Resveratrol: o que é, para que serve, onde encontrar e contraindicações

Evidência científica

O resveratrol é um fitonutriente que promove benefícios à saúde, como ajudar a diminuir o risco de câncer, prevenir o envelhecimento precoce e proteger contra doenças cardiovasculares.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Médico perto de você! Parceria com Buscar Médico

O resveratrol pode ser encontrado em alimentos como suco de uva roxa, mirtilo, vinho tinto e cacau. Além disso, o resveratrol também pode ser consumido através de suplementos, que podem ser comprados em farmácias, lojas de suplementos ou produtos naturais.

No entanto, para se obter os benefícios do resveratrol, além de consumir esses alimentos, é fundamental também manter uma dieta saudável e equilibrada, e praticar atividades física de forma regular.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve e benefícios

O resveratrol pode trazer diversos benefícios para a saúde, como:

1. Diminui o risco de câncer

O resveratrol é rico em compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que previnem os danos nas células causados pelos radicais livres, ajudando a diminuir o risco do desenvolvimento do câncer.

2. Previne o envelhecimento precoce

Devido às suas propriedades antioxidantes, o resveratrol ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, protegendo a pele contra os danos causados pelos radicais livres, ajudando, assim, a prevenir o envelhecimento precoce.

Leia também: Antioxidantes: o que são, para que servem, tipos e alimentos ricos tuasaude.com/antioxidante

3. Protege contra doenças cardiovasculares

O resveratrol possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e vasodilatadoras, melhorando a circulação de sangue e o funcionamento das artérias, protegendo contra doenças cardiovasculares, como infarto, hipertensão e insuficiência cardíaca.

4. Ajuda a evitar doenças neurodegenerativas

O resveratrol ajuda a evitar doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, pois possui efeitos protetores que melhoram o funcionamento das células, evitando o estresse oxidativo, além de regular o funcionamento das células certos neurotransmissores.

5. Equilibra os triglicerídeos e colesterol

O resveratrol possui efeitos antioxidantes que evitam a oxidação das células de gordura, equilibrando os níveis de triglicerídeos e colesterol no organismo, diminuindo, assim, o risco de algumas doenças, como aterosclerose, por exemplo.

Leia também: 14 alimentos para baixar o colesterol (e como consumir) tuasaude.com/alimentos-para-baixar-colesterol

6. Atua contra fungos e bactérias

O resveratrol tem a capacidade de inibir o crescimento de alguns microrganismos patogênicos, atuando contra bactérias e fungos Gram-positivos e Gram-negativos.

O resveratrol inibe efetivamente o crescimento de Candida albicans e o desenvolvimento de algumas bactérias como Campylobacter jejuni e Campylobacter coli, que são as principais causadoras de gastroenterite bacteriana.

Tipos de resveratrol

Os tipos de resveratrol são:

1. Trans-resveratrol

O trans-resveratrol é um tipo de resveratrol mais estável, com maior biodisponibilidade e presente em mais alimentos.

Além disso, os benefícios desse tipo de resveratrol tem sido mais estudado, com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e cardioprotetoras.

2. Cis-resveratrol

O cis-resveratrol é um tipo menos estável dessa molécula, com menor biodisponibilidade e presente em menos alimentos.

Embora possua benefícios importantes para a saúde, as propriedades benéficas do cis-resveratrol ainda são menos investigadas.

Resveratrol emagrece?

O resveratrol poderia emagrecer, já que tem sido relacionado com a redução de leptina e de gorduras no plasma, além do equilíbrio da glicose e insulina, por exemplo.

No entanto, ainda são necessárias pesquisas mais completas com seres humanos, para comprovar o possível benefício do resveratrol no emagrecimento.

Onde encontrar o resveratrol

O resveratrol pode ser encontrado naturalmente em alimentos como:

  • Vinho tinto;
  • Uvas roxas;
  • Suco de uva roxa natural;
  • Mirtilo;
  • Amendoim;
  • Tangerina;
  • Cacau;
  • Nozes;
  • Cranberry, ou arando.

Além disso, alimentos como batata-doce, soja em grãos, maçã, pera, pêssego e laranja também possuem boas quantidades de resveratrol.

Os alimentos ricos em resveratrol podem ser consumidos em sua forma natural ou usados em receitas, como geleias, saladas, massas e/ ou sobremesas, por exemplo.

Quando tomar o suplemento

O suplemento de resveratrol pode ser tomado indicado pelo médico ou nutricionista, para complementar o tratamento de inflamações, doenças cardiovasculares e melhorar a saúde da pele.

Como tomar: de forma geral, a dose indicada de suplemento de resveratrol até 1500 mg por dia por até 3 meses. Doses mais altas de até 2000 a 3000 mg por dia também podem ser indicadas por 2 a 6 meses.

No entanto, é importante sempre seguir a recomendação do médico ou do nutricionista, para que seja indicada a quantidade e a dose  indicada conforme os objetivos de cada pessoa.

Possíveis efeitos colaterais

O consumo de suplemento de resveratrol pode causar transtornos gastrointestinais, como diarreias, náuseas, gases e vômitos.

Quem não pode consumir

Os suplementos de resveratrol não devem ser usados por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, ou por crianças.

Pessoas com condições sensíveis ao estrogênio, como câncer de mama, ovário, útero, endometriose ou miomas uterinos, distúrbios hemorrágicos ou que farão cirurgias dentro de 2 semanas, devem evitar o suplemento de resveratrol.

Além disso, pessoas que usam suplementos, como alho, gengibre, ginkgo, nattokinase e Panax ginseng, ou remédios anticoagulantes, estatinas, anti-histamínicos, imunossupressores e anti-inflamatórios, devem evitar o uso de suplementos com resveratrol.

Vídeos relacionados

Como escolher melhor o VINHO

07:02 | 22.035 visualizações