O espermatozoide sobrevive pouco tempo fora do corpo humano, entre 1 a 2 minutos em ambiente sem as condições adequadas, como por exemplo, quando cai na pele, em roupas ou banheiras.
Por isso, é extremamente difícil engravidar apenas ao entrar em contato com esperma presente no ambiente ou em roupas, especialmente se já tiveram passado alguns minutos desde a ejaculação.
Em algumas situações se estiver em um ambiente um pouco mais protegido da desidratação e com temperatura adequada, os espermatozoides podem durar entre 30 minutos a no máximo 2 horas. Isso ocorre, por exemplo quando há coleta de sêmen em frascos de exames ou quando o sêmen fica retido dentro do preservativo.
Quanto tempo o espermatozoide sobrevive dentro do corpo humano?
Dentro dos testículos os espermatozoides podem permanecer por longos períodos, geralmente ficam retidos entre 5 a 7 dias. Já dentro do corpo da mulher os espermatozoides sobrevivem durante horas a até 2 ou 3 dias, isto porque a vagina já apresenta uma temperatura um pouco mais favorável, embora as diferenças do pH e de composição do muco possam tornar o ambiente menos favorável.
O tempo total de sobrevivência também depende da qualidade dos espermatozoides e do líquido seminal, homens por exemplo tabagista ou usuários de drogas apresentam um sêmen espermatozoides menos resistente e um líquido seminal de pior qualidade, portanto, os espermatozoides não conseguem sobreviver durante muito tempo.
Para mais informações consulte um ginecologista, urologista ou o seu médico de família.