Algumas pomadas anti-inflamatórias, como o salicilato de metila, o diclofenaco dietilamônio ou o piroxicam, podem ser usadas para aliviar a dor e diminuir a inflamação de músculos, tendões e articulações, causados por pancadas, artrite ou distensão muscular.
Além disso, outras pomadas anti-inflamatórias e analgésicas, como triancinolona acetonida ou pivalato de fluocortolona, podem ser usadas para inflamação na gengiva ou na boca, ou hemorroidas, por exemplo.
O uso das pomadas anti-inflamatórias pode ser feito para alívio inicial da dor e caso não ocorra melhora dos sintomas em até 1 semana, deve-se consultar o clínico geral, para que seja indicado o tratamento mais adequado de acordo com sua causa.
10 pomadas anti-inflamatórias
As principais pomadas anti-inflamatórias são:
1. Salicilato de metila
O salicilato de metila é uma pomada anti-inflamatória e analgésica que ajuda a aliviar a dor e inflamação de um músculo, tendão ou articulação, que causa sintomas como vermelhidão, inchaço, dificuldade em movimentar e desconforto.
Essa pomada pode ser encontrada contendo o salicilato de metila associado a outras substâncias como cânfora, mentol, levomentol ou terebentina, por exemplo, com os nomes comerciais Gelol, Massageol, Salompas gel ou Bengué.
Indicações: contusões, torcicolo, dor muscular ou nas articulações, entorses, dor lombar, bursite, tendinite ou reumatismo, por exemplo. Confira outras pomadas para torcicolo.
Como usar: deve-se aplicar a pomada sobre a região a ser tratada, massageando levemente por alguns minutos, 2 a 3 vezes por dia, até a melhora dos sintomas, ou conforme orientação do ortopedista. Lavar as mãos em seguida.
Por conter cânfora, essas pomadas não devem ser usadas por crianças com menos de 2 anos de idade, mulheres grávidas ou em amamentação.
2. Diclofenaco dietilamônio
O diclofenaco dietilamônio é uma pomada anti-inflamatória e analgésica que serve para aliviar a dor e a inflamação dos músculos e articulações, em adultos ou crianças com mais de 14 anos.
Essa pomada pode ser encontrada com o s nomes comerciais Cataflan emulgel, Calminex Diclo ou Biofenac gel.
A pomada de diclofenaco dietilamônio não deve ser usada durante a gravidez ou por pessoas que tenham asma, rinite aguda, angioedema ou urticária causada pelo uso de anti-inflamatórios não esteroides.
Indicações: lesões por esportes em tendões, ligamentos, músculos ou articulações, dor nas costas, tendinite, bursite ou artrose nos joelhos ou dedos, por exemplo.
Como usar: aplicar a pomada sobre a região afetada, 3 a 4 vezes por dia, massageando suavemente a região, durante 1 a 2 minutos, até que a pomada seja completamente absorvida pela pele. Lavar as mãos em seguida, exceto nos casos em que o tratamento é feito nas mãos.
3. Diclofenaco sódico
O diclofenaco sódico é outra pomada anti-inflamatória indicada para lesões por traumas nos músculos, articulações, ligamentos ou tendões.
Essa pomada pode ser encontrada com o nome Voltaren emulgel, e deve ser usada somente por adultos, sendo contraindicada durante a gravidez ou lactação, ou por pessoas com asma, rinite, urticária ou angioedema causado por uso de anti-inflamatórios não esteroides.
Indicações: entorses, luxações e contusões, por exemplo.
Como usar: aplicar a pomada sobre a região afetada, massageando suavemente, 3 a 4 vezes por dia, ou conforme orientação do ortopedista. Não aplicar a pomada sobre a pele com feridas. Veja outras formas de usar o diclofenaco sódico.
4. Piroxicam
O piroxicam é uma pomada anti-inflamatória e analgésica alivia a dor e inflamação de articulações ou tendões.
A pomada de piroxicam pode ser usada somente por adultos, sendo encontrada com o nome Feldene Gel.
Essa pomada não deve ser usada durante a gravidez ou lactação, ou por pessoas que tiveram asma, urticária, angioedema ou rinite induzidas pelo uso de ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios não esteroides.
Indicações: artrose, periartrite, traumas ou lesões nos músculos, tendinite, tenossinovite, dor lombar, entorses ou luxação.
Como usar: aplicar uma pequena quantidade da pomada na região afetada, 3 a 4 vezes por dia, ou conforme orientação do ortopedista. É importante massagear levemente a região até completa absorção da pomada. Veja também como usar o piroxicam comprimidos.
5. Cetoprofeno
O cetoprofeno é uma pomada anti-inflamatória, que também tem ação analgésica, o que ajuda a aliviar a dor e a inflamação nos músculos, tendões e articulações.
Essa pomada pode ser encontrada com o nome Profenid Gel e deve ser usada somente por adultos, sendo contraindicada para mulheres grávidas ou em amamentação.
