Puberdade feminina: 6 principais mudanças no corpo

A puberdade feminina tem início entre os 8 e 13 anos, sendo notado o aparecimento de mudanças no corpo devido ao aumento da produção de hormônios femininos, como estrogênio e progesterona.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Pediatra perto de você! Parceria com Buscar Médico

As principais mudanças que acontecem na puberdade feminina são aparecimento de pelos nas axilas e na região genital, desenvolvimento das mamas, quadril mais largo e aumento da oleosidade da pele, sendo notado o aparecimento de espinhas. Conheça mais sobre a puberdade.

Em alguns casos, as mudanças da puberdade podem causar ansiedade e estresse na menina e, por isso, é importante explicar à criança as mudanças que podem acontecer nesse período e que é uma fase normal do crescimento.

Imagem ilustrativa número 1

Principais mudanças

As principais mudanças da puberdade feminina são:

1. Crescimento dos seios

É durante a puberdade feminina que os seios começam a se desenvolver. Inicialmente, é notado um pequeno caroço sobre os mamilos que começam a ficar maiores e mais volumosos com o tempo, podendo os seios demorarem até 3 anos para se desenvolverem por completo.

2. Aparecimento de pelos na região genital e nas axilas

O aparecimento de pelos é um dos sinais característicos da puberdade e acontece devido às variações hormonais. Inicialmente, os pelos da região genital e das axilas são pouco volumosos e macios, porém à medida que a menina se desenvolve, os pelos começam a ficar mais grossos.

3. Mudanças no corpo

Na puberdade, o corpo da menina começa a se desenvolver, de forma que o quadril começa a ficar mais largo, para acomodar melhor os órgãos sexuais que estão em desenvolvimento, e a cintura costuma ficar mais fina.

Além disso, as meninas tendem a ganhar mais peso e acumular maior quantidade de gordura nos quadris e na perna, o que é considerado normal.

4. Aumento da oleosidade da pele

As alterações hormonais típicas da puberdade feminina são capazes de promover o aumento da oleosidade da pele, levando ao aparecimento da acne.

5. Desenvolvimento dos órgãos sexuais

Devido às variações hormonais que têm início na puberdade, os órgãos sexuais femininos começam a se desenvolver, havendo aumento do útero e do comprimento do canal vaginal, além de mudanças na parte externa do órgão sexual.

6. Primeira menstruação

A primeira menstruação, também chamada de menarca, é um dos sinais mais evidentes do início da puberdade, acontecendo entre 12 e 13 anos, podendo acontecer antes ou depois dependendo do estilo de vida e histórico das mulheres da família. Veja como saber que a primeira menstruação está próxima.

Como lidar com a puberdade feminina

As mudanças que acontecem nas meninas podem ser motivo de estresse, ansiedade e preocupação, além de também poder ser um momento de dúvidas. Assim, é importante que assim que forem notados os primeiros sinais do início da puberdade, a menina seja levada para a consulta com o pediatra para que possa entender melhor o que está acontecendo com o corpo.

Além disso, após a primeira menstruação, é interessante que a menina consulte o ginecologista para que entenda melhor como funciona o ciclo menstrual, as mudanças no corpo e o que fazer durante o ciclo.