3 remédios caseiros para combater a aterosclerose

Algumas ótimas opções de remédios caseiros para aterosclerose, que é o acumulo de gordura no interior das artérias, são a berinjela e os chás de ervas como a cavalinha porque estes alimentos possuem propriedades que ajudam na eliminação destas placas de gordura.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Cardiologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Mas além destes remédios caseiros também é importante reduzir a ingestão de alimentos ricos em gordura, como carnes gordurosas, churrasco, feijoada, alimentos fritos ou preparados com gordura hidrogenada. Enlatados e embutidos também devem ser evitados.

O ideal é consumir estes alimentos apenas 1 vez por semana para evitar o excesso de peso e o acúmulo de gordura no interior das artérias.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

3 remédios caseiros para aterosclerose

Algumas opções de remédios caseiros para aterosclerose são:

1. Chá de cavalinha

Um bom remédio caseiro para aterosclerose é a infusão de cavalinha pois ela ajuda a remover as placas de gordura e melhorar a circulação sanguínea. 

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de cavalinha;
  • 1 xícara de água fervente.

​​Modo de preparo

Adicione as folhas de cavalinha numa xícara de água fervente, tape, deixe esfriar por pelo menos 15 minutos, coe e beba a seguir. Beba esta infusão várias vezes ao dia, no período entre as refeições, para ter um efeito melhor.

2. Água de berinjela com limão

Um outro bom remédio caseiro para aterosclerose é tomar a água de berinjela porque ela ajuda a combater o acumulo de gordura nas artérias, o que ajuda também a baixar o colesterol.

Ingredientes

  • 2 berinjelas pequenas ou 1 grande;
  • 1 limão;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Corte as berinjelas em pequenos quadradinhos, e deixe-os de molho na água durante 12 horas. Coe e acrescente o sumo de 1 limão, beba esta água aromatizada, de 4 a 6 vezes por dia.

A berinjela possui propriedades que diminuem a pressão sanguínea, e previnem a aterosclerose, porém uma boa alimentação, o consumo moderado de gorduras, e a pratica de atividades físicas é fundamental para a eficácia do tratamento.

3. Chá de ervas 

Tomar o chá de malva e tanchagem também é indicado porque estas plantas medicinais ajudam a melhorar a circulação sanguínea e a combater o colesterol.

Ingredientes

  • 1 punhado de malva;
  • 1 punhado de tanchagem;
  • 1 punhado de manjericão;
  • 6 dentes de alho picado;
  • 1/4 de cebola picada;
  • 3 xícaras de água.

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes numa panela e deixar ferver. Apagar o fogo, tapar a panela e beber a seguir. Para acrescentar um sabor, coloque 1 rodela de limão na xícara em que vai beber o chá e adoce a gosto. Beba 3 a 4 xícaras por dia.

Uma boa alimentação, sem o consumo de gorduras é fundamental para o sucesso do tratamento. Além de alguma atividade física e continuar a toma dos medicamentos receitados pelo médico.