O que é
A puberdade masculina tem início por volta dos 10 anos até aos 16 anos, porém, em alguns casos, pode começar por volta dos 9 anos, sendo chamada de puberdade precoce.
A puberdade é uma fase da vida do menino em que ocorrem várias mudanças no corpo, como crescimento de pelos na região íntima, início na produção de esperma, mudança na voz e aparecimento de barba, devido a alterações hormonais, como aumento da produção de testosterona.
As mudanças causadas pela puberdade podem causar ansiedade, medo e estresse no menino e, por isso, é importante explicar para a criança as mudanças que podem acontecer, referindo que é uma fase completamente normal do crescimento.
Principais mudanças
As principais mudanças que ocorrem no corpo devido à puberdade masculina são:
1. Aumento dos testículos
O aumento dos testículos é, normalmente, o primeiro sinal da puberdade masculina, uma vez que existe liberação de gonadotrofinas que estimulam a produção de outros hormônios que causam um aumento do tamanho dos testículos, em cerca de 2,5 cm.
Além disso, o escroto, que é a bolsa que envolve os testículos, fica com a pele mais fina e, por vezes, com uma cor mais avermelhada.
2. Aumento do tamanho do pênis
O aumento do tamanho do pênis é outra mudança característica da puberdade masculina, sendo que, normalmente, o pênis cresce primeiro em tamanho e depois em espessura, podendo ficar mais espesso com o decorrer da puberdade.
3. Crescimento de pelos
Devido às alterações hormonais características da puberdade masculina, é normal que o menino apresente crescimento de pelos, não apenas no rosto, mas em todo o corpo, incluindo região íntima e axilas.
O aparecimento dos pelos pubianos acontece por volta dos 12 anos, enquanto que os axilares e faciais surgem por volta dos 13 ou 14 anos, sendo inicialmente finos e lisos, aumentando a sua quantidade e passando a serem mais grossos com o decorrer da puberdade.
4. Aparecimento de acne
Com o decorrer da puberdade masculina, uma das mudanças que ocorre é o aparecimento de acne, uma vez que as alterações hormonais provocam um aumento da produção de oleosidade da pele, que favorece o aparecimento de espinhas.
5. Alteração da voz
A alteração da voz do menino também acontece durante a puberdade, pois as alterações hormonais causam um aumento do tamanho da laringe, que é o local onde se encontram as cordas vocais, fazendo com que a voz fique alterada.
A alteração da voz, é mais evidente no início da puberdade, uma vez que o rapaz apresenta uma voz fina e rouca, que vai ficando mais grossa ao longo do tempo.
6. Alargamento dos ombros e tórax
A alteração do tamanho de algumas partes do corpo é outra das alterações típicas da puberdade no menino, sendo possível observar o alargamento dos ombros e do tórax, assim como aumento da massa muscular.
Esta fase é chamada de “estirão puberal”, ocorre por volta dos 14 anos, e é marcada pelo desenvolvimento dos ossos e dos músculos, provocando o crescimento do menino.
7. Surge a primeira ejaculação
Após o início da produção de esperma, que acontece devido ao aumento do hormônio testosterona, característico da puberdade masculina, acontece a primeira ejaculação, por volta dos 14 a 15 anos.
A primeira ejaculação pode acontecer durante o sono, sendo conhecida por polução noturna, e acontece de forma involuntária. Saiba o que é a polução noturna e porque acontece.
Como lidar com a puberdade masculina
O início da puberdade masculina provoca alterações no corpo que podem ser motivo de inquietação, medos ou dúvidas, tanto no próprio menino como nos pais, e que devem ser faladas para tranquilizar a pessoa.
1. Para os jovens
É normal que durante a puberdade surjam sentimentos negativos como angústia, ansiedade ou medo, especialmente porque o corpo sofre várias alterações em pouco tempo. No entanto, é importante lembrar que a puberdade é uma fase completamente normal e que acontece com todos os meninos.
Sempre que surgirem medos ou dúvidas é importante conversar com alguém de confiança, como os pais, para entender o que está acontecendo.
2. Para os pais
As mudanças características da puberdade do filho podem ser motivo de dúvidas e estresse para os pais, porque não sabem como lidar com elas, provocando sentimentos de angústia e ansiedade. Além das alterações no corpo, podem surgir alterações a nível do comportamento e do humor, podendo o filho tornar-se mais impulsivo ou teimoso.
No entanto, é importante perceber se a mudança de humor ou de comportamento acontece devido ao facto do menino se sentir mal ou feio, sendo importante conversar com ele, explicando-lhe que é uma fase temporária e fazendo-o sentir-se protegido e compreendido.
Caso os pais estejam tendo muita dificuldade para lidar com as mudanças da puberdade, é aconselhado procurar ajuda de um psicólogo que possa ajudar a tranquilizar os pais e a acalmar os receios do filho.