Pólipo nasal é um crescimento anormal de tecido no revestimento do nariz, podendo causar obstrução nasal progressiva e sintomas como coriza constante, sensação de nariz entupido ou dor de cabeça persistente, por exemplo.
A causa exata dos pólipos nasais não são completamente conhecidas, mas parece estar relacionada a fatores genéticos, uso de ácido acetilsalicílico, asma ou fibrose cística.
O tratamento dos pólipos nasais é feito pelo otorrinolaringologista que pode indicar o uso de remédios na forma de spray nasal ou comprimidos para aliviar os sintomas, ou cirurgia, nos casos mais graves.
Sintomas de pólipo nasal
Os principais sintomas de pólipo nasal são:
- Coriza constante;
- Sensação de nariz entupido;
- Diminuição da capacidade de cheiro e paladar;
- Dor de cabeça frequente;
- Sensação de peso no rosto;
- Ronco durante o sono.
Nos casos em que os pólipos nasais são muito pequenos, a pessoa pode não apresentar sintomas, sendo identificados em exames médicos de rotina no nariz ou nas vias respiratórias.
Geralmente, os sintomas de pólipos nasais surgem devido à obstrução nasal progressiva, que resulta em sinusite crônica. Entenda o que é e sintomas de sinusite crônica.
Na presença de sintomas de pólipo nasal, deve-se consultar o otorrinolaringologista para que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento mais adequado.
Leia também: Coriza constante: o que pode ser (e o que fazer) tuasaude.com/coriza-constanteComo confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do pólipo nasal é feito pelo otorrinolaringologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exame físico das cavidades nasais.
Marque uma consulta com o otorrinolaringologista na região mais próxima de você:
Além disso, o médico pode indicar exames, como endoscopia nasal ou uma tomografia computadorizada.
Caso a pessoa apresente sinusite crônica, o médico pode pedir primeiro um teste de alergias, pois é mais fácil de fazer e ajuda a descartar uma das causas mais comuns. Veja como é feito o teste de alergia.
O pólipo nasal pode virar câncer?
O pólipo nasal não vira câncer, pois é um condição benigna, sem células cancerígenas.
No entanto, isso não significa que a pessoa não possa desenvolver um câncer no sistema respiratório, especialmente se for fumante.
Possíveis causas
As principais causas de pólipos nasais são:
- Histórico familiar de pólipos nasais;
- Asma;
- Fibrose cística;
- Sensibilidade ao ácido acetilsalicílico;
- Rinite alérgica;
- Fibrose cística.
Esses fatores podem causar inflamação crônica da mucosa nasal ou no seios nasais, e surgimento dos pólipos nasais.
Como é feito o tratamento
O tratamento para o pólipo nasal deve ser feito com orientação do otorrinolaringologista e varia de acordo com os sintomas e gravidade da obstrução nasal.
Os principais tratamentos para pólipo nasal são:
1. Uso de remédios
O uso de remédios para os pólipos nasais podem ser indicados pelo otorrinolaringologista para reduzir a inflamação da mucosa nasal ou seios da face e aliviar os sintomas.
Assim, o médico pode indicar o uso de corticoides na forma de spray nasal, como fluticasona ou budesonida, ou corticoides orais, em alguns casos, como prednisona ou prednisolona, nos casos de sinusite crônica.
Leia também: Tratamento para sinusite: remédios e opções caseiras tuasaude.com/tratamento-para-sinusiteOutros remédios que podem ser indicados são o dupilumabe ou omalizumabe, principalmente nos casos de sinusite crônica ou quando os pólipos nasais são recorrentes, ou seja, voltam a aparecer mesmo após a cirurgia.
2. Cirurgia para pólipo nasal
Nos casos em que não existe melhora dos sintomas, mesmo após algumas semanas de tratamento, o otorrinolaringologista pode aconselhar a realização de uma cirurgia para retirar os pólipos nasais.
Além disso, após a cirurgia pode ser recomendado o uso de remédios na forma de spray nasal e a lavagem nasal com soro fisiológico, para estimular a cicatrização.
Leia também: Carne no nariz: o que é, sintomas, causas e tratamentos tuasaude.com/carne-no-nariz