Para tirar a rachadura dos pés, deve-se fazer um escalda pés, passar creme hidratante ou óleo de coco diariamente, fazer esfoliação até 2 vezes por semana e beber bastante água durante o dia.
A rachadura nos pés surge quando a pele está muito seca e, por isso, acaba quebrando com o peso do corpo e das pequenas pressões das atividades do dia a dia, como ficar muito tempo em pé, correr ou subir escadas, por exemplo.
As dicas para tirar rachadura dos pés ajudam a deixar a pele mais hidratada e macia, além de ter ação cicatrizante e anti-inflamatória, ajudando a recuperar a barreira de proteção da pele e evitar novas rachaduras.
Tratamento caseiro para rachadura nos pés
Os principais tratamentos caseiros para tirar rachaduras dos pés são:
1. Fazer um escalda pés hidratante
Fazer um escalda pés ajuda a amolecer a pele e abrir os poros, permitindo que o creme hidratante seja bem absorvido por todas as camadas de pele.
Para fazer o escalda pés, deve-se:
- Colocar um pouco de água morna dentro de uma bacia até atingir a altura de 8 a 10 cm, ou uma altura que permita mergulhar todo o pé na água;
- Adicionar 1 a 2 colheres de sopa de creme hidratante, dependendo da quantidade de água;
- Misturar bem o creme na água, para dissolver completamente;
- Mergulhar os pés por 5 a 10 minutos, para garantir que a pele fica mole e absorve o creme.
Idealmente, o escalda pés não deve ser feito com água muito quente, nem sem o creme hidratante, pois irá abrir e agredir os poros, podendo deixar a pele mais seca.
Após terminar o escalda pés é muito importante secar bem a pele, para evitar o crescimento de fungos, especialmente entre os dedos do pé.
No entanto, deve-se evitar esfregar a toalha na pele, pois essa ação deixa a pele mais irritada e contribui para o aumento do ressecamento.
2. Aplicar hidratante para pele seca
O creme hidratante é fundamental para acabar com a rachadura dos pés, pois hidrata profundamente a pele e repõe nutrientes e oleosidade que a pele necessita para manter a umidade.
Algumas opções de cremes hidratantes para rachadura dos pés são aqueles que possuem na sua composição manteiga de karité, vaselina ou ureia, por exemplo.
O ideal é passar o creme hidratante nos pés todos os dias após o banho, e também após o escalda pés, pois os poros encontram-se mais abertos, tornando a hidratação mais eficaz.
Confira no vídeo a seguir como fazer um ótimo creme hidratante caseiro para rachadura no pé:
COMO TRATAR OS PÉS RACHADOS
02:26 | 523.411 visualizações3. Deixar o hidratante agir à noite
Deixar o hidratante agir à noite, aplicando-o antes de dormir e colocando uma meia no pé ou um filme de plástico, ajuda a manter o hidratante mais tempo na pele, e tirar a rachadura mais rapidamente.
Leia também: 7 remédios caseiros para rachadura no calcanhar tuasaude.com/remedio-caseiro-para-rachadura-no-calcanhar4. Fazer uma esfoliação
Fazer uma esfoliação nos pés, até 2 vezes, por semana ajuda a remover as células mortas do calcanhar e a camada de pele áspera, ajudando a tirar a rachadura dos pés.
A esfoliação dos pés pode ser feita com esfoliantes encontrados em farmácias, mas também podem ser preparados em casa, com ingredientes naturais, como gengibre, mel, açúcar mascavo e óleo de coco, por exemplo.
Leia também: 4 esfoliantes caseiros para os pés (e como preparar) tuasaude.com/esfoliante-caseiro-para-os-pesApós fazer a esfoliação nos pés, deve-se aplicar o creme hidratante.
5. Aplicar óleo de coco
Aplicar o óleo de coco nos pés é uma excelente forma de tirar a rachadura dos pés, pois é rico em ácidos graxos, que promovem uma hidratação profunda da pele, podendo ser aplicado diariamente.
Além disso, o óleo de coco tem propriedades antifúngicas que ajudam a eliminar os fungos dos pés. Veja outros benefícios do óleo de coco.
6. Usar gel de babosa
Usar o gel de babosa sobre as rachaduras nos pés, ajuda a acalmar a pele pois tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e cicatrizantes, além de hidratar profundamente a pele, sendo também é uma ótima forma de tirar rachaduras.
Leia também: 9 cicatrizantes naturais (e como preparar) tuasaude.com/cicatrizante-caseiroPara usar o gel de babosa, deve-se retirar o gel de dentro da folha de Aloe vera, e aplicar o gel sobre a rachadura, deixando agir por 15 minutos.
Em seguida, lavar os pés com água morna, secar bem e aplicar o creme hidratante.
Antes de usar o gel de babosa, deve-se fazer um teste passando um pouco do gel no dorso da mão para saber se tem alergia. Se a pele ficar vermelha ou irritada, não é recomendado o uso do gel de babosa.
7. Usar sapatos confortáveis
Usar sapatos confortáveis ou com palmilhas ortopédicas, e evitar andar com sapatos abertos, pode ajudar a evitar ou melhorar as rachaduras nos pés.
Isso porque sapatos abertos ou muito apertados podem deixar a pele mais ressecada, e provocar rachaduras ou piorar as rachaduras existentes.
Além disso, é recomendado usar meias de algodão, além de passar o creme hidratante diariamente.
8. Evitar banhos muito quentes
Evitar banhos muito quentes também é importante para evitar a piora das rachaduras nos pés ou o seu surgimento.
Isso porque a água muito quente do banho pode provocar o ressecamento excessivo da pele.
Desta forme, é recomendado tomar banhos mais mornos ou frios, pelo menor tempo possível e passar o creme hidratante nos pés logo após o banho, com os pés bem secos.
9. Beber bastante água
Beber bastante água durante o dia ajuda a hidratar a pele do corpo todo, inclusive dos pés, o que ajuda a recuperar mais rápido das rachaduras e evitar o surgimento de outras.
Assim, é recomendado beber pelo menos 2 litros de água por dia em pequenos goles.
Para pessoas com dificuldade em tomar água, uma boa opção é adicionar o suco de meio limão na água para dar sabor e facilitar a ingestão.
10. Consumir ômega-3
O ômega-3 é um tipo de gordura boa que tem potente ação anti-inflamatória, além de ajudar a manter a estrutura das células da pele, sendo uma boa forma de tirar rachadura dos pés.
O consumo de ômega-3 pode ser feito para complementar o uso de cremes hidratantes e do aumento do consumo de água.
O ômega-3 pode ser encontrado na forma de suplementos ou consumido em alimentos, como salmão, atum e sardinha, sementes de chia ou linhaça. Veja os principais alimentos ricos ômega-3 e outros benefícios para a saúde.
11. Passar pedra pomes
Passar a pedra pomes nos pés ajuda a retirar o excesso de pele e células mortas da pele, sendo indicado quando já não existem rachaduras, mas a pele ainda continua grossa e ressecada.
A pedra pomes pode ser usada após fazer o escalda-pés e deve ser passada suavemente sobre a pele dos pés, no máximo 1 vez por semana, substituindo a esfoliação.
No entanto, o uso de pedra pomes ou lixas nos pés ainda é controverso pois lixar excessivamente os pés pode agredir a pele, formando mais queratina, o que deixa a pele mais seca e grossa, favorecendo o surgimento de rachaduras.
A pedra pomes ou qualquer outro tipo de lixa não deve ser usada por pessoas com diabetes, pois pode aumentar o risco de feridas e desenvolvimento do pé diabético. Entenda o que é o pé diabético.
Principais causas do pé rachado
As principais causas do pé rachado são:
- Falta de hidratação;
- Andar muito tempo descalço;
- Utilizar frequentemente sandálias e chinelos;
- Estar acima do peso;
- Diabetes;
- Tomar banho com água muito quente.
Além disso, quem não bebe a quantidade de água necessária durante o dia também tem uma pele mais seca e, por isso, tem maiores chances de ficar com os pés rapidamente ressecados. Veja como calcular a quantidade de água que deve beber por dia.
Leia também: Rachadura nos pés: 9 causas e o que fazer tuasaude.com/rachadura-nos-pes