Os alimentos ricos em fibras, como o mamão, laranja e linhaça moída, são importantes para combater a angina, já que normalizam os níveis de colesterol e evitam a formação de placas de gordura dentro das artérias, que é a principal causa de angina. Além da alimentação, para evitar a angina, é importante praticar exercícios físicos regularmente com acompanhamento profissional, além de evitar fumar e beber álcool.
A angina corresponde à sensação de aperto e dor no peito que acontece principalmente devido à formação de placas de gordura, chamadas de ateroma, dentro das artérias, diminuindo o fluxo sanguíneo e, consequentemente, a chegada de oxigênio ao coração. Entenda mais sobre a angina.
Suco de mamão com laranja
O suco de mamão com laranja é ótimo para a prevenção da angina, pois diminui o colesterol, impedindo a formação de placas de gordura dentro das artérias.
Ingredientes
- 1 mamão;
- Suco de 3 laranjas;
- 1 colher de linhaça moída.
Modo de preparo
Para fazer o suco, basta bater no mixer ou no liquidificador o mamão com a laranja e depois adicionar a linhaça moída. Caso sinta necessidade, pode adoçar com mel à gosto.
Outras opções caseiras
Para diminuir as chances de angina, outras plantas medicinais também podem ser usadas, já que são ricas em antioxidantes, evitando a lesão das artérias, diminuindo o colesterol e reduzindo o risco de derrame e ataque cardíaco.
Algumas opções são gengibre, cúrcuma, amalaki, mirtilos, extrato de sementes de uva preta, manjericão sagrado e alcaçuz, por exemplo, podendo ser consumidos em sucos, chás ou in natura. Veja para que serve e quais os benefícios do alcaçuz.
Como prevenir a dor no peito
Outras dicas importantes para diminuir o risco de angina são:
- Reduzir o consumo de alimentos fritos e ricos em gordura;
- Evitar os doces e os refrigerantes;
- Substituir os óleos por azeite de oliva e frutos secos;
- Consumir regularmente alimentos ricos em fibras;
- Sempre utilizar frutas como sobremesa.
Quem sofre com angina deverá seguir estas dicas por toda a vida, para evitar a formação de placas de gordura no interior das artérias, diminuindo o risco de doenças cardíacas. No entanto, é importante salientar que os tratamentos caseiros não substituem os medicamentos receitados pelo médico, mas podem contribuir para a saúde e bem-estar da pessoa.