A pré-menopausa é uma fase da vida da mulher em que acontece a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo. A pré-menopausa geralmente começa 10 anos antes da menopausa, tendo seu início por volta dos 45 anos de idade, embora possa iniciar até mesmo um pouco antes, próximo dos 42 anos.
A pré-menopausa ocorre devido à diminuição progressiva na produção de hormônios sexuais femininos, resultando em mudanças no corpo da mulher com sintomas semelhantes aos da menopausa.
Embora nem sempre seja necessário, o tratamento da pré-menopausa é feito com a pílula anticoncepcional ou com o DIU, e ajuda a aliviar os incômodos dessa fase.
Principais sintomas
Os principais sintomas da pré-menopausa são:
- Mudanças no ciclo menstrual, podendo existir períodos mais longos e mais curtos;
- Alterações no fluxo menstrual, de forma que pode haver menstruação abundante;
- Dor ou sensibilidade nos seios, inchaço abdominal e dor de cabeça;
- Irritabilidade e desequilíbrio emocional;
- Dificuldade para dormir ou insônia;
- Diminuição do desejo sexual;
- Palpitações;
- Ondas de calor;
- Diminuição da lubrificação vaginal.
Se os sintomas da pré-menopausa aparecerem de forma precoce ou se afetarem significativamente a qualidade de vida, é importante que o ginecologista seja consultado.
Marque uma consulta com o ginecologista mais próximo para saber se está na pré-menopausa:
Como saber se está na menopausa
Se acha que pode estar na menopausa, preencha os sintomas que apresenta no teste a seguir:
O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não substituindo a consulta com o ginecologista e a realização de exames para avaliar os hormônios femininos.
Por que acontece
A pré-menopausa acontece devido à diminuição da produção dos hormônios femininos.
Essa situação é mais comum a partir dos 40 anos e algumas situações podem acelerar essa fase, de forma que a mulher pode apresentar sintomas de pré-menopausa antes da idade comum, como tabagismo, antecedentes familiares, tratamento para o câncer ou realização de cirurgia para retirar ovário ou útero.
Quando começa a pré-menopausa?
A pré-menopausa normalmente começa entre 40 e 45 anos, podendo variar dependendo de alguns fatores, como genética, estilo de vida e saúde geral da mulher.
Alguns fatores podem levar a uma pré-menopausa precoce, como tabagismo, antecedentes familiares, realização de tratamento para câncer ou cirurgias para retirar os óvulos ou útero.
Como confirmar
O diagnóstico da pré-menopausa é feito pelo médico ginecologista por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela mulher, histórico de saúde e exame de sangue para avaliar os níveis de hormônios, principalmente FSH, estrogênio e progesterona.
Leia também: 8 exames que confirmam a menopausa tuasaude.com/exame-para-identificar-a-menopausaO que fazer para aliviar os sintomas
O tratamento para a pré-menopausa deve ser orientado pelo ginecologista para aliviar os sintomas, porém nem sempre é necessário.
1. Medicamentos
O ginecologista pode indicar o uso de medicamentos, como pílula anticoncepcional ou terapia de reposição hormonal. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de antidepressivos ou medicamentos para aliviar as ondas de calor, como gabapentina ou clonidina, por exemplo.
2. Remédios caseiros
Alguns remédios caseiros podem ajudar a aliviar os sintomas da pré-menopausa, como:
- Chá de Erva de São-Cristóvão;
- Inhame selvagem (Dioscorea paniculata);
- Óleo de onagra;
- Agnocasto (Vitex agnus-castus L.,);
- Dong quai (Angelica sinensis).
Esses remédios naturais devem ser usadas sob orientação médica ou de um profissional de saúde com conhecimento em plantas medicinais.
3. Mudanças na alimentação
Durante a pré-menopausa é importante realizar algumas mudanças na alimentação para ajudar a aliviar os sintomas, sendo importante incluir sementes de linhaça, aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio e evitar o consumo de alimentos ricos em cafeína e as bebidas alcoólicas destiladas.
Além disso, deve-se beber quantidade suficiente de líquidos ricos e diminuir o consumo de alimentos ricos em gorduras e açúcares simples.
É também interessante garantir boas quantidades de vitaminas D, B6, B12, E, ácido fólico, magnésio e cálcio, seja através da alimentação ou suplementação indicada pelo médico ou nutricionista, pois assim é possível equilibrar os níveis hormonais e aliviar os sintomas.
4. Tratamento caseiro
Existem outras atividade que podem ser realizadas em casa para ajudar a aliviar os sintomas da pré-menopausa, como realizar cerca de 30 minutos de atividade física por dia para garantir bom tônus muscular, fortalecer os ossos e manter o peso saudável.
Além disso, a realização de atividades de relaxamento e/ ou meditação também pode ser uma ótima alternativa para controlar o estresse e as mudanças de humor.
Também é importante ter bons hábitos de sono, evitando o uso de telas antes de dormir e realizando atividades relaxantes que permitam adormecer com mais facilidade.