Os chás de canela, carqueja e pata-de-vaca são bons remédios naturais para baixar a glicose no sangue porque possuem propriedades hipoglicemiantes que melhoram o controle da diabetes. Mas além destas opções, existem outras que também ajudam a controlar a glicose como sálvia, melão de-são-caetano, quebra-pedra e insulina vegetal.
Todas estas plantas medicinais ajudam a baixar o açúcar no sangue, mas não substituem os medicamentos para diabetes, nem as regras alimentares que ajudam a controlar a glicose no sangue.
Por isso é importante fazer refeições leves, ricas em fibras, como frutas, legumes ou cereais integrais, a cada 3 ou 4 horas, para manter os níveis de açúcar no sangue mais constantes, evitando assim grandes variações na glicemia, o que ajuda também a controlar a fome, o peso e a diabetes. Confira outras dicas essenciais para controlar a diabetes.
12 opções para baixar a glicose
Algumas opções de chás para baixar a glicose que podem ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico são:
1. Chá de canela
A canela ajuda o organismo a utilizar o açúcar, fazendo com que o açúcar presente no sangue diminua e ajudando a controlar a resistência à insulina e os níveis de glicose em caso de diabetes.
É possível aproveitar as propriedades da canela usando-a como substituto do açúcar no café, já que possui sabor levemente adocicado.
Como fazer: Colocar 3 paus de canela e 1 litro de água numa panela e deixar ferver por 10 a 15 minutos. A seguir, tapar a panela e esperar amornar, beber o chá várias vezes ao dia.
2. Chá de carqueja
A carqueja, cujo nome científico é Baccharia trimera, possui ação hipoglicemiante, ajudando a manter estável a glicose no sangue, já que também possui atividade depurativa e antioxidante.
Como fazer: Colocar 10 gramas de carqueja em 500 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar e tomar até 3 xícaras por dia.
3. Chá de pata-de-vaca
A pata-de-vaca é uma planta medicinal que possui uma proteína que atua de forma semelhante a insulina no corpo. Essa ação é comprovada em animais e é de amplo conhecimento popular, mas carece de comprovação científica em humanos e, por isso, é importante que o seu uso seja feito conforme a orientação do médico.
Como fazer: Adicionar 2 folhas de pata de vaca e 1 xícara de água em uma panela e deixar ferver por alguns minutos. Deixar repousar, coar e beber ainda morno 2 vezes por dia.
4. Chá de sálvia
A sálvia, cujo nome científico é Salvia officinalis, possui efeito hipoglicemiante, ajudando a diminuir o açúcar no sangue e ajudando a controlar a diabetes e, inclusive, regular o nível de açúcar no caso de pré-diabetes.
Como fazer: Colocar 2 colheres de folhas secas de sálvia em 250 ml de água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Tomar até 2 vezes por dia.
5. Chá de melão-de-são-caetano
O melão-de-são-caetano tem ação hipoglicemiante, o que significa que baixa a glicemia sanguínea naturalmente.
Como fazer: Colocar 1 colher de sopa das folhas secas de melão-de-são-caetano em 1 litro de água fervente. Deixe repousar por 5 minutos, coe e beba ao longo do dia.
6. Chá de quebra-pedra
A quebra-pedra contém extratos aquosos que mostraram efeito hipoglicemiante, sendo útil para manutenção a glicemia constante no sangue.
Como fazer: Colocar 1 colher de chá de folhas de quebra-pedra em 1 xícara de água fervente. Deixar repousar por 5 minutos, coar e beber ainda morno. Pode-se tomar de 3 a 4 vezes por dia.
7. Chá de insulina vegetal
A planta anil trepador (Cissus sicyoides), conhecida popularmente como insulina vegetal, tem ação hipoglicemiante, ajudando no controle na diabetes.
Como fazer: Colocar 2 colheres de sopa de insulina vegetal em 1 litro de água e levar para ferver. Quando começar a ferver, desligar o fogo e deixar descansar por mais 10 minutos, coando a seguir. Tomar de 2 a 3 vezes por dia.
8. Chá de moringa
A moringa, cujo nome científico é Moringa oleifera, é uma planta que possui muitas propriedades, incluindo o efeito hipoglicemiante natural, ajudando a regular os níveis de glicose e combater a diabetes. A moringa pode ser consumida em forma de chás ou cápsulas. Conheça mais sobre a moringa.
Como fazer: Colocar 250 mL de água em uma panela e deixar ferver. Depois, desligar o fogo, acrescentar 1 colher de sopa (10 gramas) de folhas de moringa, tampar e deixar repousar por 5 minutos. Em seguida, coar e beber 2 xícaras por dia.
9. Chá de zimbro
O zimbro, cujo nome científico é Juniperus communis, é uma planta que tem propriedades hipoglicemiantes devido à presença de flavonoides em sua composição, além de também ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, podendo ser utilizado na forma de chá ou tintura, por exemplo.
Como fazer: Para preparar o chá, deve-se colocar 2 a 3 bagas de zimbro em uma xícara de água fervente, tampar e deixar repousar por 5 minutos. Em seguida, coar e beber 1 a 3 xícaras por dia por um período máximo de 6 semanas.
10. Chá verde
Devido à ação antioxidante das catequinas, o chá verde diminui o estresse oxidativo e melhorar a resistência à insulina, regulando os níveis de açúcar e ajudando na prevenção e no tratamento da diabetes.
Como fazer: Colocar as folhas de chá verde na água fervida, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida, coar, acrescentar o suco de limão e beber frio ou quente.
11. Chá de hibisco
O hibisco pode ajudar a regular o açúcar no sangue, já que poderia inibir a atividade de algumas enzimas pancreáticas e intestinais responsáveis pela digestão dos carboidratos no intestino delgado. Dessa forma, é possível evitar picos de glicemia e uma excreção excessiva de insulina, ajudando a prevenir e combater a diabetes.
Como fazer: Colocar as flores de hibisco na água fervente e deixar por 5 minutos. Depois, coar e beber morno ou frio 3 vezes ao dia.
12. Chá de oolong
O chá de oolong ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue pois favorece o aumento da adiponectina, um hormônio produzido pelas células de gordura que ajuda a regular o metabolismo energético e melhorar o metabolismo da glicose, aumentando a sensibilidade à insulina.
Como fazer: colocar 2,5 gramas de folhas secas de oolong em 240 mL de água fervida, tampar e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber morno até 6 xícaras por dia.