Remédios caseiros para hipertireoidismo (e como preparar)

Evidência científica

Alguns remédios caseiros para hipertireoidismo, como o chá de agripalma ou o chá de erva cidreira, possuem substâncias que ajudam a regular a função da tireoide, diminuindo os níveis de hormônios tireoidianos, como TSH, T3 e T4, aliviando os sintomas do hipertireoidismo, como palpitação cardíaca, pressão alta ou nervosismo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Endocrinologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

O hipertireoidismo é uma doença em que a glândula tireoide produz excessivamente seus hormônios, sendo normalmente associada à doença de Graves, que é uma doença autoimune em que o próprio organismo produz anticorpos contra a tireoide. Veja outras causas do hipertireoidismo.

Embora não sirvam para substituir o tratamento médico, os remédios caseiros podem ser usados para complementar o tratamento médico, para ajudar a aliviar os sintomas de uma forma natural, e devem ser usados somente com orientação do médico, para não interferir no tratamento com medicamentos ou iodoterapia, por exemplo.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

Principais remédios caseiros para hipertireoidismo

Os melhores chás para controlar o hipertireoidismo são:

1. Chá de marroio d'água

O chá de marroio d'água, feito com a planta medicinal Lycopus europaeus, rica em flavonóides, ácidos rosmarínico, litospérmico, clorogênico e cafeico, e manganês, que afetam o metabolismo do iodo e a produção de hormônios da tireoide, como a tiroxina, podendo ser usado para ajudar a aliviar os sintomas cardíacos do hipertireoidismo leve, como aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial.

Ingredientes

  • 1 a 3 gramas das partes aéreas secas de marroio d'água;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar a água em um recipiente e ferver. Em seguida, adicionar a água na xícara contendo o marroio d'água. Tampar e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Coar e beber até 3 xícaras por dia.

O chá de marroio d'água não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham diabetes, hipoglicemia ou osteoporose.

2. Chá de erva cidreira

O chá de erva-cidreira, feito com a planta medicinal da espécie Melissa officinalis, é rico em flavonóides e compostos fenólicos que ajudam a regular a tireoide por impedir que o hormônio estimulador da tireóide, o TSH, envie sinais à tireóide para produzir seus hormônios.

Além disso, esse chá pode auxiliar no tratamento da doença de Graves, um tipo de hipertireoidismo autoimune que ocorre quando os anticorpos do próprio organismo atacam a tireoide, alterando o seu funcionamento.

O chá de erva cidreira também possui propriedades calmantes, ajudando a promover o sono e combater o nervosismo, que são sintomas comuns do hipertireoidismo.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas de erva-cidreira;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas de erva-cidreira na água fervente, tampar e deixar repousar por alguns minutos. A seguir, coar e beber de 3 xícaras deste chá por dia.

O chá de erva cidreira deve ser tomado com cautela por pessoas que usam remédios para tireoide, pois pode interferir no seu efeito. Além disso, é recomendado que mulheres grávidas ou em amamentação consultem o obstetra antes de consumir a erva cidreira.

3. Chá de agripalma

O chá de agripalma, preparado com a planta medicinal da espécie Leonurus cardiaca, é rico em substâncias como resveratrol, antocianinas, apigenina e canferol, com ação anti-inflamatória e imunomoduladora, que ajudam a aliviar os sintomas do hipertireoidismo, como palpitação cardíaca e pressão alta.

Além disso, esse chá tem propriedades calmantes, ajudando a combater os sintomas do hipertireoidismo como ansiedade ou nervosismo.

Ingredientes

  • 2 g de folhas amassadas de agripalma;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas de agripalma na água fervente, tampar e deixar repousar por 3 minutos. Em seguida, coar e beber de 1 a 2 xícaras deste chá por dia.

O chá de agripalma não deve ser utilizado por grávidas e mulheres em período menstrual, ou por pessoas que fazem tratamento com sedativos. Além disso, pessoas com doenças cardíacas, devem consultar o cardiologista antes de começar a utilizar a agripalma.

4. Chá de ulmária

O chá de ulmária, preparado com a planta medicinal Filipendula ulmária, ajuda a controlar a quantidade de hormônios produzidos pela tireoide, podendo ser usada para tratar o hipertiroidismo.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas secas de ulmária;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar a águia para ferver e após desligar o fogo. Acrescentar a água fervente na xícara contendo as folhas secas de ulmária e deixar repousar por 5 minutos. Coar e tomar o chá morno, 1 ou 2 vezes ao dia.

O chá de ulmária está contraindicada a pessoas com hipersensibilidade aos salicilatos, que é um dos constituintes da planta e na gravidez, pois pode induzir o parto.

Cuidados ao consumir os chás

Os chás devem ser consumidos de acordo com a orientação do médico para que não haja efeitos colaterais ou reações com outros medicamentos para tireoide.

Além disso, esses remédios caseiros podem ajudar a aliviar os sintomas do hipertireoidismo, mas não substituem o tratamento convencional recomendado pelo médico.

A suplementação de selênio, zinco, vitamina E e B6, também ajudam a controlar o funcionamento da tireoide, no entanto, esta suplementação deve ser indicada por um nutricionista.

Veja no vídeo a seguir como a alimentação pode ajudar a aliviar os sintomas de hipertireoidismo:

Alimentação para Problemas na Tireoide

04:47 | 948.500 visualizações

Vídeos relacionados

Sinais que a sua TIREOIDE não está bem

06:35 | 15.139 visualizações

Alimentação para Problemas na Tireoide

04:47 | 948.500 visualizações