7 remédios para tontura (e como tomar)

Alguns remédios para tontura, como a betaistina, a meclizina ou o dimenidrinato, ajudam a aliviar a sensação de tontura ou vertigem, além de outros sintomas como náuseas ou vômitos.

A tontura pode ser causada por várias condições de saúde, como labirintite, vertigem posicional paroxística benigna, neurite vestibular, hipoglicemia ou enxaqueca, por exemplo. Veja todas as causas de tontura.

Desta forma, os remédios para tontura devem ser tomados após avaliação do otorrinolaringologista ou clínico geral, que pode indicar o melhor remédio de acordo com sua causa e sintomas associados.

Mulher tomando comprimido com água

7 remédios para tontura

Os principais remédios para tontura são:

1. Betaistina

A betaistina é um remédio indicado para a tontura causada por labirintite ou síndrome de Meniére, pois age melhorando o fluxo de sangue no ouvido interno, diminuindo a pressão, aliviando a tontura e sintomas como zumbido no ouvido, perda ou dificuldade de audição ou vertigem.

Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos contendo 16 mg, 24 mg, 32 mg ou 48 mg de dicloridrato de betaistina, e deve ser usado com orientação do otorrinolaringologista.

Como usar: as doses recomendadas para adultos são de 24 a 48 mg por dia, divididos em 2 a 3 tomadas. Saiba como tomar a betaistina corretamente.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Flunarizina

A flunarizina é um remédio para tontura e vertigem causados por síndrome de Meniére, neurite vestibular ou labirintite, pois age diminuindo a entrada excessiva de cálcio nas células sensoriais do sistema vestibular, que é um dos responsáveis pelo equilíbrio.

Esse remédio deve ser usado com indicação do otorrinolaringologista e pode ser encontrado na forma de comprimidos de 10 mg ou solução oral de 5 mg/mL contendo dicloridrato de flunarizina.

Como usar: a dose recomendada para adultos é de 40 gotas ou 1 comprimido de 10 mg, tomado à noite ao deitar, ou conforme orientação médica. Veja também como dar a solução oral de flunarizina para crianças.

Leia também: 11 formas de aliviar a tontura e vertigem em casa tuasaude.com/tratamento-para-vertigem

3. Cinarizina

A cinarizina é um remédio antivertiginoso que possui a mesma ação da flunarizina, sendo indicado para tontura causada por labirintite, distúrbio do movimento (cinetose) ou vertigem.

Leia também: Cinetose: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/cinetose

Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos de 25 mg ou 75 mg e deve ser usado com indicação médica.

Como usar: a dose normalmente recomendada para adultos é de 1 comprimido de 25 mg de cinarizina, 3 vezes por dia ou 1 comprimido de 75 mg, 1 vez por dia, tomada após uma refeição, conforme orientação médica.

4. Dimenidrinato

O dimenidrinato é um anti-histamínico indicado para aliviar os sintomas de tontura, náuseas e vômitos causados por labirintite ou cinetose.

Esse remédio pode ser encontrado com o nome comercial Dramin, podendo ainda conter a associação de dimenidrinato + piridoxina, com o nome Dramin B6, e deve ser usado somente com orientação médica.

Como usar: a dose recomendada para adultos é de 1 a 2 cápsulas de 50 mg de Dramin, a cada 4 a 6 horas, ou 1 a 2 comprimidos de Dramin B6, a cada 4 horas. Veja também como tomar o Dramin B6 gotas.

5. Meclizina

A meclizina é outro anti-histamínico que pode ser indicado pelo médico para aliviar a tontura, enjoo e vômitos causados por labirintite, cinetose ou síndrome de Meniére.

Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos simples ou comprimidos mastigáveis contendo de 25 e 50 mg de meclizina.

Como usar: as doses da meclizina podem variar de acordo com a condição a ser tratada, sendo que para labirintite é recomendado para adultos a dose de 25 a 100 mg de meclizina por dia, tomada em doses divididas, conforme orientação médica. Saiba como tomar a meclizina corretamente.

6. Metoclopramida

A metoclopramida, assim como a proclorperazina, é um remédio para tontura e vômitos causados por labirintite, pois age aumentando as contrações dos músculos do trato digestivo, acelerando o esvaziamento gástrico e intestinal.

Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos, gotas ou solução injetável, e só deve ser usada com indicação médica.

Como usar: a dose recomendada para adultos é de 1 comprimido de 10 mg, 3 vezes por dia, tomado 30 minutos antes de uma refeição.

Leia também: Remédios para labirintite: de farmácia e caseiros tuasaude.com/remedio-para-labirintite

7. Prometazina

A prometazina é um remédio para náusea e tontura causados por distúrbios do movimento, como a cinetose ou a labirintite, pois tem efeito sedativo e antiemético.

Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos contendo 25 mg de cloridrato de prometazina e deve ser usado com indicação médica.

Como usar: a dose normalmente recomendada é de 2 a 6 comprimidos de 25 mg, por dia, em doses divididas, tomadas 2, 3 ou 4 vezes por dia, conforme orientação médica.

Remédio para tontura na gravidez

Os remédios para tontura na gravidez, como a piridoxina (vitamina B6) ou a doxilamina, podem ser indicados nos casos de hiperemese gravídica que pode causar tontura, náuseas que não melhoram ou vômitos frequentes.

Além da hiperemese gravídica, a tontura na gravidez pode ser causada por alterações hormonais normais, hipoglicemia, desidratação ou até pré-eclâmpsia, por exemplo.

Leia também: Tonturas na gravidez: 7 causas comuns (e o que fazer) tuasaude.com/tontura-na-gravidez

O uso de remédios durante a gravidez só deve ser feito sob a indicação do obstetra, uma vez que alguns medicamentos podem ser prejudiciais para a grávida ou para o bebê.

No caso de sintomas de pré-eclâmpsia, como tontura, vista embaçada, dor de cabeça ou no abdômen, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro, pois é uma condição grave que pode colocar a vida da mãe e do bebê em risco. Saiba identificar os sintomas de pré-eclâmpsia.

Remédio caseiro para tontura

Os remédios caseiros para tontura, como o chá de Ginkgo biloba ou o chá de gengibre, podem ajudar a aliviar a tontura e enjoo, causados por labirintite ou outros distúrbios do movimento. Saiba como preparar os remédios caseiros para tontura.

Esses remédios caseiros ajudam a melhorar a circulação sanguínea dentro do ouvido ou têm propriedades que ajudam a reduzir os vômitos e as contrações do estômago.

Os remédios caseiros para tontura são uma boa forma de complementar o tratamento recomendado pelo otorrinolaringologista ou clínico geral, e não substitui o uso de remédios ou outros tratamentos recomendados pelo médico.

Leia também: 11 remédios caseiros para enjoo e vômito (e como preparar) tuasaude.com/remedio-natural-para-enjoo

Vídeos relacionados

DIETA PARA SÍNDROME DE MÉNIÈRE

03:27 | 90.623 visualizações

COMO ACABAR COM AS TONTURAS (ou crises de vertigem)

03:49 | 1.009.928 visualizações