Existem vários chás que são excelentes opções para aliviar os sintomas da gripe e acelerar a recuperação, como o chá de limão e mel, de camomila, de anis-estrelado ou de gengibre, por exemplo.
Outras medidas caseiras, como colocar uma bolsa de água quente sobre os músculos doloridos, ou tomar um banho com água fria para diminuir a febre, também podem aliviar os sintomas da gripe. Conheça outras dicas para diminuir os sintomas da gripe.
Embora a maior parte dos casos de gripe melhorem sem tratamento médico, é importante consultar um clínico geral para uma avaliação completa e iniciar o tratamento mais adequado. É importante lembrar que nenhum dos chás indicados deve substituir a avaliação do médico ou os medicamentos prescritos.
1. Chá de limão com mel
Um excelente remédio natural para a gripe é o chá de limão com mel, porque tem ação antioxidante que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e descongestionar o nariz, combatendo a tosse e melhorando a respiração.
Ingredientes:
- Suco de 1/2 limão:
- 1 colher (de chá) de mel;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
Ferver a água numa panela e, após desligar o fogo, adicionar o suco de limão e o mel, misturando bem. Esperar amornar e beber em seguida. É aconselhado tomar este chá de 2 a 3 vezes por dia.
2. Chá de camomila
O chá de camomila tem propriedades anti-inflamatórias, sendo uma boa opção para aliviar os sintomas da gripe, como tosse, rouquidão e nariz entupido. Conheça mais sobre os benefícios do chá de camomila.
Ingredientes:
- 1 colher (de sopa) de flores de camomila desidratada;
- 1 xícara (de chá) de água.
Modo de preparo:
Colocar a água para ferver numa panela ou chaleira. Apagar o fogo e adicionar as flores de camomila, tampando a panela de deixando descansar por 5 minutos. Coar e beber de 2 a 4 xícaras do chá por dia.
3. Chá de gengibre
O chá de gengibre é eficaz no combate da gripe porque contém propriedades analgésicas, antipiréticas e antibacterianas, ajudando a diminuir os sintomas de gripe muito mais rápido. Confira outros benefícios do chá de gengibre.
Ingredientes:
- 2 a 3 cm de gengibre fresco ralado;
- 1 colher (de sopa) de mel;
- 1 xícara (de chá) de água;
- Limão a gosto.
Modo de preparo:
Colocar a água e o gengibre em um panela e levar ao fogo para ferver por 5 a 10 minutos. Desligar o fogo, tampar a panela e deixar amorar. Coar a bebida, acrescentar o mel e o suco de limão, mexendo bem. Beber até 3 xícaras desse chá por dia.
4. Chá de anis-estrelado
O chá de anis-estrelado possui o ácido xiquímico, uma substância que tem propriedades antivirais, e, por isso, pode ajudar na eliminação do vírus da gripe.
Ingredientes:
- 1 colher (de chá) de anis-estrelado moído;
- 250 mL de água.
Modo de preparo:
Ferver a água numa panela. Apagar o fogo e acrescentar o anis-estrelado na água fervente, tampando a panela e deixando repousar por cerca de 10 minutos. Deixar amornar, coar e tomar de 2 a 3 xícaras por dia.
5. Chá de equinácea
Um outro bom remédio caseiro para gripe é o chá de equinácea, porque essa planta medicinal estimula o sistema imunológico e favorece a sudorese, aumentando a transpiração e ajudando no combate da febre, por exemplo.
Ingredientes:
- 1 xícara (de chá) de água;
- 1 colher (de chá) de raiz ou folhas de equinácea.
Modo de preparo:
Após ferver a água, adicionar as folhas de equinácea, tampar a panela e aguardar 10 minutos. Coar e beber em seguida. Pode-se beber até 2 xícaras desse chá por dia.
6. Chá de alho
O chá de alho é um excelente remédio natural contra gripe, pois o alho possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antivirais e expectorantes. Essas propriedades são devido à presença de alicina e a aliina, que são compostos sulfurados presentes no alho. Conheça mais sobre o chá de alho.
