Os remédios para incontinência urinária, como oxibutinina, o cloreto de tróspio ou o estrogênio, podem ser indicados pelo médico, pois ajudam a reduzir as contrações da bexiga ou melhorar a ação do esfíncter da uretra, diminuindo os episódios de perda involuntária da urina.
A incontinência urinária é uma condição comum, que pode afetar qualquer pessoa, principalmente mulheres acima dos 45 anos, e provoca sintomas incômodos como perda da urina na roupa, que pode surgir após realização de esforços ou após uma vontade súbita de urinar, podendo ocorrer em pouca ou grande quantidade.
Os remédios para incontinência urinária devem ser usados somente com indicação médica, quando outras formas de tratamento, como os exercícios de fisioterapia, não foram suficientes para controlar os sintomas. Além disso, esses remédios possuem contraindicações não devendo ser usados na gravidez ou por pessoas que têm glaucoma, por exemplo, além poderem causar efeitos colaterais, como boca seca, tonturas, diarreia ou, até, retenção urinária.
8 remédios para incontinência urinária
Os remédios para o tratamento da incontinência urinária que podem ser indicados pelo médico incluem:
1. Mirabegrona
A mirabegrona é um remédio indicado para o tratamento da incontinência urinária de urgência em adultos, quando ocorre uma vontade urgente e incontrolável de urinar, relacionada especialmente com a síndrome da bexiga hiperativa. Entenda o que é a síndrome da bexiga hiperativa.
Esse remédio age relaxando o músculo da bexiga, melhorando a capacidade da bexiga de armazenar a urina, além de aumentar a quantidade de urina eliminada a cada vez que se vai ao banheiro, ajudando a esvaziar completamente a bexiga.
Nomes comerciais: a mirabegrona pode ser encontrada com o nome comercial Myrbetric, vendida em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos, e deve ser usada com indicação médica.
2. Oxibutinina
A oxibutinina é um remédio para incontinência urinária que tem efeito direto na musculatura da bexiga, aumentando a sua capacidade de armazenamento, sendo indicado para adultos com dificuldade para reter a urina, urgência urinária ou bexiga neurogênica.
Além disso, a oxibutinina também é indicada para o tratamento da enurese noturna em crianças com mais de 5 anos, devendo ser usada apenas com indicação do pediatra.
Nomes comerciais: a oxibutinina pode ser encontrada com os nomes comerciais Retemic, Nourin ou Dry, na forma de comprimidos ou xarope. Veja como usar a oxibutinina.
3. Bromidrato de darifenacina
O bromidrato de darifenacina é um remédio para incontinência urinária indicado para o tratamento da bexiga hiperativa que causa vontade urgente de urinar e/ou necessidade de urinar frequentemente.
Esse remédio age relaxando a musculatura da bexiga e aumentando a capacidade de armazenamento da urina na bexiga, o que reduz a perda involuntária da urina.
Nomes comerciais: o bromidrato de darifenacina é vendido com os nomes comerciais Fenazic e Enablex, na forma de comprimidos, indicado somente para adultos com mais de 18 anos, e deve ser usado com orientação médica.
4. Succinato de solifenacina
O succinato de solifenacina é indicado para incontinência urinária de urgência ou bexiga hiperativa em adultos com mais de 18 anos, pois ajuda a relaxar o músculo da bexiga, diminuindo suas contrações que podem levar à perda involuntária da urina.
Nomes comerciais: o succinato de solifenacina é vendido com os nomes comerciais Vesicare ou Impere, vendidos em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos.
5. Imipramina
A imipramina é um tipo de antidepressivo que pode ser indicado para o tratamento da incontinência urinária de urgência ou bexiga hiperativa em adultos, pois é capaz de diminuir a contração da bexiga e aumentar a resistência da uretra, reduzindo a perda de urina.
Nomes comerciais: esse remédio pode ser encontrado com os nomes comerciais Tofranil ou Imipra, por exemplo, vendido somente com prescrição médica e retenção da receita pela farmácia. Saiba como tomar a imipramina.
6. Cloreto de tróspio
O cloreto de tróspio é um antiespasmódico das vias urinárias, indicado no tratamento da incontinência urinária de urgência, bexiga hiperativa ou irritável, pois age diminuindo a contração involuntária da bexiga e melhorando a ação do esfíncter da uretra, reduzindo a perda de urina.
Esse remédio deve ser usado somente com indicação médica, por adultos com mais de 18 anos.
Nomes comerciais: o cloreto de tróspio pode ser encontrado na forma de comprimidos com o nome comercial Spasmoplex. Saiba como usar o cloreto de tróspio.
7. Tansulosina
A tansulosina é um remédio indicado para o tratamento da incontinência urinária de urgência em homens com hiperplasia prostática benigna, pois ajuda a relaxar a musculatura da bexiga e da próstata, melhorando assim o fluxo urinário e facilitando o esvaziamento da bexiga.
Este remédio deve ser usado com indicação médica e pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos ou cápsulas.
Nomes comerciais: a tansulosina pode ser encontrada com os nomes comerciais Secotex, Omnic, Tansudart, Tamsulom ou Stub, por exemplo, ou na forma de genérico sob a designação “cloridrato de tansulosina” ou . Veja como usar a tansulosina.
8. Estrogênio
O estrogênio, como o estradiol, na forma de comprimidos, adesivo, gel, creme ou anel vaginal, pode ser indicado como tratamento de terapia de reposição hormonal em mulheres com incontinência urinária na menopausa, pois age aumentando a pressão de fechamento da uretra, o fluxo sanguíneo e a qualidade do tecido que reveste a uretra e vagina, diminuindo as chances de incontinência.
A incontinência urinária na menopausa acontece devido à diminuição da produção de estrogênios durante este período e o uso de estrógeno deve ser feito somente com indicação do ginecologista.
Nomes comerciais: alguns nomes comerciais do estrogênio na forma de comprimidos são Femoston ou Femoston Conti ou Climene, por exemplo. Já na forma de adesivo, pode ser encontrada com o nome comercial Estradot, por exemplo, para ser aplicado na parte inferior do abdômen. Além disso, na forma de gel, pode ser encontrado com os nomes Oestrogel ou Estreva, para palicar na região da barriga, braços, antebraços, coxas ou nádegas. Veja outras opções de terapia de reposição hormonal na menopausa.