11 remédios para ácido úrico (e como usar)

Os remédios para ácido úrico alto, como o alopurinol ou a probenecida, ajudam a reduzir a produção de ácido úrico ou promover a sua eliminação, sendo indicados para o tratamento da gota ou artrite gotosa, ou prevenção de crises de gota.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Reumatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Além disso, outros remédios, como a colchicina, a indometacina, ibuprofeno ou a prednisona, também podem ser indicados para as crises agudas de gota, pois possuem ação anti-inflamatória, ajudando a aliviar os sintomas de dor e inchaço nas articulações. Saiba identificar os sintomas de gota.

Os remédios para ácido úrico alto devem ser indicados pelo reumatologista, de forma individualizada, após realização de exames que medem a quantidade de ácido úrico no sangue a na urina, assim como avaliação dos sintomas e da sua gravidade.

Imagem ilustrativa número 1

11 remédios para ácido úrico

Os principais remédios que podem ser indicados pelo médico para ácido úrico são:

1. Alopurinol

O alopurinol é um remédio que ajuda a diminuir os níveis de ácido úrico no sangue e na urina, pois age inibindo sua síntese, prevenindo que se deposite nas articulações ou órgãos, sendo indicado nos casos de gota ou pedra nos rins.

Além disso, esse remédio também pode ser indicado para prevenir o surgimento de lesões nos rins, em pessoas em tratamento com quimioterapia para câncer no sangue, pois nesses casos, existe um risco maior de aumento do ácido úrico.

O alopurinol é encontrado na forma de comprimidos de 100 ou 300 mg, como genérico ou com o nome comercial Zyloric, sendo fornecido gratuitamente pelo SUS ou pode ser comprado em farmácias ou drogarias, mediante apresentação de receita médica.

Como usar: a dose inicial para adultos e crianças com mais de 10 anos é mais baixa, para evitar o surgimento de efeitos colaterais, sendo geralmente recomendada a ingestão de 100 mg de alopurinol por dia, após uma refeição. Em alguns casos, o médico pode recomendar a ingestão de até 900 mg por dia. Saiba como tomar o alopurinol.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Probenecida

A probenecida é um remédio uricosúrico que age aumentando a eliminação do ácido úrico na urina, o que ajuda a regular e diminuir os níveis de ácido úrico no corpo, sendo recomendado para o tratamento da gota crônica ou artrite gotosa.

Além disso, a probenecida também pode ser indicada para pessoas com gota severa recorrente que apresenta efeitos colaterais graves com o uso do alopurinol.

Como usar: a dose inicial normalmente recomendada para adultos é de 250 mg de probenecida por via oral, 2 vezes por dia, por 1 semana de tratamento. A dose de manutenção é de 500 mg, 2 vezes por dia, ou conforme orientação médica. Durante o tratamento, deve-se beber bastante água e evitar o uso de ácido acetilsalicílico, pois reduz a ação da probenecida.

3. Sulfinpirazona

A sulfinpirazona é outro remédio uricosúrico que aumenta a eliminação de ácido úrico pela urina, indicado para o tratamento da gota, artrite gotosa ou tofos gotosos, ajudando a prevenir crises agudas de gota.

Como usar: a dose inicial recomendada é de 200 a 400 mg por via oral, divididas em 2 doses por dia. Essa dose pode ser aumentada ou diminuída pelo médico após 1 semana, de acordo com a resposta ao tratamento. Os comprimidos devem ser tomados junto com uma refeição ou leite.

4. Colchicina

A colchicina é um remédio antigotoso que pode ser indicado para o tratamento ou prevenção de crises agudas de gota nos casos de artrite gotosa crônica, pois tem ação anti-inflamatória, aliviando a dor, inchaço e a inflamação das articulações.

Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos de 0,5 mg ou 1 mg, como genérico “colchicina” ou com os nomes comerciais Colchis, Cixin, ou Cocichimil, por exemplo.

Como usar: para prevenir crises agudas de gota a dose recomendada é de 1 comprimido de 0,5 mg, de 1 a 3 vezes por dia, conforme orientação médica. Já para o tratamento das crises agudas, a dose inicial é de 0,5 mg a 1,5 mg, seguido de 1 comprimido em intervalos de 1 hora, ou de 2 horas, até que ocorra o alívio da dor.

5. Indometacina

A indometacina é um anti-inflamatório não esteroide potente que pode ser indicado para o tratamento de crises agudas de gota ou artrite gotosa aguda, pois ajuda a aliviar a dor e o inchaço nas articulações, causados pelo ácido úrico alto que podem se depositar nas articulações.

Esse remédio é encontrado com o nome comercial Indocid, na forma de comprimidos de 25 ou 50 mg de indometacina, sendo que o tratamento deve ser iniciado em até 48 horas do início dos sintomas da crise de gota, de forma a ser mais eficaz para controlar os sintomas.

