Peróxido de benzoíla é um gel indicado para o tratamento de acne ou espinhas, pois tem ação antibacteriana, além de promover a esfoliação da pele e diminuir sua oleosidade.
Esse gel pode ser encontrado contendo peróxido de benzoíla 2,5%, 5% ou 10%, com os nomes Benzac AC ou Acnen, podendo também estar associado ao adapaleno ou claritromicina, com os nomes Epiduo gel ou Clindoxyl gel.
O peróxido de benzoíla deve ser usado somente com indicação do dermatologista, já que pode causar efeitos colaterais como irritação ou vermelhidão na pele, ou até reações alérgicas.

Para que serve
O peróxido de benzoíla é indicado para o tratamento da acne leve a moderada ou espinhas na pele.
Isso porque esse remédio possui ação antibacteriana contra a bactéria Propionibacterium acnes responsável pelo aparecimento de acne.
Além disso, o peróxido de benzoíla promove uma esfoliação na pele que ajuda a desobstruir os poros e manter a pele mais saudável e limpa, e reduz a oleosidade da pele.
Leia também: Principais remédios para tratar espinhas (acne) tuasaude.com/remedio-para-acneComo usar e posologia
O peróxido de benzoíla deve ser aplicado sobre a pele, sendo que a posologia varia com sua composição, que inclui:
1. Peróxido de benzoíla gel
O gel de peróxido de benzoíla (Acnen 5% ou Benzac AC 2,5%, 5% ou 10%) deve ser aplicado sobre a acne ou as espinhas, 2 vezes por dia, ou conforme orientação do dermatologista.
O peróxido de benzoíla gel é indicado somente para adultos.
2. Adapaleno + peróxido de benzoíla
O adapaleno 1 mg/g + peróxido de benzoíla 25 mg/g (Epiduo gel) pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 9 anos.
Esse gel deve ser usado aplicando uma camada fina sobre a acne, 1 vez por dia, à noite.
Leia também: Epiduo gel: para que serve, como usar e efeitos colaterais tuasaude.com/epiduo-adapaleno-peroxido-de-benzoila3. Clindamicina + peróxido de benzoíla
O gel de clindamicina 10 mg/g + peróxido de benzoíla 50 mg/g (Clindoxyl gel) pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 12 anos.
A aplicação da clindamicina + peróxido de benzoíla deve ser feita 1 vez por dia, à noite antes de deitar, aplicando uma camada fina do gel sobre toda a área afetada e não apenas sobre a acne ou as espinhas.
Leia também: Clindoxyl gel: para que serve e como usar tuasaude.com/clindoxylComo aplicar o peróxido de benzoíla
Para aplicar o peróxido de benzoíla, deve-se:
- Remover a maquiagem da pele;
- Lavar as mãos e os locais da pele com acne ou espinhas com água morna e sabonete suave;
- Secar bem a pele com uma toalha limpa, seca e suave;
- Aplicar o gel de peróxido de benzoíla, conforme orientação médica;
- Lavar as mãos com água e sabonete neutro após a aplicação;
- Enxaguar a pele com água e sabonete na manhã seguinte, quando o peróxido de benzoíla é aplicado à noite.
A duração do tratamento com o peróxido de benzoíla depende da gravidade da acne ou espinhas e deve ser orientada pelo dermatologista.
Leia também: 7 pomadas para espinha (e como usar) tuasaude.com/pomada-para-espinhaCuidados durante o uso
É importante evitar o contato do gel de peróxido de benzoíla com os olhos, boca e narinas.
Caso pele fique irritada, pode-se aplicar um hidratante depois do gel, conforme orientação do dermatologista. Confira hidratantes que podem ser indicados para pele com acne.
Além disso, se surgir descamação da pele, ressecamento ou irritação excessiva, o médico pode recomendar reduzir a frequência da aplicação ou interromper o tratamento de forma temporária.
Também é importante usar protetor solar com no mínimo FPS 30 todos os dias, mesmo em dias nublados, além de evitar a exposição ao sol ou fazer bronzeamento artificial.
Leia também: Como acabar com as espinhas (e quando ir ao médico) tuasaude.com/como-eliminar-as-espinhasPossíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do peróxido de benzoíla são pele seca, sensação de queimação, vermelhidão ou irritação na pele, dermatite de contato ou descamação da pele.
Além disso, o peróxido de benzoíla pode causar reações alérgicas graves ou anafilaxia. Nestes casos é importante lavar a pele onde foi aplicado e procurar o pronto socorro mais próximo. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica.
Quem não deve usar
O peróxido de benzoíla não deve ser usado por pessoas que tenham alergia a essa substância ou qualquer outro componente do gel.
No caso do adapaleno + peróxido de benzoíla seu uso também é contraindicado para menores de 9 anos.
Já a clindamicina + peróxido de benzoíla não deve ser usada por menores de 12 anos ou por pessoas com enterite regional, colite ulcerativa ou colite causada pelo uso de antibióticos.
Durante a gravidez ou amamentação o peróxido de benzoíla só deve ser usado se indicado pelo médico, após avaliação dos benefícios para a mulher e riscos para o bebê, já que não existem estudos suficientes sobre sua segurança nessas fases.
Leia também: Espinhas na gravidez: porque aparecem e o que fazer tuasaude.com/como-tratar-a-acne-na-gravidez