Um bom remédio caseiro para ajudar a controlar a pressão arterial alta é tomar um suco de limão com água de coco ou consumir cápsulas de alho diariamente, já que esses alimentos têm propriedades que ajudam a controlar a pressão.
Para que os remédios caseiros possuam efeito hipotensor, é importante que sejam incorporados na alimentação do dia a dia. No caso das plantas medicinais, podem ser utilizadas na forma de chá ou como suplemento, como é o caso do alho, da valeriana e das folhas de oliveira, por exemplo.
Embora os remédios caseiros sejam úteis para complementar o tratamento indicado pelo médico para pressão alta, não devem ser tomados sem conhecimento do cardiologista, já que não substituem o tratamento indicado pelo médico e podem interagir com os medicamentos para hipertensão.
Confira no vídeo a seguir algumas formas naturais de controlar a pressão arterial:
Como baixar a PRESSÃO ALTA sem remédio!
11:32 | 1.671.271 visualizações19 remédios caseiros para pressão alta
Algumas opções de remédios caseiros para pressão alta são:
1. Água de alho
A água de alho é uma excelente forma de regular a pressão arterial pois estimula a produção de óxido nítrico, que é um gás com forte ação vasodilatadora, que facilita a circulação do sangue e diminui a pressão sobre o coração.
Além disso, o alho é ainda um ótimo aliado para manter a saúde cardiovascular, pois tem incríveis propriedades antioxidantes e protetoras dos vasos sanguíneos que evitam o surgimento de problemas como a aterosclerose.
Ingredientes:
- 1 dente de alho cru, descascado e amassado;
- 100 ml de água.
Modo de preparo:
Colocar o dente de alho no copo de água e deixar repousar por 6 a 8 horas. Tomar essa água em jejum, na manhã seguinte, ou preparar um litro de água com alho e beber ao longo do dia.
Além desta água, o alho pode também ser ingerido ao longo do dia com a comida, por exemplo. Uma boa dica é adicionar alguns dentes de alho no vidro do azeite. Assim, sempre que utilizar o azeite, além de uma gordura boa também se estará utilizando as propriedades do alho.
2. Suco de limão
Um bom remédio caseiro para a pressão arterial é tomar o suco de limão com água de coco, já que possui propriedades diuréticas que podem ajudar a regular a pressão arterial.
Ingredientes:
- 3 limões;
- 200 ml de água de coco.
Modo de preparo:
Misturar muito bem os ingredientes e beber em seguida. Tomar 1 vez ao dia.
3. Chá de alpiste
Um bom remédio caseiro para a pressão alta é fazer o chá, comer ou preparar a água de alpiste, já que é um alimento rico em antioxidantes e outros componentes que possuem propriedades vasodilatadoras, ajudando a diminuir a pressão arterial.
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de sementes de alpiste;
- 1 pau de canela;
- 500 ml de água.
Modo de preparo:
Colocar os ingredientes em uma panela e deixar ferver durante 5 minutos. Tapar a panela e deixar repousar por cerca de 10 minutos aproximadamente. Em seguida, coar e beber 2 a 3 xícaras do chá por dia.
4. Chá de folhas de oliveira
As folhas de oliveira são um dos melhores remédios naturais para a pressão alta pois através da ação dos seus polifenóis conseguem regular a pressão arterial e baixá-la, sem o risco de causar hipotensão, mesmo que consumidas em excesso.
Além disso, o chá de folhas de oliveira também causam um leve efeito calmante e relaxante, que ajudam a controlar os sintomas em pessoas que sofrem de ansiedade constante, por exemplo.
Ingredientes:
- 2 colheres (de sopa) de folhas de oliveira picadas;
- 500 ml de água fervente
Modo de preparo:
Colocar as folhas de oliveira em uma xícara com a água fervente e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois coar a mistura e deixar amornar. Beber 3 a 4 xícaras deste chá ao longo do dia.
Além do chá, também existe o extrato de folhas de oliveira à venda em lojas de produtos naturais sob a forma de cápsulas, que podem ser consumidas na dose de 500 mg, 2 vezes ao dia após as refeições.
5. Suco de mirtilo
Além de ser uma excelente fonte de antioxidantes, que combate doenças como o câncer e evita o envelhecimento precoce, o suco de mirtilo também ajuda a diminuir a pressão arterial, especialmente quando consumido diariamente.
Além disso, a ação do suco de mirtilo parece ser mais notória em pessoas com alto risco cardiovascular, como obesos ou pessoas com síndrome metabólica. Assim, pode ser usado como complemento do tratamento indicado pelo médico.
Ingredientes:
- 1 xícara de mirtilos frescos;
- ½ copo de água;
- Suco de ½ limão.
Modo de preparo:
Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea. Este suco deve ser consumido 1 a 2 vezes por dia.
