Um excelente remédio caseiro para controlar a dor de barriga é o chá de erva-doce, mas misturar erva-cidreira e camomila também é uma boa opção para combater a dor abdominal e o desconforto, trazendo alívio rápido para crianças e adultos.
Durante a dor de barriga é normal não querer comer nada, e fazer uma pausa de uma ou duas refeições pode ajudar a acalmar a mucosa do trato gastrointestinal para recuperar e melhorar mais rápido.
Porém, no caso dos idosos ou de pessoas abaixo do peso ideal, é importante consultar um médico para identificar a causa da dor de barriga e indicar o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso de remédios como Buscopan e Simeticona, e uma dieta com pouca gordura e vegetais cozidos.
Opções de remédios caseiros
Alguns bons chás para combater a dor de barriga causada por gases ou diarreia, são:
1. Chá de erva-doce com camomila
O chá de erva-doce com camomila possuem propriedades calmantes e digestivas que ajudam a aliviar a dor de barriga, a diarreia e o excesso de gases.
Ingredientes:
- 1 colher de chá de flores secas de camomila;
- 1 colher de café de sementes de erva-doce;
- 300 ml de água.
Modo de preparo:
Numa panela, colocar a água e levar ao fogo para ferver. Apagar o fogo, adicionar a erva-doce e a camomila, tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber até 3 xícaras desse chá por dia.
Esse chá não é indicado para mulheres grávidas ou que amamentam e para crianças menores de 12 anos. Assim como não recomendado para pessoas com alergia à camomila e a plantas da mesma família da camomila, como margarida, ambrósia e crisântemos, ao anis ou ao composto anetol.
Além disso, esse chá deve ser evitado por mulheres em tratamento do câncer de mama e por pessoas que usam suplementos com ferro, pois a erva-doce pode atrapalhar a absorção deste mineral.
2. Chá de erva-cidreira e camomila
Um bom chá para dor de barriga é o de erva-cidreira com camomila porque possui propriedades analgésicas, antiespasmódicas e calmantes que podem aliviar a dor e o desconforto.
Ingredientes:
- 1 colher (de chá) de flores secas de camomila;
- 1 colher (de chá) de folhas secas de erva-cidreira;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Ferver a água em uma panela, ou chaleira. Apagar o fogo, adicionar a camomila e a erva-cidreira, tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Coar e tomar de 3 a 4 xícaras desse chá ao longo do dia.
Esse chá não é indicado para bebês com menos de 6 meses e para pessoas com alergia à camomila e a plantas da mesma família da camomila, como margarida, ambrósia e crisântemos. Além disso, o uso desse chá dó deve ser feito por mulheres grávidas ou em período de amamentação sob a orientação de um médico.
3. Chá de boldo
O boldo serve para tratar a má digestão, combatendo a cólica intestinal, desintoxicando o fígado e combatendo os gases intestinais, promovendo alívio dos sintomas de forma natural. Confira outras propriedades do boldo.
Ingredientes:
- 1 colher de chá de folhas de boldo secas;
- 150 ml de água.
Modo de preparo:
Colocar o boldo picado numa chávena de água fervente deixar descansar por 10 minutos e tomar morno de 2 a 3 vezes ao dia, especialmente antes e depois das refeições.
4. Chá de louro
O louro tem ação anti-inflamatórias e antiespasmódicas, ajudando a aliviar as cólicas intestinais. Além disso, o louro também tem ação adstringente, sendo útil para os casos de diarreia. Confira todos os benefícios do louro.
Ingredientes:
- 1 folha de louro seca;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
Numa panela ou chaleira, ferver a água. Após apagar o fogo, adicionar a folha de louro, tampar a panela e deixar descansar por 10 minutos. Coar a bebida e tomar até 4 xícaras desse chá por dia.
Esse chá não é recomendado para crianças, assim como não deve ser usado por mulheres grávidas ou em fase de amamentação.
5. Chá preto com limão
O chá preto com limão é indicado contra dor de barriga porque auxilia na digestão e desinflamar o intestino, sendo ótimo para combater a dor de barriga e diminuir a diarreia.
Ingredientes:
- 1 colher (de chá) de folhas secas de chá preto;
- 1 xícara de chá de água;
- Suco de 1/2 limão.
Modo de preparo:
Numa panela ou chaleira, ferver a água. Após apagar o fogo, adicionar o chá preto, tampar a penela e deixar descansar por 5 minutos. Coar a bebida e adicionar o suco de limão. Tomar até 3 xícaras desse chá por dia.
Esse chá é contraindicado para crianças com menos de 12 anos e para pessoas com pressão alta, já que o chá preto tem um leve efeito hipertensor devido à presença de cafeína.
Por conter cafeína, esse chá só deve ser consumido por mulheres grávidas ou que estejam amamentando sob a orientação de um médico.
6. Chá de hortelã-pimenta
O chá de hortelã-pimenta possui propriedades antissépticas, calmantes e analgésicas, ajudando a aliviar sintomas de problemas gastrointestinais, como dor de barriga, náuseas e vômitos.
Ingredientes:
- 1 xícara de água;
- 1 colher se sopa de hortelã-pimenta cortada.
Modo de preparo:
Ferver a água e acrescentar as folhas de hortelã-pimenta no recipiente e tampar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar e beber logo depois. É indicado tomar esse chá 3 vezes ao dia, após as refeições.
7. Chá de mutamba
O chá de mutamba (Guazuma ulmifolia) possui propriedades antiespasmódicas, atuando sobre o músculo liso do intestino e da bexiga, promovendo o seu relaxamento. Por isso, esse chá pode ser consumido durante as crises de cólica e dores abdominais.
Ingredientes:
- 2 a 3 colheres de sopa de casca seca de mutamba;
- 1 litro de água fervente.
Modo de preparo:
Colocar as cascas secas da mutamba na água fervente e deixar por 10 a 15 minutos em fogo médio. Depois, retirar do fogo, tampar e deixar repousar por 10 a 15 minutos. Em seguida, coar e beber 2 a 3 vezes por dia.