Prazosina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Prazosina é um remédio alfa-bloqueador indicado para o tratamento da pressão alta, pois age relaxando os vasos sanguíneos e facilitando o fluxo de sangue, favorecendo a redução da pressão arterial.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Cardiologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse remédio pode ser usado sozinho ou em associação com outro anti-hipertensivos ou diuréticos, para um melhor controle da pressão arterial, de acordo com a indicação do cardiologista.

A prazosina, com o nome comercial Minipress SR, encontra-se com o registro vencido na Anvisa, não sendo encontrada para venda em farmácias ou drogarias, e não existindo previsão de ser novamente disponibilizada para venda. Desta forma, é recomendado consultar o cardiologista, para que seja reavaliado o tratamento e indicado outro remédio que possa substituir a prazosina.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A prazosina é indicada para o tratamento da pressão alta primária ou secundária, podendo ser usado sozinha ou em associação com outros remédios para baixar a pressão alta.

No entanto, esse remédio não está disponível no mercado, e por isso, deve-se consultar o cardiologista para reavaliar o tratamento e indicar o uso de outros anti-hipertensivos, pois não tratar a pressão alta pode ter riscos graves para a saúde.

Marque uma consulta com um cardiologista na região mais próxima:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como tomar

A cápsula de prazosina deve ser tomada inteira, sem partir ou mastigar, com um pouco de água a qualquer hora do dia, mas de preferência com alimentos. Além disso, é recomendado que o medicamento seja tomado à noite.

A dose inicial para adultos geralmente é de 1 comprimido de 1 mg, uma vez ao dia, por 3 a 7 dias.

O médico poderá aumentar a dose gradualmente ao longo de 4 dias, até atingir a dose de manutenção adequada até um máximo de 20 mg para tratar a hipertensão.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos secundários mais comuns da prazosina são dor de estômago, náuseas, vômitos, diarreia ou prisão de ventre.

Além disso, também podem surgir depressão, nervosismo, tontura, vertigem, sonolência, palpitações, bolhas na pele, fraqueza, cansaço excessivo, retenção de líquidos ou aumento da frequência urinária.

Quem não deve tomar

A prazosina não deve ser usada por pessoas que tenham alergia a esse medicamento ou qualquer outro componente da fórmula.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação.

Pessoas que tomam outro medicamento anti-hipertensivo, sofrem da doença de Raynaud ou estão sendo submetidas a uma cirurgia ocular devem informar o seu médico antes de tomar prazosina.

Vídeos relacionados

Como medir a pressão arterial

03:39 | 430.440 visualizações