Remédios caseiros para Alergia

A alergia pode ser tratada com remédios anti-histamínicos receitados pelo médico, mas os remédios caseiros preparados com plantas medicinais também auxiliam no combate as alergias.

Dois bons exemplos de plantas medicinais que são indicadas para tratar a alergia são a Tanchagem e o Sabugueiro. Veja como utilizá-los a seguir.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

Remédio caseiro para alergia com Tanchagem

Um ótimo remédio caseiro para alergia respiratória é tomar diariamente o chá de tanchagem, de nome científico Plantago major L.

Ingredientes

  • 500 ml de água fervente
  • 15 g de folhas de tanchagem

Modo de preparo

Ferva a água e depois adicione a erva. Tape, deixe esfriar, coe e beba a seguir. Recomenda-se tomar 2 xícaras deste chá por dia.

A tanchagem possui propriedades expectorantes que ajudam na retirada das secreções típicas de alergias respiratórias, como rinite e sinusite, por exemplo.

No caso de alergia na pele, deve-se aplicar o cataplasma com as folhas amassadas de tanchagem e deixá-las atuar por 10 minutos. A seguir, jogue-as fora e aplique novas folhas amassadas. Repita a operação de 3 a 4 vezes por dia. A tanchagem também possui propriedades que diminuem a irritação na pele e, por isso, pode ser utilizada após a exposição solar prolongada e queimaduras, por exemplo.

Remédio caseiro para alergia com Sabugueiro

Uma ótima solução caseira para combater as alergias é o chá de sabugueiro. O sabugueiro atua na glândula supra renal e facilita a resposta do organismo, combatendo a reação alérgica.

Ingredientes

 1 colher de flores de sabugueiro secas
1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Acrescente as flores de sabugueiro à xícara com água fervente, tape e deixe amornar. Coe e beba a seguir.

A flor de sabugueiro pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou na sessão de produtos naturais dos hipermercados. Para este chá aconselha-se o uso das flores de sabugueiro comercializadas secas, pois as folhas frescas possuem propriedades tóxicas que são prejudiciais à saúde.