Quebra pedra: para que serve, como fazer o chá e efeitos colaterais

Evidência científica

A quebra-pedra é uma planta medicinal da espécie Phyllanthus niruri, indicada para prevenir a formação de pedras nos rins ou na vesícula, proteger o fígado ou melhorar a prisão de ventre, pois é rica em alcaloides, flavonoides, triterpenos e ligninas, com propriedades diuréticas, hepatoprotetoras, antioxidantes e antiespasmódicas.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nefrologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

As partes normalmente utilizadas dessa planta medicinal, que também é conhecida como pimpinela branca, saxífraga ou arranca-pedras, são as folhas, flor, raiz e sementes, de onde são extraídas as substâncias ativas, para o preparo do chá, tintura ou cápsulas, encontrados em ervanárias, farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais.

Embora tenha muitos benefícios para a saúde, a quebra pedra não substitui o tratamento médico e deve ser usada somente com orientação do médico ou outro profissional que tenha experiência com o uso de plantas medicinais.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 2

Para que serve

A quebra-pedra pode servir para várias ações no corpo, como:

1. Proteger o fígado

A quebra-pedra é rica em compostos antioxidantes com ação hepatoprotetora, como lignanos, entre os quais se destaca a filantina e a hipofilantina, e, de acordo com alguns estudos, pode proteger as células hepáticas da intoxicação induzida por alguns compostos por tetracloreto de carbono, a galactosamina e medicamentos como o paracetamol, por exemplo, além de prevenir o desenvolvimento de cirrose hepática induzida por medicamentos.

2. Regular a glicemia

Alguns estudos demonstram que os extratos concentrados de quebra-pedra ajuda a regular os níveis de glicose no sangue devido aos seus compostos bioativos com atividade antidiabética, ajudando a melhorar a tolerância à glicose, a melhorar o tecido do pâncreas e o seu funcionamento, sendo recomendado para prevenir ou tratar a diabetes do tipo 2.

3. Diminuir a inflamação e a dor

A quebra-pedra pode ter propriedades antialodínicas, analgésicas e anti-inflamatórias que podem aliviar as dores musculares, articulares e a dor de cabeça.

Essas propriedades são devido ao fato dessa planta ter grande concentração de ácido gálico e corilagina, que poderiam atuar diminuindo a ação dos mediadores inflamatórios no corpo e gerando uma redução dos receptores de dor.

4. Diminuir o colesterol e os triglicerídeos

Por ser rica em compostos bioativos, como os flavonoides, a quebra-pedra ajuda a diminuir os níveis de gordura no corpo, diminuindo o colesterol total e o colesterol LDL, além dos triglicerídeos, prevenindo doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto ou derrame cerebral.

Esses benefícios são devido ao fato da pedra ter propriedades lipolíticas que degradam as gorduras do organismo, atua sobre as enzimas hepáticas, normalizando a síntese de colesterol, e ajuda a eliminar o colesterol LDL, evitando que fique acumulado no organismo, além de aumentar a excreção intestinal da bile que contém quantidades de colesterol.

5. Controlar a pressão e a coagulação sanguínea

A quebra-pedra tem compostos bioativos com atividade vasodilatadora sobre as artérias, inibindo a vasoconstrição, ajudando a controlar a pressão alta, além de ajudar a controlar e evitar a agregação plaquetária, prevenindo o desenvolvimento de uma trombose, por exemplo.

6. Prevenir úlceras

Essa planta é rica em ácido gálico, beta sitosterol, ácido elágico e alcaloides com atividade cicatrizante sobre a mucosa digestiva, ajudando a curar a inibir o desenvolvimento de úlceras induzidas por medicamentos, como os anti-inflamatórios não esteroides e ulceração da mucosa gástrica provocada pelo álcool.

7. Atuar contra vírus e bactérias

O extrato de quebra-pedra tem ação antiviral significativa quando combinada com outros compostos ativos, principalmente quando utilizado contra o vírus da hepatite B, sendo útil par ajudar a combatê-lo, além de atuar contra algumas bactérias, como a Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Proteus vulgaris e Bacillus subtilis.

Além disso, essa planta tem ação contra a bactéria Listeria monocytogenes, que é responsável pela listeriose, podendo ser útil como conservante alimentar.

8. Prevenir pedra nos rins

De acordo com alguns estudos, a quebra-pedra tem propriedades que previnem e ajudam a tratar os cálculos renais, sendo útil para complementar o tratamento.

9. Prevenir cálculos biliares

A quebra-pedra possui propriedades alcalinizantes, ajudando a evitar os cálculos biliares que são produzidas na vesícula.

10. Diminuir a possibilidade de gota

Essa planta ajuda a reduzir o acúmulo de ácido úrico no sangue, ajudando a equilibrar as quantidades e sendo útil para prevenir os ataques de gota.

Como fazer o chá de quebra pedra

O chá de quebra-pedra pode ser preparado da seguinte forma:

Ingredientes

  • 20 g de quebra-pedra;
  • 1 litro de água;

Modo de preparo

Ferver a água e adicionar a planta medicinal e deixar repousar por 5 a 10 minutos, coar e tomar a bebida morna, de preferência sem utilizar açúcar.

O chá de quebra pedra pode ser usado para a prevenção de pedras nos rins formadas por oxalato de cálcio, ou para evitar que as pedras de oxalato de cálcio já existentes aumentem de tamanho.

No entanto, esse chá não trata ou elimina as pedras nos rins já formadas e não têm previne pedras que não são de oxalato de cálcio.

Outras formas de usar

A quebra-pedra tem sabor amargo inicialmente, mas a seguir torna-se mais suave. Outras formas de uso dessa planta medicinal são:

  • Infusão: 20 a 30g por litro. Tomar 1 a 2 xícaras por dia;
  • Decocção: 10 a 20g por litro. Tomar 2 a 3 xícaras por dia;
  • Extrato seco em cápsulas: 350 mg até 3 vezes ao dia;
  • Pó: 0,5 a 2g por dia;
  • Tintura: 10 a 20 mL, divido em 2 ou 3 doses diárias, diluídas num pouquinho de água.

O uso da quebra-pedra, bem como o tempo de tratamento, deve ser orientado pelo médico ou pelo fitoterapeuta.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o uso da quebra-pedra são dor abdominal, dor ao urinar, sangue na urina ou náuseas.

Além disso, a quebra pedra pode reduzir muito o açúcar no sangue e causar hipoglicemia, especialmente em pessoas que utilizam remédio para o tratamento da diabetes. Saiba identificar os sintomas da hipoglicemia.

Quem não deve usar

O chá de quebra-pedra está contraindicado para crianças menores de 6 anos e para mulheres grávidas ou que amamentam porque ela possui propriedades que atravessam a placenta e chegam até o bebê podendo causar aborto, e também passa pelo leite materno mudando o sabor do leite.

Além disso, não se deve tomar este chá por mais de 2 semanas seguidas, já que aumenta a eliminação de minerais importantes pela urina. Veja mais opções de remédios caseiros para pedras nos rins.

Vídeos relacionados

Pedra na vesícula: principais sintomas e alimentação ideal

16:55 | 482.574 visualizações

PEDRA NA VESÍCULA? | Tati Comenta #11

01:25 | 31.278 visualizações

Dieta para cada Tipo de Pedra nos Rins

05:26 | 226.982 visualizações

Alimentação para Pedra nos rins

07:36 | 1.192.751 visualizações

Alimentação para PEDRA na VESÍCULA

03:55 | 1.549.898 visualizações