6. Chá de hibisco
O hibisco é uma planta que tem sido popularmente utilizada para ajudar no processo de emagrecimento.
No entanto, esta planta tem outros efeitos importantes, como a redução da pressão arterial. Isso acontece devido à sua composição rica em antocianinas, que são flavonoides que ajudam na regulação da pressão arterial.
No entanto, para se obter o melhor resultado devem-se utilizar os cálices das flores de hibisco com cores mais escuras. Os cálices são as estruturas que ligam o caule da flor à pétalas. Quanto mais escuras forem as flores de hibisco, maior a quantidade de antocianinas e maior seu efeito contra o aumento da pressão arterial.
Ingredientes:
- 1 a 2 gramas de cálices de hibisco;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Colocar os cálices de hibisco numa xícara com água fervente, tampar e deixe repousar entre 5 a 10 minutos. Depois, coar e beber essa mistura 1 a 2 vezes por dia, mantendo pelo menos 8 horas de intervalo entre cada xícara.
Embora ainda não existem estudos que comprovem, é possível que o hibisco seja tóxico acima de doses diária de 6 gramas. Assim, é aconselhado que não se aumente a dose indicada.
7. Chá de mangaba
Outro bom remédio caseiro para pressão alta é comer a fruta mangaba ou tomar o chá da casca da mangaba porque possui propriedades vasodilatadoras que ajudam a baixar a pressão.
Ingredientes:
- 2 colheres (de sopa) de casca de mangaba;
- 500 ml de água fervente.
Modo de preparo:
Juntar todos os ingredientes e levar ao fogo, deixando ferver por 5 minutos. Tapar a panela e deixar esfriar e coar a seguir. Tomar de 2 a 3 xícaras deste chá por dia.
8. Chá de cavalinha
O chá de cavalinha é um excelente diurético natural que aumenta a produção de urina e eliminação do excesso de líquidos no corpo. Assim, pode ser um ótimo aliado para baixar a pressão arterial em pessoas que fazem muita retenção de líquidos, já que o excesso de água no corpo causa mais estresse sobre o coração, piorando os casos de hipertensão.
No entanto, este chá só deve ser usado pontualmente quando está difícil controlar a pressão com outros método e existe muita retenção de líquidos. Assim, este chá não deve ser consumido por mais de 1 semana seguida, já que também provoca a eliminação de minerais importantes através da urina.
Ingredientes:
- 2 a 3 colheres (de sopa) de folhas de cavalinha secas;
- 500 ml de água fervente.
Modo de preparo:
Colocar as folhas de cavalinha na água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois coar a mistura e beber morno. Este chá pode ser consumido 2 a 3 vezes por dia.
9. Chá de valeriana
As raízes de valeriana têm excelentes propriedades calmantes e relaxantes musculares que ajudam a melhorar a circulação sanguínea. Além disso, por ser muito calmante e atuar diretamente no neurotransmissor GABA, a valeriana pode ser usada especialmente por quem tem crises de ansiedade frequentes, que levam ao aumento da pressão arterial.
Ingredientes:
- 5 gramas de raiz de valeriana;
- 1 xícara com água fervente.
Modo de preparo:
Colocar a raiz de valeriana na xícara com água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois coar e beber de 2 a 3 vezes por dia.
Em algumas pessoas este chá pode causar sonolência durante o dia, devendo, nesses casos, ser usado apenas antes de dormir, por exemplo.
10. Suco de aipo
O suco de aipo, também conhecido como salsão, ajuda a diminuir a pressão arterial devido às propriedades vasodilatadoras. Além disso, esse suco também é complementado com laranja, uma fruta rica em potássio, que é um mineral que favorece a saída de sódio do organismo por meio da urina.
Ingredientes:
- 3 aipos;
- 3 laranjas.
Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador, transferir para um copo e beber em seguida.
11. Vitamina de banana e abacate
O abacate e a banana são frutas com elevado teor de potássio e magnésio, que são minerais importantes e que contribuem para diminuir a pressão arterial, já que o potássio favorece a eliminação de sódio através da urina e o magnésio ajuda a aumentar a produção de óxido cítrico, um composto que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos.
Ingredientes:
- 1 copo de iogurte natural;
- 1 banana;
- 1/2 abacate maduro.
Modo de preparo:
Bater no liquidificador o iogurte, a banana e o abacate e beber em seguida. Pode-se também adoçar com um pouco de mel e acrescentar gelo antes de bater no liquidificador.
12. Água de aveia
A aveia possui alguns compostos com propriedades antioxidantes, como as avenantramidas, que ajudam a reduzir o estresse oxidativo e aumentar a produção de óxido nítrico, um composto que ajuda a relaxar a parede dos vasos sanguíneos, melhora a circulação e favorece a diminuição da pressão arterial.
