Promestrieno é um remédio indicado para o tratamento da atrofia vulvovaginal causada pela diminuição ou falta de estrogênio no corpo, ou para acelerar a cicatrização das lesões da vagina e do colo do útero após o parto normal ou após a realização de cirurgias genitais.
Esse remédio age promovendo o ganho de tônus muscular por aumentar a circulação sanguínea local, sendo encontrado na forma de creme ou cápsula vaginal, como genérico ou com os nomes comerciais Antrofi, Colpotrofine ou Promim, por exemplo.
O promestrieno pode ser comprado em farmácias ou drogarias mediante apresentação de receita médica e deve ser usado com indicação do ginecologista.
Para que serve
O promestrieno é indicado para o tratamento de:
- Atrofia vulvovaginal causada pela diminuição ou ausência de estrogênio;
- Cicatrização de lesões na vagina e/ou no colo do útero;
- Cirurgias ginecológicas, após o parto normal ou após tratamentos locais com agentes físicos.
O uso do promestrieno deve ser feito com indicação do ginecologista, com doses e pelo tempo de tratamento recomendado pelo médico de acordo com a condição a ser tratada.
Como usar
A forma de uso do promestrieno varia de acordo com sua apresentação, que inclui:
1. Promestrieno creme 10 mg/g
O promestrieno creme vaginal de 10 mg/g pode ser usado por via intravaginal ou externamente na região da vulva.
A posologia do promestrieno para adultos é:
- Aplicação intravaginal: aplicar 1 g do creme (1 aplicador vaginal cheio), 1 vez por dia, durante pelo menos 20 dias.
- Aplicação vulvar: cobrir a área afetada da vulva com o creme, fazendo ligeira massagem, 1 ou 2 vezes por dia.
O tratamento deve ser feito durante pelo menos 20 dias, conforme orientação do ginecologista.
2. Promestrieno cápsula vaginal
O promestrieno pode ser também encontrado na forma de cápsula gelatinosa, que deve ser inserida na vagina 1 vez ao dia, preferencialmente à noite, por cerca de 20 dias ou de acordo com a indicação médica.
A cápsula de promestrieno deve ser usada somente dentro do canal vaginal e não deve ser ingerida por via oral ou partida.
Leia também: Óvulo vaginal: o que é, para que serve e como usar tuasaude.com/ovulo-vaginalPossíveis efeitos colaterais
O promestrieno possui apenas efeito local e, por isso, não costuma estar associado com efeitos adversos.
No entanto, algumas mulheres podem relatar coceira, sensação de ardor e vermelhidão local, sendo importante que o médico seja informado sobre os sintomas, pois dessa forma é possível avaliar a necessidade de alteração ou suspensão do tratamento.
Quem não deve usar
O uso do promestrieno não é indicado para pessoas que possuem maior sensibilidade a qualquer componente da fórmula, assim como para mulheres grávidas e em fase de amamentação.
Além disso, não é indicado para mulheres com histórico ou suspeita de câncer de mama ou de endométrio, que apresentam sangramento vaginal normal, portadoras de alterações trombolíticas e que possuam doença hepática aguda.