Pedra na vesícula é um pedaço endurecido de fluidos digestivos, podendo não causar sintomas, no entanto, quando a pedra bloqueia os ductos da vesícula biliar, podem surgir sintomas, como forte dor do lado direito da barriga, diarreia constante, febre, náuseas ou vômitos.
A pedra na vesícula é formada no interior da vesícula biliar, geralmente devido ao excesso de colesterol na bile e dificuldade de esvaziamento da vesícula. Estas pedras tendem a aumentar de tamanho com o tempo e prejudicar a saída da bile deste órgão.
O tratamento da pedra na vesícula, também chamada de colelitíase, é feito pelo gastroenterologista ou hepatologista e varia com a gravidade dos sintomas, podendo ser indicado o uso de remédios analgésicos para aliviar a dor ou antibióticos e cirurgia nos casos mais graves. Entenda melhor as principais opções de tratamento para pedra na vesícula.
Sintomas de pedra na vesícula
Os principais sintomas de pedra na vesícula são:
- Dor repentina na região do estômago ou abaixo das costelas do lado direito;
- Náusea;
- Vômito;
- Dor nas costas e/ou no ombro direito;
- Perda do apetite;
- Sensação de barriga cheia;
- Diarreia.
Embora as pedras na vesícula possam causar poucos ou nenhum sintoma durante meses, quando a dor ocorre, é mais comum após a ingestão de alimentos gordurosos ou picantes. Veja mais detalhes dos principais sintomas de pedra na vesícula e o que fazer.
Em caso de suspeita de pedra na vesícula é importante consultar um clínico geral ou gastroenterologista para uma avaliação, principalmente se existirem sintomas como pele e olhos amarelados.
No entanto, caso sintomas como febre, dor abdominal persistente, sonolência ou pressão baixa ocorram, podem indicar casos mais graves, sendo recomendado procurar uma emergência.
Teste online de sintomas
Para saber a chance de estar com pedra na vesícula, selecione os sintomas apresentados no teste a seguir:
O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o gastroenterologista ou hepatologista.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico de pedra na vesícula é feito pelo gastroenterologista, hepatologista ou clínico geral, através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exames laboratoriais.
Marque uma consulta com um gastroenterologista na região mais próxima:
Exames para pedra na vesícula
Para confirmar o diagnóstico de pedra na vesícula, o médico pode solicitar exames, como:
- Hemograma completo;
- Painel metabólico abrangente;
- Tempo de protrombina (TP) e tempo de tromboplastina parcial (TTP);
- Dosagem de bilirrubinas e fosfatase alcalina;
- Ultrassom, colecintilografia ou tomografia computadorizada;
- Endoscopia ou colangiopancreatografia por ressonância magnética.
Além disso, outros exames como o raio X do tórax e o eletrocardiograma também podem ser indicados, para descartar outras causas da dor, como infarto ou pneumonia.
Leia também: Sintomas parecidos com pedra na vesícula (mas que não são) tuasaude.com/sintomas-semelhantes-a-pedra-na-vesiculaPossíveis causas
A pedra na vesícula geralmente é causada pelo excesso de colesterol na bile e dificuldade de esvaziamento da vesícula biliar, levando à formação de pequenos cristais que tendem a aumentar de tamanho formando pedras maiores.
Além disso, em mulheres, pessoas acima de 40 anos de idade e gestantes o risco de desenvolver pedra na vesícula é maior, sendo também elevado em caso de doenças como obesidade, colesterol elevado ou histórico na família de pedra na vesícula.
Leia também: Pedra na vesícula na gravidez: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/pedra-de-vesicula-na-gravidezComo é feito o tratamento
O tratamento da pedra na vesícula pode envolver:
1. Uso de medicamentos
Medicamentos como analgésicos e antieméticos podem ser usados em caso de pedra na vesícula, para aliviar os sintomas como dor e náusea. Além disso, dependendo do tipo de pedra na vesícula, o médico também pode indicar medicamentos para dissolver as pedras, como ursodiol e ácido ursodesoxicólico. Confira para que serve e como usar o ácido ursodesoxicólico.
Já em caso de suspeita de infecção, medicamentos como antibióticos também podem ser necessários, geralmente sendo indicada a internação no hospital.
2. Cirurgia para remover a vesícula
Quando os sintomas são frequentes ou em caso de febre e dor persistente, a remoção da vesícula biliar por cirurgia normalmente é indicada, devido ao risco de complicações como colangite ou coledocolitíase. Veja o que é e como é feita a laparoscopia.
3. Mudanças de hábitos
Praticar exercícios físicos regularmente estimula o esvaziamento da vesícula e ajuda a evitar o crescimento das pedras e o surgimento de novas. Além disso, perder peso é recomendado, no entanto, medidas para perder peso rapidamente, como o jejum, não são indicadas.
4. Dieta para pedra na vesícula
É recomendado evitar alimentos gordurosos e o excesso de proteínas e açúcares na alimentação. Dessa forma, o consumo excessivo de alimentos como carnes, pão, macarrão e bebidas alcoólicas deve ser evitado em caso de pedra na vesícula. Além disso, algumas frutas mais gordurosas como coco ou abacate também devem ser evitadas. Entenda melhor como deve ser a dieta para quem tem pedra na vesícula.
Opções de tratamentos naturais
Existem algumas opções de tratamento natural como o chá de dente-de-leão ou cardo mariano, que apresentam propriedades que diminuem a formação das pedras.
Leia também: 5 chás para pedra na vesícula e como preparar tuasaude.com/cha-de-bardana-para-pedra-na-vesiculaEstes remédios naturais podem ser utilizados para completar o tratamento com medicamentos, no entanto, seu uso deve ser comunicado ao médico e não substitui os medicamentos orientados. Conheça mais opções de remédios naturais para pedra na vesícula.
Como prevenir
As medidas para prevenir a pedra na vesícula incluem:
- Perder peso;
- Praticar exercícios físicos regularmente;
- Evitar medidas para perder peso rapidamente;
- Adotar uma dieta balanceada, evitando o excesso de calorias;
- Parar de fumar;
- Evitar o consumo excessivo de álcool;
- Ingerir mais alimentos como frutas, fibras, vegetais e peixes.
Além disso, em caso de doenças como colesterol elevado ou diabetes é importante o seu tratamento adequado devido ao maior risco de desenvolvimento de pedras na vesícula.