A parafilia é caracterizada pelo desejo sexual intenso e persistente, fantasias, impulsos ou comportamentos, como excitação ao ver pessoas nuas, em exibir as próprias genitais a desconhecidos e se vestir como o sexo oposto, por exemplo.
Quando não causa prejuízos ao praticante e outras pessoas, a parafilia não é considerada um transtorno e, por isso, não necessita de tratamento.
Já quando dura pelo menos 6 meses e causa danos para indivíduo e outras pessoas, a parafilia é considerada um transtorno. Neste caso, o médico poderá indicar tratamentos como sessões de psicoterapia e uso de medicamentos.
Leia também: Psicoterapia: o que é, para que serve, tipos e como é feita tuasaude.com/o-que-e-psicoterapiaSintomas de parafilia
Conforme o tipo de parafilia, os principais sintomas e sinais desta condição são:
- Excitação ao ver pessoas nuas ou durante atividades sexuais;
- Desejo em exibir as próprias genitais a outras pessoas;
- Excitação em tocar ou esfregar-se em pessoas;
- Excitação em causar sofrimento físico ou psicológico em outra pessoa;
- Impulsos sexuais ou comportamentos intensos e recorrentes;
- Usar objetos inanimados ou focar em uma ou mais partes não genitais do corpo.
Além disso, a pessoa também pode apresentar desejo sexual recorrente e intenso em se vestir como o sexo oposto, o que é conhecido como cross-dressing.
Como saber se tem parafilia
Para saber se tem parafilia, o clínico geral ou psiquiatra avalia os sintomas e sinais apresentados e o histórico de saúde da pessoa.
Se deseja confirmar o risco de parafilia, marque uma consulta com o especialista mais perto de você:
Para ser considerado um transtorno, a pessoa deve apresentar parafilia por pelo menos 6 meses e quando essa prática causa danos ao praticante e risco de prejuízo a outras pessoas.
Diferença entre parafilia e transtorno de parafilia
A parafilia é um interesse sexual persistente e recorrente, impulsos ou fantasias com objetos, atividades ou situações atípicas.
Já o transtorno de parafilia acontece quando a parafilia dura pelo menos 6 meses, causa dificuldades psicossociais, ansiedade, angústia, culpa ou vergonha sobre esses comportamentos ao praticante, e prejudica outras pessoas.
Leia também: Angústia: o que é, sintomas e como é o tratamento tuasaude.com/sintomas-de-angustiaPossíveis causas
A causa exata da parafilia e do transtorno de parafilia não é conhecida. Entretanto, acredita-se que fatores genéticos, ambientais e socioculturais, como abuso sexual e uso de substâncias, possam estar relacionadas com essas condições.
Além disso, a parafilia é geralmente mais comum de surgir em homens.
Como é feito o tratamento
O tratamento do transtorno de parafilia pode incluir:
- Psicoterapia, incluindo a terapia cognitivo-comportamental, que ajuda a diminuir o sofrimento da pessoa e para proteger outras pessoas;
- Medicamentos, como inibidores seletivos de recaptação de serotonina, análogos esteroides sintéticos e antiandrogênicos, podem ser prescritos pelo médico para tratar essa condição.
O tratamento da parafilia só é indicado quando a pessoa apresenta dificuldades interpessoais, ansiedade, vergonha ou culpa sobre os comportamentos e se causa danos para outras pessoas.