Perniose é uma inflamação na pele provocada pela exposição ao frio e umidade, causando sintomas, como manchas vermelhas ou azuladas na pele das mãos, pés ou orelhas, coceira, sensação e queimação no local.
Essa inflamação é causada por um estreitamento de vasos sanguíneos como uma forma de proteção da pele pela exposição prolongada a ambientes frios ou muito úmidos, afetando pessoas em qualquer idade, no entanto, é mais comum em adultos jovens ou de meia idade e mulheres.
Leia também: Alergia ao frio: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/alergia-ao-frioO tratamento da perniose, também conhecida como eritema pérnio, é feito pelo reumatologista que pode indicar evitar a exposição a baixas temperaturas ou até uso de pomadas corticoides ou comprimidos de nifedipina, para aliviar os sintomas.
Sintomas de perniose
Os principais sintomas de perniose são:
- Manchas vermelhas ou azuladas na pele;
- Inchaço e dor no local;
- Coceira;
- Sensação de queimação na pele;
- Feridas, bolhas ou úlceras na pele.
Os sintomas da perniose surgem em regiões do corpo mais expostas ao frio úmido de forma prolongada, por isso é mais comum de aparecer nos dedos das mãos ou pés, mas também pode ocorrer nas orelhas ou nariz.
Leia também: Pés e mãos gelados: 10 principais causas e o que fazer tuasaude.com/pes-e-maos-geladosNa presença de sintomas de perniose, deve-se consultar o reumatologista para que seja diagnosticado, descartado outras condições de saúde, e iniciado o tratamento mais adequado.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da perniose é feito pelo reumatologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde, histórico de exposição prolongada ao frio e umidade, e exame físico observando as lesões da pele.
Marque uma consulta com o reumatologista na região mais próxima de você:
O diagnóstico da perniose é clínico e, geralmente, não são necessários exames complementares.
No entanto, o médico pode solicitar exames, como hemograma completo, anticorpos antinucleares (FAN), eletroforese de proteína ou crioglobulinas, para descartar condições com sintomas semelhantes, como lúpus pérnio, vasculite, paniculite pelo frio ou fenômeno de Raynaud, por exemplo.
Além disso, embora seja menos usual, o médico pode solicitar uma biópsia de pele. Saiba como é feita a biópsia de pele.
Possíveis causas
A perniose é causada pela exposição prolongada ao frio e umidade, o que provoca um estreitamento dos vasos sanguíneos da pele, como uma forma de proteção a baixas temperaturas, o que reduz a oxigenação da pele e inflamação no local.
Alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolvimento da perniose, como:
- Viver ou trabalhar em locais frios e úmidos, mas sem temperatura congelante;
- Hábito de fumar;
- Praticar esportes em locais frios, como patinação no gelo;
- Lúpus eritematoso sistêmico;
- Leucemia linfoblástica aguda;
- Acrocianose ou crioglobulinemia.
Além disso, outros fatores de risco são usar sapatos ou roupas muitos justas quando exposto ao frio úmido, estar abaixo do peso ou ter a síndrome de Raynaud.
Leia também: Síndrome de Raynaud: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/raynaud-quando-os-dedos-mudam-de-corComo é feito o tratamento
O tratamento da perniose deve ser feito com orientação do reumatologista e, geralmente, envolve medidas para manter as mãos, pés e orelhas aquecidos, evitando sempre que possível a exposição prolongada ao frio e uso de remédios para aliviar os sintomas.
Assim, podem ser indicados pelo médico o uso de pomadas corticoides, como a betametasona ou triancinolona, para o tratamento de feridas, bolhas ou úlceras na pele.
Outro remédio que pode ser indicado para reduzir o risco de reaparecimento das lesões ou acelerar a cura da perniose, são comprimidos anti-hipertensivos, como a nifedipina, que ajuda a melhorar a circulação sanguínea.
Como prevenir
Para prevenir a perniose, é recomendado:
- Evitar a exposição prolongada ao frio úmido;
- Não usar roupas e sapatos apertados em locais com clima frio e úmido;
- Usar roupas quentes em camadas, luvas, gorro e sapatos à prova d'água;
- Manter as mãos, pés e rosto aquecidos e secos;
- Parar de fumar.
Além disso, é importante praticar atividades físicas para manter o corpo aquecido e melhorar a circulação sanguínea do corpo.