Pré-menopausa: o que é, sintomas e o que fazer

A pré-menopausa é uma fase da vida da mulher em que acontece a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo. A pré-menopausa geralmente começa 10 anos antes da menopausa, tendo seu início por volta dos 45 anos de idade, embora possa iniciar até mesmo um pouco antes, próximo dos 42 anos.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A pré-menopausa ocorre devido à diminuição progressiva na produção de hormônios sexuais femininos, resultando em mudanças no corpo da mulher com sintomas semelhantes aos da menopausa.

Embora nem sempre seja necessário, o tratamento da pré-menopausa é feito com a pílula anticoncepcional ou com o DIU, e ajuda a aliviar os incômodos dessa fase.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas da pré-menopausa são:

  • Mudanças no ciclo menstrual, podendo existir períodos mais longos e mais curtos;
  • Alterações no fluxo menstrual, de forma que pode haver menstruação abundante;
  • Dor ou sensibilidade nos seios, inchaço abdominal e dor de cabeça;
  • Irritabilidade e desequilíbrio emocional;
  • Dificuldade para dormir ou insônia;
  • Diminuição do desejo sexual;
  • Palpitações;
  • Ondas de calor;
  • Diminuição da lubrificação vaginal.

Se os sintomas da pré-menopausa aparecerem de forma precoce ou se afetarem significativamente a qualidade de vida, é importante que o ginecologista seja consultado.

Marque uma consulta com o ginecologista mais próximo para saber se está na pré-menopausa:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como saber se está na menopausa

Se acha que pode estar na menopausa, preencha os sintomas que apresenta no teste a seguir:

  1. 1. Menstruação irregular
  2. 2. Ausência de menstruação por 12 meses seguidos
  3. 3. Ondas de calor que começam de repente e sem causa aparente
  4. 4. Suores noturnos intensos que podem interromper o sono
  5. 5. Cansaço frequente
  6. 6. Alterações de humor como irritabilidade, ansiedade ou tristeza
  7. 7. Dificuldade para dormir ou menor qualidade de sono
  8. 8. Secura vaginal
  9. 9. Queda de cabelos
  10. 10. Diminuição da libido

O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não substituindo a consulta com o ginecologista e a realização de exames para avaliar os hormônios femininos.

Por que acontece

A pré-menopausa acontece devido à diminuição da produção dos hormônios femininos.

Essa situação é mais comum a partir dos 40 anos e algumas situações podem acelerar essa fase, de forma que a mulher pode apresentar sintomas de pré-menopausa antes da idade comum, como tabagismo, antecedentes familiares, tratamento para o câncer ou realização de cirurgia para retirar ovário ou útero.

Quando começa a pré-menopausa?

A pré-menopausa normalmente começa entre 40 e 45 anos, podendo variar dependendo de alguns fatores, como genética, estilo de vida e saúde geral da mulher.

Alguns fatores podem levar a uma pré-menopausa precoce, como tabagismo, antecedentes familiares, realização de tratamento para câncer ou cirurgias para retirar os óvulos ou útero.

Como confirmar

O diagnóstico da pré-menopausa é feito pelo médico ginecologista por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela mulher, histórico de saúde e exame de sangue para avaliar os níveis de hormônios, principalmente FSH, estrogênio e progesterona.

Leia também: 8 exames que confirmam a menopausa tuasaude.com/exame-para-identificar-a-menopausa

O que fazer para aliviar os sintomas

O tratamento para a pré-menopausa deve ser orientado pelo ginecologista para aliviar os sintomas, porém nem sempre é necessário.

1. Medicamentos

O ginecologista pode indicar o uso de medicamentos, como pílula anticoncepcional ou terapia de reposição hormonal. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de antidepressivos ou medicamentos para aliviar as ondas de calor, como gabapentina ou clonidina, por exemplo.

2. Remédios caseiros

Alguns remédios caseiros podem ajudar a aliviar os sintomas da pré-menopausa, como:

  • Chá de Erva de São-Cristóvão;
  • Inhame selvagem (Dioscorea paniculata);
  • Óleo de onagra;
  • Agnocasto (Vitex agnus-castus L.,);
  • Dong quai (Angelica sinensis).

Esses remédios naturais devem ser usadas sob orientação médica ou de um profissional de saúde com conhecimento em plantas medicinais.

3. Mudanças na alimentação

Durante a pré-menopausa é importante realizar algumas mudanças na alimentação para ajudar a aliviar os sintomas, sendo importante incluir sementes de linhaça, aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio e evitar o consumo de alimentos ricos em cafeína e as bebidas alcoólicas destiladas.

Além disso, deve-se beber quantidade suficiente de líquidos ricos e diminuir o consumo de alimentos ricos em gorduras e açúcares simples.

É também interessante garantir boas quantidades de vitaminas D, B6, B12, E, ácido fólico, magnésio e cálcio, seja através da alimentação ou suplementação indicada pelo médico ou nutricionista, pois assim é possível equilibrar os níveis hormonais e aliviar os sintomas.

4. Tratamento caseiro

Existem outras atividade que podem ser realizadas em casa para ajudar a aliviar os sintomas da pré-menopausa, como realizar cerca de 30 minutos de atividade física por dia para garantir bom tônus muscular, fortalecer os ossos e manter o peso saudável.

Além disso, a realização de atividades de relaxamento e/ ou meditação também pode ser uma ótima alternativa para controlar o estresse e as mudanças de humor.

Também é importante ter bons hábitos de sono, evitando o uso de telas antes de dormir e realizando atividades relaxantes que permitam adormecer com mais facilidade.