Os remédios para ansiedade, como os benzodiazepínicos ou os antidepressivos, podem ser indicados pelo psiquiatra para ajudar a aliviar os sintomas de alterações no sono, dificuldade para dormir, relaxar ou concentrar, cansaço fácil ou preocupação constante, pois agem diretamente no cérebro, regulando substâncias químicas, responsáveis por causar ansiedade, transtorno de ansiedade generalizada ou crises de pânico, por exemplo.
No entanto, esses remédios geralmente, são prescritos pelo médico quando outras opções de tratamento, como psicoterapia, não foram eficazes para ajudar a controlar a ansiedade ou quando ocorre de forma excessiva acaba criando um estado de alerta e medo constantes que afetam a tranquilidade e causam sensações corporais desagradáveis, como batimentos cardíacos acelerados, falta de ar, transpiração excessiva, dores no corpo e desconforto abdominal. Saiba identificar a ansiedade e suas consequências para o organismo.
Além disso, existem opções de remédios naturais para ansiedade que podem ser usados nos casos mais leves, como fitoterápicos à base de passiflora, valeriana, camomila ou hipericão, desde que orientado pelo médico ou fitoterapeuta, além de de uma alimentação rica em ômega-3 ou magnésio, e a prática de atividades físicas, por exemplo.
Remédios de farmácia
Na presença de sinais e sintomas que indiquem ansiedade, é importante procurar acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra, para que sejam identificadas as suas causas e indicados as melhores formas de tratamento, que normalmente começam pela realização de psicoterapia e só depois incluem o uso medicamentos. No entanto, em casos mais graves, o psiquiatra pode indicar o uso de remédios antes da psicoterapia.
Existe uma variedade de medicamentos que podem ser usados para tratar a ansiedade, vendidos mediante apresentação de receita médica, o que vai depender do tipo de transtorno de ansiedade que a pessoa tem ou da presença ou não de outros transtornos mentais ou físicos.
Alguns exemplos de remédios de farmácia para ansiedade são:
1. Antidepressivos
Os antidepressivos são os remédios mais indicados para o tratamento a longo prazo da ansiedade, pois agem regulando os níveis de neurotransmissores no cérebro, como serotonina, noradrenalina e dopamina, aliviando os sintomas da ansiedade.
Esses remédios, geralmente demoram cerca de 15 dias pare ater seu efeito máximo no tratamento da ansiedade, e por isso, é importante levar em consideração que o início da ação ansiolítica é gradual.
Alguns exemplos de antidepressivos que podem ser indicados pelo psiquiatra para o tratamento da ansiedade são a imipramina, sertralina, paroxetina ou venlafaxina, por exemplo.
2. Benzodiazepínicos
Os benzodiazepínicos são remédios ansiolíticos indicados para o tratamento da ansiedade por um curto período de tempo, pois agem diminuindo as funções do cérebro, causando um efeito tranquilizante e até sonolência, ajudando a pessoa a relaxar e reduzir a tensão.
Normalmente, os ansiolíticos são indicados no início do tratamento da ansiedade, junto com os antidepressivos, mas não são recomendados para um uso prolongado, devido a sua capacidade de causar dependência e por reduzirem o estado de alerta e afetarem a coordenação.
Exemplos de benzodiazepinas usadas no tratamento da ansiedade são o lorazepam, alprazolam, bromazepam, diazepam ou clonazepam, por exemplo.
3. Não-benzodiazepínicos
Os remédios não-benzodiazepínicos, como a buspirona, são remédios ansiolíticos da classe azapironas, que não acarreta riscos de abuso, dependência ou abstinência, nem interage com outros remédios hipnóticos ou álcool. Além disso, esta substância também não apresenta sedação ou alterações a nível psicomotor.
Geralmente, este remédio é indicado para pessoas que apresentam histórico de abuso de medicamentos ou outras substâncias tóxicas.
4. Beta-bloqueadores
Embora tenham menor eficácia em relação aos medicamentos descritos anteriormente, os beta-bloqueadores podem ser úteis em pessoas com sintomas somáticos intensos. Estes medicamento têm ação periférica, reduzindo a influência da percepção dos sintomas somáticos periféricos, como tremores e batimentos cardíacos acelerados, nos sintomas cognitivos da ansiedade.
Uma vantagem dos β-bloqueadores em relação aos benzodiazepínicos é a menor incidência de prejuízos cognitivos. Exemplos de beta-bloqueadores usados na ansiedade são o propranolol, oxprenolol e nadolol.
5. Anti-histamínicos
Embora sejam principalmente utilizados no tratamento de alergias, alguns anti-histamínicos têm demonstrado efeito no tratamento de casos de ansiedade. Entre eles, o mais usado é a hidroxizina, um antagonista H1. Porém, são necessários mais estudos sobre o efeito destes medicamentos sobre a ansiedade e, por esse motivo, os anti-histamínicos normalmente não são indicados no início do tratamento.
Opções de remédios naturais para ansiedade
Algumas formas naturais para controlar a ansiedade, nos casos mais leves, incluem:
- Usar remédios caseiros, como suco de maracujá, chá de passiflora, chá de erva-cidreira ou chá de erva-de-são-joão, por exemplo, pois são ricos em princípios ativos calmantes e ansiolíticos. Confira os principais chás para ansiedade.
- Praticar exercícios físicos de baixa intensidade, como caminhada, pilates ou yoga. Veja outras formas de acalmar a mente com exercícios;
- Investir em métodos de relaxamento, como meditação ou técnicas de respiração, por exemplo, que ajudam muito no controle dos sintomas. Conheça outras dicas para ajudar a controlar a ansiedade.
Além disso, é recomendado também aumentar o consumo de alimentos ricos em magnésio, ômega-3 e triptofano, como banana, sardinha e chocolate, por exemplo. Isso porque esses nutrientes aumentam a produção de serotonina, ajudando a controlar a ansiedade.
Assista o vídeo seguinte e veja alguns alimentos que ajudam a controlar a ansiedade: