6 melhores posições para amamentar

A posição correta para amamentar é um dos fatores essenciais para o sucesso da amamentação, pois além de garantir o conforto da mãe, também ajuda o bebê a extrair melhor o leite materno, evitando problemas comuns como as rachaduras no mamilo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Obstetra perto de você! Parceria com Buscar Médico

Existem várias posições que podem ser utilizadas para dar de mamar, mas o mais importante é que a mãe ache a posição que é mais confortável para ela própria e que permita que o bebê consiga mamar de forma satisfatória. 

As 6 posições mais recomendadas para amamentar são:

1. Deitada de lado na cama

Imagem ilustrativa número 3

Esta posição é muito cômoda para a mãe e para o bebê, sendo especialmente útil durante a noite ou quando a mãe está muito cansada.

Deve-se oferecer a mama que está mais próxima do colchão e, para que a mãe fique mais confortável, pode-se apoiar a cabeça no braço ou numa almofada.

2. Sentada com o bebê no colo

Imagem ilustrativa número 4

Nesta posição deve-se colocar o bebê deitado no colo e sentar confortavelmente numa cadeira ou sofá. A posição correta consiste em colocar a barriguinha do bebê encostada na da mãe, enquanto o bebê é segurado com os dois braços por baixo do seu corpinho.

3. Sentada, com o bebê na posição "cavalinho"

Imagem ilustrativa número 5

O bebê deve ficar sentado numa das coxas, de frente para a mama e a mãe poderá segurá-lo, apoiando suas costas. Esta posição é ideal para bebês com mais de 3 meses e que já seguram bem a cabeça.

4. De pé

Imagem ilustrativa número 6

Esta é uma boa variação das posições mais clássicas para amamentar e que acaba sendo muitas vezes mais confortável para algumas mães, principalmente quando o bebê ainda é muito pequeno.

Para fazer esta posição deve-se deitar o bebê no colo e colocar uma das mãos entre as pernas do bebê para apoiá-lo melhor.

5. No sling

Imagem ilustrativa número 7

O bebê também pode ser amamentado no sling. Para isso deve-se colocar o bebê sentado ou deitado, dependendo da posição onde ele já estiver acomodado.

O peso do bebê será comportado pelo sling e a mãe poderá ficar com as mãos um pouco mais livres, sendo uma boa posição para quando se estiver fazendo alguma tarefa doméstica ou fazendo compras, por exemplo.

6. Sentada com o bebê por baixo do braço

Colocar o bebê deitado, mas passá-lo por baixo de um dos braços, apoiando o corpinho com uma almofada ou travesseiro, é uma excelente posição para aliviar a tensão das costas enquanto se amamenta.

Posições para amamentar gêmeos ao mesmo tempo

Amamentar gêmeos ao mesmo tempo é uma ótima forma de economizar tempo à mãe porque os bebês passam a mamar ao mesmo tempo e, consequentemente, a dormir nos mesmos horários, permitindo que a mãe tenha mais tempo livre.

Imagem ilustrativa número 1

As quatro melhores posições para amamentar gêmeos ao mesmo tempo são:

Posição 1

Sentada, com uma almofada de amamentação ou dois travesseiros no colo, colocar um bebê debaixo de um braço, com as pernas viradas para as costas da mãe e o outro bebê debaixo do outro braço, também com as pernas viradas para as costas da mãe, apoiando a cabeça dos bebês com as mãos, como mostra a imagem 1.

Posição 2

Sentada, com uma almofada de amamentação ou dois travesseiros no colo, colocar os dois bebês de frente para a mãe e inclinar ligeiramente o corpo dos bebês para o mesmo lado, mas tendo o cuidado de manter a cabeça dos bebês ao nível dos mamilos, como mostra a imagem 2.

Posição 3

Deitada de barriga para cima e com a cabeça apoiada num travesseiro, colocar uma almofada de amamentação ou um travesseiro nas costas, de forma a ficar ligeiramente inclinada. Depois, colocar um dos bebês deitado sobre a cama virado para a mama da mãe e o outro bebê em cima do corpo da mãe, virado para a outra mama, como mostra a imagem 3.

Posição 4

Sentada, com uma almofada de amamentação ou dois travesseiros no colo, colocar um bebê virado de frente para uma mama e com o corpo virado para um lado e o outro bebê, virado de frente para a outra mama, com o corpo virado para o outro lado, como mostra a imagem 4.