Poliglobulia: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento

A poliglobulia é uma doença caracterizada pelo excesso de hemoglobina ou hematócrito no sangue. É considerada poliglobulia, quando os valores de hemoglobina estão acima de 16,5 mg/dL nos homens e acima de 16 mg/dL em mulheres, ou ainda se o hematócrito estiver maior ou igual a 49% em homens e maior ou igual a 48% nas mulheres.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Essa produção excessiva de hemoglobina e hematócrito no sangue deixa o sangue mais grosso, dificultando a circulação e causando sintomas como dor de cabeça, tontura, cansaço, visão embaçada e dor na barriga ou tórax.

O tratamento da poliglobulia deve ser indicado pelo clínico geral ou hematologista por meio da flebotomia, que é a retirada de sangue, reduzindo o número de glóbulos vermelhos no sangue, ou com o uso de remédios, como anticoagulantes, mielossupressores e citostáticos.

Leia também: Flebotomia: o que é, como é feita (e quando é indicada) tuasaude.com/flebotomia
Mulher avaliando amostra de sangue em laboratório

Principais sintomas

A poliglobulia pode levar ao surgimento de sintomas como:

  • Dor de cabeça;
  • Visão embaçada;
  • Vermelhidão no rosto, mãos e pés;
  • Coceira na pele;
  • Tontura e cansaço;
  • Dor na barriga ou tórax;
  • Dor muscular;
  • Dormência ou formigamento nas mãos e pés.

Além disso, a poliglobulia também pode levar à formação de coágulos no sangue, aumentando o risco de infarto, acidente vascular cerebral, embolia pulmonar ou trombose venosa profunda, que precisam de atendimento médico imediato. 

Por isso, deve-se procurar o pronto-socorro mais próximo caso surjam sintomas como dor forte, inchaço, vermelhidão e sensibilidade em uma das pernas, falta de ar, dor no peito ou na parte superior das costas, tosse com sangue, sensação de tontura ou desmaio.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da poliglobulia é feito pelo clínico geral ou hematologista através da avaliação dos sintomas apresentados e histórico de saúde da pessoa.

Para confirmar o risco de poliglobulia, marque uma consulta com o clínico geral mais perto da sua região:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Para confirmar o diagnóstico, o médico também solicita exames de sangue, como hemograma completo, para avaliar glóbulos vermelhos, plaquetas, glóbulos brancos e valores de hematócrito e hemoglobina. Veja os valores de referência do hemograma.

É considerada poliglobulia, quando a hemoglobina se encontra acima de 16,5 mg/dL nos homens e acima de 16 mg/dL em mulheres, ou quando o hematócrito estiver maior ou igual a 49% em homens e maior ou igual 48% nas mulheres, ou quando houver massa aumentada de glóbulos vermelhos.

Além disso, o médico também pode solicitar uma biópsia de medula óssea ou um exame genético em busca de alterações ou mutações genéticas que podem estar causando a poliglobulia, como alteração do gene JAK2, por exemplo.

Diferença entre poliglobulia e policitemia

A policitemia é caracterizada por um aumento da quantidade de hemácias, também conhecidas por glóbulos vermelhos ou eritrócitos, no sangue. Ou seja, quando é verificado mais de 5.4 milhões de hemácias por µL de sangue nas mulheres e mais de 5.9 milhões de hemácias por µL de sangue nos homens.

Já a poliglobulia se caracteriza por um aumento de hemoglobina e do hematócrito no sangue. Assim, a poliglobulia está presente quando a hemoglobina está acima de 16,5 mg/dL em homens e acima de 16 mg/dL em mulheres.

Principais causas

As principais causas de poliglobulia são:

  • Consumo de bebidas alcoólicas;
  • Queimaduras extensas;
  • Obesidade;
  • Tabagismo;
  • Doença pulmonar crônica
  • Uso de medicamentos, como os diuréticos;

Além disso, a apneia do sono, os cistos renais, a hipóxia central e situações que provocam a perda de volume, como diarreia e vômitos, também podem provocar a poliglobulia.

Tipos de de poliglobulia

Os tipos de poliglobulia são:

1. Poliglobulia primária

A poliglobulia primária é causada por uma deficiência nas células produzidas pela medula óssea que se transformam em glóbulos vermelhos. O tipo mais comum desse tipo de poliglobulia é a policitemia vera.

 2. Poliglobulia secundária

A poliglobulia secundária é causada pela produção excessiva de glóbulos vermelhos devido a condições como estar em uma altitude elevada, toxicidade por monóxido de carbono, apneia do sono, doença cardíaca ou pulmonar, por exemplo, que diminui os níveis de oxigênio no corpo.

3. Poliglobulia relativa

A poliglobulia relativa, acontece quando a contagem de células vermelhas é normal, mas a quantidade de plasma sanguíneo está reduzida, desequilibrando a relação entre o espaço ocupado pelas células e aumentando a viscosidade do sangue.

Esse tipo de poliglobulia é causado principalmente pela desidratação, que pode ser provocada por consumo de bebidas alcoólicas, queimaduras, uso de diuréticos, diarreia e vômitos.

Como é feito o tratamento

O tratamento da poliglobulia inclui:

  • Flebotomia ou sangria: onde é feita a retirada de sangue para reduzir os hematócritos no sangue, sendo recomendada nos casos de poliglobulia primária, histórico de formação de coágulos no sangue ou surgimento dos sintomas de poliglobulia. Veja como é feita a flebotomia;
  • Remédios para reduzir os glóbulos vermelhos do sangue, como hidroxiureia, interferon e bisulfan, que devem ser usados sempre com orientação médica;
  • Anticoagulantes, como ácido acetilsalicílico, que podem ser indicados pelo médico para deixar o sangue mais fluido e reduzir o risco de formação de coágulo;
  • Remédios inibidores da JAK2, como ruxolitinibe, que é indicado nos casos em que os outros tratamentos não foram eficazes para aliviar os sintomas e diminuir o risco de complicações. Esse remédio inibe a ação da enzima JAK2 que é responsável pela produção de glóbulos vermelhos.

É importante também seguir o tratamento médico da doença que pode ter causado a poliglobulia.

Possíveis complicações

As possíveis complicações da poliglobulia são:

  • Aumento do baço;
  • Formação de coágulos no sangue;
  • Infarto;
  • AVC;
  • Embolia pulmonar;
  • Trombose venosa profunda.

Embora seja raro, a poliglobulia também pode provocar outras complicações comoGota, úlcera péptica, mielofibrose, síndrome mielodisplásica ou leucemia aguda, por exemplo