Indicações: traumas, como entorses ou contusões, ou tendinite.
Como usar: aplicar a pomada sobre a região dolorida, 2 a 3 vezes por dia, até a melhora dos sintomas ou conforme orientação do ortopedista. Saiba como usar o cetoprofeno corretamente.
6. Triancinolona acetonida
A pomada de triancinolona acetonida é um anti-inflamatório corticoide indicado que ajuda a reduzir a inflamação na gengiva, língua, bochechas ou na boca.
Essa pomada pode ser usada somente por adultos, sendo encontrada com o nome Omcilon A Orabase, Mud oral ou Oncileg-A, por exemplo.
A triancinolona acetonida pomada é contraindicada para mulheres grávidas ou pessoas que tenham infecções por vírus, fungos ou bactérias na boca. Veja outros remédios para aftas.
Indicações: aftas ou feridas na boca, pois ajuda a reduzir a inflamação e aliviar os sintomas de dor, inchaço, vermelhidão e desconforto.
Como usar: aplicar uma pequena quantidade da pomada, o suficiente para cobrir a lesão na boca, sem esfregar, até que se forme uma película fina, 1 vez por dia, de preferência à noite antes de dormir ou conforme recomendação do médico ou dentista. Veja como usar uma pomada com triancinolona acetonida para aftas.
7. Chamomilla recutita
A pomada de Chamomilla recutita é um fitoterápico com ação anti-inflamatória que ajuda a reduzir a dor e a inflamação das mucosas da boca e gengivas.
Essa pomada é encontrada com o nome Ad.Muc e pode ser usada por adultos ou crianças com mais de 3 anos.
A pomada de Chamomilla recutita não deve ser usada durante a gravidez ou amamentação.
Indicações: gengivite, estomatite, irritações na boca por dentaduras mal ajustadas.
Como usar: aplicar a pomada sobre as lesões na boca, 2 vezes por dia, de manhã e à noite, após escovar os dentes. Essa pomada pode ser usada até o desaparecimento dos sintomas ou conforme orientado pelo médico ou dentista.
9. Pivalato de fluocortolona
A pomada de pivalato de fluocortolona + cloridrato de lidocaína tem ação anti-inflamatória e analgésica que ajuda a aliviar a dor e a inflamação da região anal.
Essa pomada pode ser encontrada com o nome Ultraproct Duo, e pode ser usada somente por adultos.
Indicações: hemorroidas, proctite, fissuras anais, eczema anal ou após cirurgias proctológicas. Veja outras pomadas para hemorroidas.
Como usar: defecar e lavar a região anal antes de aplicar a pomada. Em seguida, aplicar a pomada na região anal, com a ponta do dedo, 2 vezes por dia, ou conforme orientado pelo urologista.
10. Acetado de dexametasona
O acetato de dexametasona é uma pomada corticoide que ajuda a aliviar a inflamação, coceira, vermelhidão ou alergias da pele.
Essa pomada pode ser encontrada com os nomes comerciais Dexason ou Cortitop, ou na forma de genérico sob a designação "acetato de dexametasona”, e não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou por pessoas pessoas que tenham alergia à dexametasona ou outros corticoides.
Além disso, as pomadas corticoides devem ser evitadas em regiões em que a pele é mais fina, como rosto, pescoço ou virilha, por exemplo. Confira a lista completa de pomadas corticoides.
Indicações: dermatites, eczema, alergias na pele, líquen simples, impetigo, miliária, picadas de insetos ou queimadura solar.
Como usar: aplicar sobre a região da pele afetada 2 ou 3 vezes por dia, massageando suavemente para melhor absorção, até a melhora dos sintomas, ou conforme orientação do dermatologista. É recomendado lavar as mãos e a pele afetada com água e sabonete neutro e secar bem antes de passar a pomada. Veja como usar a dexametasona corretamente.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns efeitos colaterais das pomadas anti-inflamatórias incluem irritação na pele que pode causar sensação de queimação na pele, coceira, vermelhidão ou descamação da pele.
É aconselhado interromper o uso e procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto-socorro mais próximo se surgirem sintomas de alergia à pomada anti-inflamatória como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Saiba mais sobre sintomas de alergia.
Quem não deve usar
As pomadas anti-inflamatórias não devem ser usadas em recém-nascidos, crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, pessoas que tenham alergia aos componentes das pomadas ou alergia a anti-inflamatórios como diclofenaco, piroxicam, ácido acetilsalicílico ou ibuprofeno, por exemplo, ou por pessoas que têm asma, urticária ou rinite.
Essas pomadas também não devem ser aplicadas em feridas abertas na pele como cortes ou escoriações, alterações de pele de causa alérgica, inflamatória ou infecciosa, como eczema ou acne ou em pele infeccionada.
Além disso, as pomadas anti-inflamatórias devem ser usadas somente na pele, não sendo aconselhada a sua ingestão ou administração na vagina.