Remédios para gripe e resfriado na gravidez

Durante a gravidez, deve-se ter muito cuidado com os remédios usados para aliviar os sintomas de gripe, resfriado ou dor de garganta, por exemplo, já que nem todos são indicados pois podem chegar até o bebê através da placenta ou cordão umbilical, prejudicando seu desenvolvimento ou causando danos no bebê em formação. Por isso, durante a gravidez é aconselhado não tomar nenhum remédio para a gripe e resfriado sem orientação médica.

No entanto, existem algumas opções de remédios caseiros como chá de menta, chá de limão, ou uma mistura de mel com laranja, que podem ajudar a aliviar os sintomas da gripe ou resfriado, e se a garganta estiver irritada, pode-se experimentar fazer um gargarejo com água morna e sal. Veja outras soluções caseiras para gripe, resfriado e dor de garganta na gravidez.

Além disso, a grávida deve fazer uma alimentação saudável comendo frutas e legumes frescos ao longo do dia e bebendo 1,5 a 2 litros de água por dia, para uma boa recuperação.

Remédios para gripe e resfriado na gravidez

Remédio para febre ou dor

Durante uma gripe ou resfriado, os sintomas como dor de cabeça, dor de garganta, dor no corpo ou febre são muito frequentes, e nestes casos a grávida pode tomar o paracetamol, que é considerado o medicamento com menos riscos para o bebê, no entanto deve ser tomado na menor dose possível e pelo menor período de tempo. 

A dose recomendada pelo obstetra, geralmente, é de 1 comprimido de 500 mg a cada 8 horas, com uma dose diária máxima de 4000 mg, sendo sempre importante tomar o paracetamol com orientação e indicação do médico.

Remédio para coriza ou nariz entupido

Nestes casos, a grávida pode usar uma solução salina isotônica de água do mar, como Nasoclean, ou soro fisiológico 0,9%, por exemplo, aplicando nas narinas ao longo do dia.

Além disso, a grávida pode ainda usar um umidificador de ar, pois ele aumenta a umidade do ar, facilitando a respiração e ajudando o nariz a desentupir. A grávida também pode fazer inalações com soro fisiológico, usando um inalador, para ajudar a umedecer as vias respiratórias e, desta forma, desentupir o nariz.

Assista o video com o enfermeiro Manuel Reis com dicas de como lavar o nariz com soro fisiológico para aliviar a coriza ou o nariz entupido na gravidez:

Como fortalecer o sistema imune

Uma boa forma de fortalecer o sistema imune, é fazer um suco de goiaba, maracujá e leite de côco, porque é rico em vitamina C e minerais, que têm ação antioxidante, ajudando a fortalecer o corpo e a combater gripes e resfriados. Além disso, o leite de coco é rico em ácido láurico, que o organismo converte na substância antiviral e antibacteriana, como a monolaurina, ajudando a combater o resfriado.

Ingredientes

  • ½ goiaba;
  • ½ maracujá com polpa e sementes;
  • 150 mL de leite de coco caseiro.

​​Modo de preparo

Adicionar a polpa da goiaba e do maracujá no liquidificador e bater. Acrescentar o leite de coco aos poucos até ficar com uma consistência cremosa. Beber em seguida.

Assista o vídeo com outras receitas que ajudam a fortalecer a imunidade e aliviar os sintomas de gripe e resfriado: 

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • BREMER, Lars; et al. Paracetamol Medication During Pregnancy: Insights on Intake Frequencies, Dosages and Effects on Hematopoietic Stem Cell Populations in Cord Blood From a Longitudinal Prospective Pregnancy Cohort. EBioMedicine. 26. 146–151, 2017
  • UK TERATOLOGY INFORMATION SERVICE (UKTIS). Paracetamol. Disponível em: <https://www.medicinesinpregnancy.org/Medicine--pregnancy/Paracetamol/>. Acesso em 08 Jul 2021
  • NHS - NATION HEALTH SYSTEM. Paracetamol for adults. Disponível em: <https://www.nhs.uk/medicines/paracetamol-for-adults/>. Acesso em 08 Jul 2021
  • TODA, Katsuhiro. Is acetaminophen safe in pregnancy?. Scand J Pain. 17. 445-446, 2017
  • DRUGS.COM. Can I take Tylenol while pregnant?. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/medical-answers/tylenol-pregnant-3002126/>. Acesso em 08 Jul 2021
  • MOUSA, Haider Abdul-Lateef. Prevention and Treatment of Influenza, Influenza-Like Illness, and Common Cold by Herbal, Complementary, and Natural Therapies. J Evid Based Complementary Altern Med. 22. 1; 166-174, 2017
Mais sobre este assunto: