Não se sabe se os reguladores menstruais realmente podem causar aborto. Ao que parece, eles não têm esse efeito, pois não é um efeito adverso descrito na bula. Além disso, os reguladores não foram desenvolvidos com esse propósito.
Os reguladores menstruais podem aumentar o fluxo menstrual, por conterem agentes que estimulam a musculatura do útero. Este efeito pode também causar cólica, apesar da maioria dos reguladores conterem substâncias que ajudam a aliviá-la.
Exemplos de reguladores menstruais são "Regulador Xavier nº 2" ou o "A Saúde da Mulher". Os dois têm extratos/tinturas de plantas em suas composições, mas são diferentes. Não se sabe se são seguros para serem usados em caso de gravidez e amamentação. Por isso, o uso é contraindicado nestas situações.
Caso a sua menstruação esteja irregular há muito tempo, consulte um ginecologista. Isso pode ser causado por problemas hormonais, por exemplo. O tratamento indicado varia, dependendo da causa. Veja as principais causas de menstruação irregular.