Ingredientes:
- 1 dente de alho esmagado ou picado;
- 1 xícara (de chá) de água;
- 1 colher (de sobremesa) de mel;
- Suco de 1/2 limão.
Modo de preparo:
Ferver a água em uma panela ou chaleira. Após apagar o fogo, acrescentar o dente de alho, tampar e deixar deixar descansar por cerca de 5 minutos. Coar, acrescentar o suco de limão e o mel, mexer bem e tomar a seguir. Pode-se beber 1 xícara desse chá por dia.
7. Chá de eucalipto
O chá de eucalipto ajuda no tratamento da gripe, porque possui flavonoides e óleos voláteis, como cineol e terpineol, substâncias que têm ação antisséptica, descongestionante e antimicrobiana, aliviando sintomas como tosse com catarro e nariz entupido.
Ingredientes:
- 1 colher (de sopa) de folhas picadas de eucalipto;
- 1 xícara (de chá) de água.
Modo de preparo:
Ferver a água em uma panela e, após apagar o fogo, adicionar as folhas picadas de eucalipto. Tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Em seguida, coar e beber 1 xícara desse chá de 2 a 3 vezes por dia.
8. Chá de casca de laranja
O chá de casca de laranja é rico em hesperidina, nobiletina e naringenina, antioxidantes que fortalecem as células do sistema imunológico, ajudando a combater a gripe.
Ingredientes:
- 1 colher (de sopa) de cascas de laranja fresca ou desidratada (sem a parte branca);
- 1 xícara (de chá) de água.
Modo de preparo:
Ferver a água numa chaleira ou panela. Após desligar o fogo, acrescentar as cascas de laranja. Tampar a panela e deixar repousar por 5 a 10 minutos e beber em seguida.
9. Chá de guaco
Por ter propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, expectorantes e calmantes, o chá de guaco é um bom remédio natural para a gripe, aliviando sintomas como tosse com catarro e inflamação na garganta.
Ingredientes:
- 3g (1 colher de sopa) de folhas secas de guaco;
- 1 xícara (de chá) de água.
Modo de preparo:
Numa panela ou chaleira, ferver a água. Apagar o fogo, colocar as folhas de guaco na água, tampar a panela e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois, coar e beber de 2 a 3 xícaras por dia.
10. Chá de hortelã
O chá de hortelã tem ação anti-inflamatória, antiviral, analgésica descongestionante e expectorante, diminuindo a tosse, a dor de cabeça e a congestão nasal, e ajudando, por isso, no tratamento da gripe.
Ingredientes:
- 1 colher (de sopa) de folhas de hortelã;
- 1 xícara (de chá) de água.
Modo de preparo:
Ferver a água e, após apagar o fogo, acrescentar as folhas de hortelã. Tampar a panela e deixar descansar por 5 minutos. Coar e beber em seguida. É aconselhado beber o máximo de 4 xícaras desse chá por dia.
11. Chá de dente-de-leão
O chá de dente-de-leão possui propriedades antivirais que ajudam a combater o vírus da gripe. Essa planta também é rica em vitamina A e vitamina C, nutrientes que ajudam a melhorar o sistema imune e a aumentar as defesas do organismo.
Ingredientes:
- 1 colher (de sopa) da raiz de dente-de-leão triturada ou em pó;
- 200 ml de água.
Modo de preparo:
Ferver a água numa panela e, após apagar o fogo, adicionar a raiz de dente-de-leão, tampar a panela e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Coar e beber ainda morno até 3 vezes ao dia. Em caso de problemas gastrointestinais, é recomendado tomar esse chá sempre antes das refeições.
12. Chá de sabugueiro com tília
O chá de sabugueiro com tília é uma boa opção para o tratamento da gripe, porque tem ação diaforética, antiviral e anti-inflamatória, aliviando sintomas como tosse, febre e dor de garganta.
Ingredientes:
- 1 colher (de sobremesa) de flores secas de sabugueiro;
- 1/2 colher (de chá) de flores e folhas secas de tília;
- 1 xícara (de chá) de água.
Modo de preparo:
Numa panela, ou chaleira, ferver a água. Após apagar o fogo, adicionar o sabugueiro e a tília na água, tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber até 3 xícaras desse chá por dia.