Pseudoefedrina: para que serve e como usar

A pseudoefedrina é um descongestionante indicado para o tratamento de gripes, resfriados, sinusite ou rinite alérgica, pois ajuda a aliviar os sintomas de nariz escorrendo ou entupido, ou obstrução nasal.

A pseudoefedrina age diretamente nos receptores presentes na mucosa nasal, provocando a constrição dos vasos do local, o que favorece o descongestionamento e eliminação de secreção acumulada.

Esse fármaco é mais frequentemente encontrado em associação com outras substâncias, como paracetamol, desloratadina ou triprolidina, podendo ser encontrado nas farmácias na forma de comprimido ou xarope com os nomes Tylenol sinus, Actifedrin ou Esalerg D12, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A pseudoefedrina é indicada para:

  • Gripes;
  • Resfriado comum;
  • Sinusites;
  • Rinite alérgica.

Esse remédio age provocando um estreitamento dos vasos sanguíneos e o relaxamento dos músculos brônquicos, o que ajuda a aliviar os sintomas de nariz escorrendo ou entupido ou obstrução nasal.

A pseudoefedrina é encontrada em associação com outras substâncias, e deve ser usada com indicação do otorrinolaringologista.

Marque uma consulta com um otorrinolaringologista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Otorrinolaringologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Pseudoefedrina é corticoide?

A pseudoefedrina não é corticóide e não possui nenhum corticóide na sua composição.

Esse remédio é um descongestionante que provoca o estreitamento dos vasos sanguíneos e o relaxamento dos músculos brônquicos, aliviando os sintomas de congestão nasal, causados por gripes, resfriados, sinusite ou rinite alérgica.

Como usar

O modo de uso da pseudoefedrina pode variar de acordo com a substância ao qual está associada, sendo importante sempre seguir as orientações da bula e do médico.

1. Paracetamol + cloridrato de pseudoefedrina

O paracetamol + cloridrato de pseudoefedrina é encontrado na forma de comprimidos, como genérico ou com o nome Tylenol Sinus, podendo ser usado por adultos ou crianças com mais de 12 anos para o tratamento dos sintomas de gripes, resfriado comum ou sinusite.

As doses recomendadas são de 2 comprimidos contendo 500 mg de paracetamol e 30 mg cloridrato de pseudoefedrina, a cada 4 a 6 horas, conforme orientação médica. Não se deve ultrapassar a dose de 8 comprimidos por dia.

2. Triprolidina + pseudoefedrina

O cloridrato de triprolidina + cloridrato de pseudoefedrina (Actifedrin) pode ser encontrado na forma de comprimidos ou xarope, para aliviar os sintomas da rinite alérgica.

A dose recomendada para adultos ou crianças com mais de 12 anos é de 1 comprimido contendo 2,5 mg de cloridrato de triprolidina + 60 mg de cloridrato de pseudoefedrina, de 3 a 4 vezes por dia, por no máximo 3 a 5 dias de tratamento, conforme orientado pelo médico.

Para crianças de 2 a 12 anos, é recomendado dar o xarope contendo 0,25 mg/mL de cloridrato de triprolidina + 6 mg/mL de cloridrato de pseudoefedrina, com doses individualizadas de acordo com a idade, devendo ser orientado pelo pediatra.

3. Desloratadina + sulfato de pseudoefedrina

A desloratadina + sulfato de pseudoefedrina (Esalerg D12) é encontrada na forma de comprimidos para o tratamento da rinite alérgica em adultos ou crianças com mais de 12 anos.

A dose normalmente recomendada é de 1 comprimido contendo 2,5 mg de desloratadina + 120 mg de sulfato de pseudoefedrina, 2 vezes por dia, conforme orientado pelo médico.

4. Loratadina + sulfato de pseudoefedrina

A loratadina + sulfato de pseudoefedrina (Histamin D ou Loratadin D) é indicada para o tratamento dos sintomas da rinite alérgica ou resfriado comum em adultos ou crianças com mais de 6 anos, sendo encontrada na forma de xarope, contendo 1 mg/mL de loratadina e 12 mg/mL de sulfato de pseudoefedrina.

A dose recomendada para adultos e crianças com mais de 30 Kg é de 5 mL do xarope, a cada 12 horas. Já para crianças de 6 a 12 anos, com peso corporal até 30 Kg, a dose recomendada é de 2,5 mL do xarope, a cada 12 horas.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da pseudoefedrina são raros, mas pode haver alteração dos batimentos cardíacos, inquietação, ansiedade, reações alérgicas graves, insônia, dor na barriga, diarreia, vômitos, boca seca, falta de apetite, dor de cabeça, tontura, inchaço na pele, coceira, retenção urinária, alucinações e presença de feridas na pele, por exemplo.

Quando não é indicado

A pseudoefedrina não deve ser usada por pessoas que tenham arritmias cardíacas, doença cardiovasculares, hipertensão arterial e insuficiência renal grave, assim como em caso de alergia aos constituintes do medicamento. Além disso, a pseudoefedrina não deve ser usada por crianças sem que tenha sido indicado pelo médico.

Além disso, a pseudoefedrina também não deve ser usada durante a gravidez ou amamentação.

A pseudoefedrina não deve ser usada por tempo prolongado, sendo recomendado o período máximo de 7 dias de tratamento.