orientações médicas quanto a dose máxima por dia, que são:

  • Crianças abaixo de 12 anos: 50 a 75 mg de paracetamol por kg de peso corporal por dia da suspensão oral de 100 mg/mL (Tylenol bebê) ou suspensão oral de 32 mg/mL, divididas em 5 doses por dia, em um período de 24 horas;
  • Adultos e crianças com mais de 12 anos: 4000 mg por dia, o que corresponde a 5 comprimidos de 750 mg, 8 comprimidos de 500 mg ou 280 gotas da solução de 200 mg/mL por dia, em um intervalo de 24 horas. A dose diária deve sempre ser fracionada, tomadas em intervalos de 4 a 6 horas, o que varia de acordo com a apresentação do remédio. De forma geral, não se deve ultrapassar 1000 mg de paracetamol por dose.

As doses do paracetamol devem sempre ser orientadas pelo médico, especialmente para crianças com menos de 2 anos ou que pesem menos de 11 kg.

Quem não deve usar

O paracetamol não deve ser usado por pessoas que tenham alergia ao paracetamol ou a qualquer outro componente da sua fórmula.

Além disso, também não deve ser usado por pessoas que ingerem grandes quantidades de álcool, que tenham problemas de fígado ou que já estejam tomando outro medicamento que contenha paracetamol, pois este medicamento é metabolizado no fígado e nesses casos pode causar intoxicação, insuficiência hepática ou hepatite medicamentosa.

O paracetamol pode ser usado na gravidez?

O paracetamol é um analgésico que pode ser tomado durante a gravidez, desde que orientado pelo obstetra e na menor dose possível, sendo aconselhado no máximo 1000 mg por dia. Saiba como utilizar o paracetamol na gravidez de forma segura