O plasma sanguíneo é a parte líquida do sangue, sem incluir os glóbulos vermelhos, leucócitos ou plaquetas na sua composição. É responsável pelo transporte de nutrientes e remoção de substâncias tóxicas do corpo, além de auxiliar na coagulação do sangue e defesa do organismo.
Devido a sua composição, o plasma pode ser usado por meio de transfusão para interromper sangramentos graves e reverter os efeitos anticoagulantes da varfarina em caso de intoxicação, por exemplo
Além disso, os fatores de coagulação, anticorpos e albumina, que estão diluídos no plasma, também podem ser isolados para se obter produtos importantes para o tratamento de doenças como algumas imunodeficiências e problemas da coagulação do sangue.
Principais funções
As principais funções do plasma no organismo são:
- Auxiliar na coagulação do sangue, devido ao fibrinogênio e outros fatores da coagulação na sua composição;
- Participar na defesa do organismo, por também conter anticorpos, que têm um papel importante para combater infecções;
- Transportar hormônios, oxigênio e nutrientes como glicose, aminoácidos e vitaminas para diferentes partes do corpo;
- Remover gás carbônico e substâncias tóxicas do corpo, transportando-as para órgãos que irão eliminá-las, como os rins e pulmões;
- Regular a temperatura corporal, absorvendo e liberando o excesso de calor.
O plasma é um dos componentes do sangue e, por ser líquido, é importante para manter a pressão arterial e facilitar a circulação sanguínea. Conheça os principais componentes do sangue e suas funções.
Composição do plasma
O plasma apresenta na sua composição:
- Água: é o principal componente do plasma;
- Substâncias coagulantes: chamadas de também de fatores da coagulação, especialmente fibrinogênio;
- Proteínas: como albumina e globulinas, que ajudam a manter a água dentro dos vasos;
- Eletrólitos: que são substâncias como o sódio, potássio, bicarbonato e cálcio;
- Imunoglobulinas: são também conhecidas como anticorpos e ajudam a combater infecções.
Devido a substâncias como albumina, imunoglobulinas e fatores da coagulação na sua composição, o plasma pode ter diferentes usos na medicina, como para o tratamento de problemas da coagulação e imunodeficiências.
Diferença entre soro e plasma
Embora apresentem uma composição parecida, o soro é diferente do plasma basicamente porque não contém fibrinogênio, que é uma das substâncias responsáveis pela coagulação do sangue. Confira o que é hemostasia.
Para que serve o plasma
O plasma pode ser usado para:
1. Parar sangramentos
O plasma contém substâncias conhecidas como fatores da coagulação, que são importantes para a coagulação do sangue. Por isso, pode ajudar a parar sangramentos graves quando usado por meio de transfusão.
2. Reverter o efeito da varfarina
A transfusão de plasma também pode ser usada para reverter o efeito anticoagulante da varfarina em caso de intoxicação, que pode provocar sangramentos graves em alguns casos. Entenda melhor o que é a varfarina, para que serve e seus efeitos colaterais.
3. Extração de anticorpos
Anticorpos podem ser extraídos do plasma para a produção de antídotos ou para serem usados no tratamento de imunodeficiências, que são doenças em que o corpo não consegue produzir anticorpos específicos.
4. Obter fatores da coagulação
O uso de concentrados com fatores da coagulação obtidos a partir do plasma pode ser indicado para o tratamento de distúrbios da coagulação como hemofilia e doença de von Willebrand.
5. Extração de albumina
A albumina é uma proteína presente no plasma que é importante para manter a água dentro dos vasos sanguíneos. Pode ser extraída do plasma e usada no tratamento de sangramentos, queimaduras graves ou acúmulo de líquido no abdome, por exemplo.