Primeiros socorros para fratura exposta

A fratura exposta acontece quando existe uma ferida associada à fratura, podendo ser possível observar o osso ou não. Nestes casos, há maior risco de desenvolver uma infecção e, por isso, é muito importante saber o que fazer para evitar esse tipo de complicações.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Assim, no caso de uma fratura exposta é aconselhado que:

  1. Chame uma ambulância, ligando para o 192;
  2. Explore a região da lesão;
  3. Se existir sangramento, eleve a zona afetada acima do nível do coração;
  4. Cubra o local com panos limpos ou uma compressa esterilizada, se possível;
  5. Tente imobilizar as articulações que se encontram antes e depois da fratura, utilizando talas que podem ser improvisadas, com barras de metal ou de madeira, que devem ser previamente almofadadas.

No caso de o ferimento continuar sangrando muito, deve-se tentar fazer ligeira pressão, com um pano limpo ou uma compressa na região à volta da ferida, evitando apertos ou compressões que dificultem a circulação do sangue.

Além disso, é importante lembrar que nunca se deve tentar movimentar a vítima ou colocar o osso no lugar, pois, além da dor intensa, pode ainda provocar lesões graves nos nervos ou que piorem o sangramento, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Principais complicações da fratura exposta

A principal complicação de uma fratura exposta é a osteomielite, que consiste na infecção do osso por vírus e bactérias que podem entrar pela ferida. Este tipo de infecção, quando não é tratada de forma adequada pode continuar evoluindo até afetar todo o osso, podendo ser necessário fazer amputação do osso.

Assim, é muito importante que, no caso de fratura exposta, se chame imediatamente uma ambulância e se cubra o local com um pano limpo ou compressa esterilizada, de preferência, para proteger o osso das bactérias e vírus.

Mesmo após o tratamento da fratura, é muito importante estar atento a sinais de infecção do osso, como dor intensa no local, febre acima de 38ºC ou inchaço, para informar o médico e iniciar o tratamento adequado se necessário.

Saiba mais sobre esta complicação e o seu tratamento.