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de farelo de aveia;
- 1 litro de água.
Modo de preparo:
Bater no liquidificador a aveia e a água até que fique uma mistura homogênea. É recomendado tomar pela manhã, em jejum, e antes de cada refeição.
13. Chá de cúrcuma
Por conter curcumina, uma substância com potente ação antioxidante, a cúrcuma ajuda a combater os radicais livres, melhorando a função dos vasos sanguíneos e promovendo o relaxamento das artérias e, assim, baixando a pressão arterial.
Ingredientes:
- 1 colher de chá de pó de cúrcuma
- 150 mL de água fervida.
Modo de preparo:
Colocar a cúrcuma em pó na água fervida e deixar repousar durante 10 a 15 minutos. Em seguida, deixar esfriar um pouco e beber até 3 xícaras por dia entre as refeições.
14. Suco de romã
Os antioxidantes presentes na romã promovem o relaxamento dos vasos sanguíneos e facilitam a circulação do sangue, ajudando a prevenir a hipertensão.
Ingredientes:
- 1 romã;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
Cortar a romã, tirar suas sementes e bater tudo no liquidificador juntamente com a água até que todas as sementes de partam, coar e beber em seguida, sem adoçar, de preferência.
15. Chá de ruibarbo
O ruibarbo é outra excelente opção para baixar a pressão arterial, já que é rico em antioxidantes com efeitos anti-inflamatórios e contém potássio, um mineral que aumenta o relaxamento dos vasos sanguíneos, favorecendo a passagem do sangue pelas artérias e melhorando a circulação.
Ingredientes:
- 500 mL de água;
- 2 colheres de sopa de caule de ruibarbo.
Modo de preparo:
Colocar a água e o caule em uma panela e levar para ferver em fogo alto. Quando ferver, diminuir o fogo e deixar cozinhar por 10 minutos. Coar e beber quente ou frio, sem adoçar.
16. Chá de camomila
A camomila tem propriedades relaxantes que ajudam a acalmar, graças ao fato de possuir um tipo de flavonoide chamado apigenina, um composto bioativo que atua no sistema nervoso central para promover um efeito calmante e sedativo.
Além disso, também exerce efeito diurético e fornece flavonoides que promovem a elasticidade e a saúde das artérias, melhorando a circulação sanguínea, o que ajuda a regular a pressão arterial.
Ingredientes:
- 0,5 a 4 g de flores de camomila secas;
- 150 mL de água fervente.
Modo de preparo:
Para fazer chá de camomila, basta adicionar as flores à água fervente. Cobrir e deixar em infusão por 4 a 5 minutos. Por fim, coe e beba até 4 xícaras de chá de camomila por dia.
17. Mergulhar os pés em água morna
Deixar os pés de molho em água morna é uma técnica de relaxamento que estimula o cérebro, fazendo com que ele libere endorfinas que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e a baixar a pressão arterial.
Para realizar essa terapia, basta colocar água morna em uma bacia e deixar os pés de molho por pelo menos 15 minutos
18. Respiração profunda
Respirar profundamente várias vezes ajuda a relaxar e a reduzir o estresse, diminuindo assim a pressão arterial.
Para o exercício, deve-se inspirar profundamente, prender a respiração por 2 segundos e expirar lentamente, o que pode ser repetido quantas vezes forem necessárias.
Essa prática não só pode ser usada para reduzir a pressão arterial imediatamente, mas também pode ser praticada duas vezes por dia para ajudar a mantê-la baixa.
19. Chocolate
O chocolate ajuda a reduzir a pressão arterial e a melhorar a circulação sanguínea porque produz óxido nítrico, que é uma substância que ajuda a relaxar as artérias.
De preferência, deve-se optar pelo chocolate amargo ou escuro, que tem uma concentração maior de cacau, proporcionando esses benefícios.
Para obter essas propriedades, basta consumir um ou dois quadradinhos de chocolate amargo ou meio amargo por dia, o que equivale a aproximadamente 6 g ou 12 g. Saiba mais sobre os benefícios do chocolate.
Outras dicas para reduzir a pressão alta
Outras dicas importantes para reduzir a pressão alta são:
- Manter uma dieta balanceada, rica em fibras e pobre em sal, açúcares e gorduras saturadas;
- Manter um peso saudável;
- Praticar atividade física regular de intensidade moderada;
- Evitar o uso de álcool e tabaco;
- Reduzir o estresse por meio de atividades relaxantes, como ioga ou exercícios de respiração;
- Ter um sono suficiente e reparador.
É essencial medir e monitorar a pressão arterial regularmente. Em caso de qualquer alteração, um cardiologista ou clínico geral deve ser consultado para receber uma avaliação adequada e, se necessário, ajustar o tratamento.