Os remédios para furúnculo, como a amoxicilina, a clindamicina ou a rifamicina, podem ser usadas na forma de comprimidos, suspensão oral, spray ou pomada, pois possuem ação antibacteriana que ajudam a eliminar as bactérias, como o Staphylococcus aureus, que é a principal causadora dos furúnculos.
Geralmente, o tratamento com remédios para furúnculo não são necessários, uma vez que podem melhorar em cerca de 2 semanas com a aplicação de compressas mornas no local, que favorece a drenagem do pus de forma espontânea. Em alguns casos, o médico pode fazer a drenagem cirúrgica.
Assim, os remédios para furúnculo podem ser indicado pelo dermatologista ou clínico geral quando a drenagem espontânea ou cirúrgica, não foram suficientes para melhorar os sintomas, ou quando o furúnculo é grande, recorrente ou a pessoa apresenta febre ou risco aumentado de desenvolver complicações, como celulite bacteriana ou endocardite, por exemplo.
8 remédios para furúnculo
Os principais remédios para furúnculo que podem ser receitados pelo dermatologista são:
1. Rifamicina
A rifamicina é um antibiótico tópico na forma de spray, com ação bactericida que destrói bactérias Gram-positivas, como o Staphylococcus aureus, que é uma das principais bactérias que causam furúnculos, mas também age contra bactérias Gram-negativas.
Esse remédio pode ser indicado pelo dermatologista para ser aplicado diretamente sobre o furúnculo, sendo encontrado com o nome Rifocina Spray.
A Rifocina Spray não deve ser usada por pessoas com asma, pois possui metabissulfito de potássio na sua composição que pode causar reações alérgicas ou crises asmáticas graves. Além disso, não deve ser usada por via oral ou por pessoas que tenham alergia à rifamicina ou a qualquer componente presente na fórmula.
Como usar: limpar a pele do furúnculo com um antisséptico e pulverizar a Rifocina Spray sobre o furúnculo a cada 6 a 8 horas, ou de acordo com a indicação do dermatologista. Veja como usar a rifamicina corretamente.
2. Polissulfato de mucopolissacarídeo
O polissulfato de mucopolissacarídeo é uma pomada para uso tópico com ação anti-inflamatória que ajuda a reduzir a inflamação no local e aliviar os sintomas do furúnculo, como dor, desconforto ou vermelhidão da pele. Veja os principais sintomas de furúnculo.
Essa pomada pode ser encontrada com os nomes Hirudoid, Topcoid ou Fledoid e deve ser usada somente com indicação do dermatologista.
Como usar: aplicar sobre a pele com furúnculo, espalhando suavemente cerca de 3 a 4 vezes ao dia ou conforme recomendado pelo médico. É importante limpar a pele com uma solução antisséptica antes de aplicar a pomada. O tempo de tratamento deve ser orientado pelo médico, e geralmente é cerca de 10 dias. Conheça outras pomadas para furúnculo.
3. Sulfametoxazol + trimetoprima
O sulfametoxazol + trimetoprima é um antibiótico na forma de comprimidos ou suspensão oral que pode ser indicado pelo dermatologista para o tratamento do furúnculo infectado, pois tem ação contra bactérias como o Staphylococcus aureus.
Esse remédio pode ser encontrado com o nome genérico "sulfametoxazol + trimetoprima" ou com os nomes comerciais Bactrim, Bactrim F, Subtrax, Benectrin ou Bacteracin, vendido mediante apresentação de receita médica.
O sulfametoxazol + trimetoprima não deve ser usado por recém nascidos com menos de 6 semanas, mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas com doenças no fígado ou rins, anemia ou em tratamento com varfarina ou dofetilida.
Como usar: as doses normalmente recomendadas para adultos são 2 comprimidos de Bactrim (sulfametoxazol 400 mg + trimetoprima 80 mg) ou 1 comprimido de Bactrim F (sulfametoxazol 800 mg + trimetoprima 160 mg), ou 10mL da suspensão oral para adultos, de 12 em 12 horas, ou conforme orientação médica. Veja como tomar o sulfametoxazol + trimetoprima.
4. Amoxicilina
A amoxicilina ou a amoxicilina + clavulanato é outro antibiótico que pode ser indicado pelo dermatologista para pessoas que não possuem alergia às penicilinas, pois furúnculo, pois é capaz de eliminar as bactérias mais comuns causadoras do furúnculo como o Staphylococcus aureus.
Esse remédio para furúnculo pode ser encontrado na forma de comprimidos ou suspensão oral, como genérico ou com os nomes comerciais Amoxil, Novocilin, Clavulin BD ou Atak Clav, por exemplo.
Como usar: a dose normalmente recomendada da amoxicilina para adultos é de 500 mg por via oral, 3 vezes ao dia. Já no caso da amoxicilina + clavulanato, as doses recomendadas para adultos ou crianças acima de 12 anos, é de 1 comprimido de amoxicilina 500 mg + clavulanato 125 mg, de 8 em 8 horas, ou 1 comprimido de amoxicilina 875 + clavulanato 125 mg, de 12 em 12 horas, conforme orientado pelo médico. Saiba como tomar a amoxicilina e amoxicilina + clavulanato.