Como usar: a dose recomendada da indometacina para adultos geralmente é de 50 mg, 3 vezes por dia, tomada após uma refeição, por 5 a 7 dias, conforme a orientação médica. Veja como tomar a indometacina.

6. Ibuprofeno

O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroide que pode ser indicado para aliviar crises agudas de gota, com sintomas de dor e inchaço nas articulações causada pelo depósito de ácido úrico nas articulações.

Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos, gotas, cápsulas gelatinosas ou suspensão oral, com os nomes comerciais Advil, Alivium, Buscofem ou Ibuprotrat, por exemplo.

Como usar: a dose do ibuprofeno para adultos normalmente indicada para crises agudas de gota é de 600 a 800 mg, 3 vezes por dia, por 5 a 7 dias, conforme orientação médica. Saiba como tomar o ibuprofeno corretamente.

7. Naproxeno

O naproxeno é outro antiinflamatório indicado para o tratamento de crises agudas de gota.

Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos, como genérico sob a designação “naproxeno sódico” ou com os nomes comerciais Flanax, Naxotec, Nexflen ou Naprox, por exemplo.

Como usar: a dose normalmente recomendada é de 500 mg de naproxeno, 2 vezes por dia, por 5 a 7 dias de tratamento.

Outros anti-inflamatórios não esteroides que podem ser indicados pelo médico para crises de gota são meloxicam, diclofenaco ou celecoxib, por exemplo.

8. Prednisona

A prednisona, assim como a prednisolona, são corticoides orais que podem ser indicados para o tratamento de crises de gota, em pessoas que possuem contra-indicações para o uso de anti-inflamatórios não esteroides ou a colchicina, ou que tenham insuficiência renal.

Como usar: a dose inicial recomendada de prednisona ou prednisolona para crises agudas de gota são de 30 a 40 mg, 1 vez por dia, administrada em dose única ou dividida em duas doses. Essa dose deve ser reduzida pelo médico após a melhora da crise, e geralmente o tratamento é de 7 a 10 dias. Saiba como tomar a prednisona e a prednisolona corretamente.

9. Metilprednisolona

A metilprednisolona é um corticoide injetável com potente ação anti-inflamatória, que pode ser aplicado pelo médico diretamente na articulação com gota ou artrite gotosa, nos casos de crises agudas.

Além disso, esse remédio pode ser indicado para aplicação diretamente no músculo em pessoas que possuem contraindicação para injeção na articulação ou que não podem tomar corticoides orais.

Como usar: a dose da metilprednisolona para aplicação na articulação varia de acordo com a articulação afetada e a gravidade dos sintomas. Da mesma forma, a dose para aplicação no músculo varia de acordo com a gravidade dos sintomas e deve ser indicada pelo médico.

10. Febuxostate

O febuxostate pode ser indicado pelo médico para prevenir o aumento do ácido úrico em pessoas com gota, especialmente nos casos de pessoas que não podem tomar o alopurinol ou quando o alopurinol já não é mais eficaz para reduzir os níveis de ácido úrico.

Como usar: a dose de febuxostate recomendada é de 1 comprimido de 80 mg, 1 vez por dia, tomado antes ou após uma refeição. Após 2 a 4 semanas de tratamento, se o ácido úrico no sangue não tiver reduzido para menos de 6 mg/dL, o médico pode considerar aumentar a dose para 120 mg por dia.

11. Rasburicase

A rasburicase é uma enzima indicada para o tratamento ou prevenção do aumento do ácido úrico agudo no sangue, para evitar o surgimento de insuficiência renal, ou falência renal, em pessoas com câncer no sangue, como leucemia ou linfoma, por exemplo.

Além disso, esse remédio também é indicado para evitar a síndrome da lise tumoral em pessoas em tratamento com quimioterapia para câncer no sangue.

A rasburicase, encontrada em hospitais com o nome comercial Fasturtec, age quebrando o ácido úrico, evitando que os cristais se depositem nos rins, evitando a deterioração dos rins e a falência renal.

Como usar: a rasburicase deve ser aplicada por via intravenosa, ou seja, diretamente na veia, pelo enfermeiro no hospital, sob supervisão médica, sendo que a dose normalmente recomendada é de 0,2 mg por Kg de peso corporal, por dia.

Remédio caseiro para ácido úrico

O melhor remédio caseiro para ácido úrico alto é a alteração na dieta, que deve ser feita evitando o consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes, e de alimentos ricos em purinas, como carnes vermelhas, peixes ou frutos do mar, por exemplo. Veja como deve ser a dieta para ácido úrico alto.

Além disso, é importante perder peso e beber bastante água por dia, de forma a manter o corpo hidratado, pois ajuda a reduzir a frequência de crises de gota.

Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin de como deve ser a dieta para ácido úrico alto:

Como baixar o ÁCIDO ÚRICO rapidamente

05:45 | 28.940 visualizações

Vídeos relacionados

Como baixar o ÁCIDO ÚRICO rapidamente

05:45 | 28.940 visualizações

Alimentação para GOTA

04:58 | 915.481 visualizações