5. Ciprofloxacino
O ciprofloxacino é um antibiótico de amplo espectro da classe das fluorquinolonas indicado para o tratamento da infecções bacterianas na pele e tecidos moles, como o furúnculo.
Esse remédio é encontrado na forma de comprimidos de 500 mg, como genérico “cloridrato de ciprofloxacino”, ou com os nomes comerciais Cipro, Prolox ou Foritus, vendido mediante apresentação de receita médica.
O ciprofloxacino não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas com histórico de problemas nos tendões causados pelo uso de fluoroquinolonas, ou que tenham miastenia gravis.
Como usar: o ciprofloxacino deve ser tomado por via oral, com um copo de água, antes ou após uma refeição, sendo que a dose normalmente recomendada para adultos 1 comprimido de 500 mg, 2 vezes por dia, ou conforme orientação médica. Saiba como tomar e posologia do ciprofloxacino.
6. Levofloxacino
O levofloxacino é outro antibiótico da classe da fluorquinolonas que pode ser indicado pelo dermatologista para o tratamento de infecções bacterianas na pele e tecido subcutâneo, como o furúnculo.
Esse remédio para furúnculo pode ser encontrado na forma de comprimido de 500 mg ou 750 mg, como genérico "levofloxacino" ou com os nomes comerciais Levaquin, Livepax, Levoxin ou Tamiram, por exemplo.
Como usar: a dose normalmente recomendada para adulto é de 1 comprimido de 500 mg em dose única diária, ou seja, a cada 24 horas, durante 7 a 10 dias, conforme indicação médica. Saiba como tomar o levofloxacino corretamente.
7. Cefalexina
A cefalexina é um antibiótico de amplo espectro da classe das cefalosporinas indicado para o tratamento de infecções na pele, o que inclui os furúnculos.
Esse remédio é encontrado na forma de comprimidos, cápsulas ou suspensão oral, como genérico ou com os nomes comerciais Keflex ou Cefagel, e não deve ser usado por pessoas alérgicas às cefalosporinas ou penicilinas. Durante a gravidez deve ser usado somente se recomendado pelo obstetra.
Como usar: as doses da cefalexina devem ser indicadas pelo dermatologista, pois variam de acordo com a gravidade da infecção. Veja como tomar a cefalexina.
8. Clindamicina
A clindamicina é outro antibiótico que pode ser usado por pessoas alérgicas às penicilinas, nos casos de infecções bacterianas na pele, como furúnculos, abscessos ou celulite bacteriana, por exemplo.
Esse remédio é encontrado na forma de cápsulas de 300 mg, para ser tomada por via oral, como genérico "cloridrato de clindamicina" ou com o nome comercial Dalacin C.
Como usar: dose diária de clindamicina para adultos deve ser orientada pelo médico pois pode variar de 600 a 1800 mg por dia, divididas em 2, 3 ou 4 doses iguais. Saiba como usar a clindamicina.
Quando os antibióticos são indicados
O uso de antibiótico nem sempre é necessário, pois normalmente o furúnculo drena espontaneamente com aplicação de compressas mornas no local e limpeza da pele com antissépticos.
Caso o furúnculo não drene espontaneamente, o médico pode realizar a drenagem no consultório com materiais esterilizados.
No entanto, caso não ocorra melhora dos sintomas após a drenagem, o uso de antibióticos na forma de pomadas ou comprimidos pode ser indicado pelo médico.
Outras condições nas quais o médico pode indicar o uso de antibióticos para furúnculos são febre, furúnculos grandes, recorrentes ou múltiplos, sistema imunológico enfraquecido ou risco aumentado de complicações, como celulite bacteriana, endocardite, osteomielite ou sepse, por exemplo.
Cuidados durante o tratamento
O tratamento com remédios para furúnculo deve ser feito com orientação do dermatologista ou clínico geral, sendo importante alguns cuidados, como:
- Usar o remédio para furúnculo nos horários corretos e pelo tempo de tratamento recomendado pelo médico;
- Nunca tentar furar ou espremer o furúnculo por conta própria, pois pode espalhar a infecção para outros locais da pele, e tornar o tratamento mais difícil;
- Lavar bem as mãos antes e após aplicar a pomada para furúnculo, e quando aplicar compressas mornas;
- Lavar com água fervente a roupa, toalhas, lençóis e todos os materiais que entrarem em contato com a região da pele com o furúnculo.
Além disso, deve-se lavar o furúnculo com água e sabonete antibacteriano ou produtos antissépticos como iodopovidona ou clorexidina, indicado pelo médico. Saiba como usar a iodopovidona e a clorexidina.
Remédios caseiros para furúnculos
Alguns remédios caseiros para furúnculos, como o emplastro de aveia ou o óleo de melaleuca, possuem propriedades anti-inflamatórias ou antissépticas que podem ajudar a combater à infecção.
Esses remédios caseiros são uma boa opção para ajudar a aliviar os sintomas do furúnculo, no entanto, não substituem o tratamento indicado pelo médico. Veja como preparar os remédios caseiros para furúnculos.