8 sintomas de rinite alérgica e o que fazer

Os sintomas de rinite alérgica costumam surgir assim que se entra em contato com alguma substância alergênica, como poeira, pólen, perfume ou pelo de animais, por exemplo, o que causa irritação e inflamação da mucosa do nariz, resultando no aparecimento dos sintomas. Os principais sintomas de rinite alérgica são:

  1. Coceira no nariz, olhos e boca;
  2. Olhos e nariz avermelhados;
  3. Cansaço excessivo;
  4. Dor de cabeça;
  5. Olhos inchados;
  6. Tosse seca;
  7. Espirros;
  8. Coriza.

Quando estes sintomas surgem é importante consultar um clínico geral ou alergologista para iniciar o tratamento adequado de acordo com o agente responsável pelos sintomas, pois assim é possível evitar complicações como otite, problemas de sono ou desenvolvimento de sinusite crônica. Conheça mais sobre a rinite alérgica.

8 sintomas de rinite alérgica e o que fazer

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da rinite alérgica é feito por meio do relato do paciente para o clínico geral, que o orientará para o tratamento adequado.

No entanto, nos casos graves, ou seja, quando a reação alérgica atrapalha a vida da pessoa, com longas crises de espirros que podem gerar dor de cabeça recorrente ou fraqueza, por exemplo, o clínico geral poderá encaminhar o caso para um alergologista, médico especialista em alergias, que por meio de exames laboratoriais, identificará qual as substâncias responsáveis por causar a rinite alérgica.

Um dos exames que pode ser feito é o teste cutâneo de leitura imediata, em que a pessoa é exposta a pequenas quantidades de substâncias alérgicas na pele, podendo ser no braço ou costas, que ficaram vermelhos e irritados se aquela for uma das substâncias que causam irritação. Veja como é feito o teste de alergia.

Outro exame que pode ser feito é o teste de radioalergosorbente (RAST), um tipo de exame de sangue que mede a quantidade de anticorpos chamados de IgE, que estão altos quando a pessoa tem a reação alérgica.

O que fazer para aliviar os sintomas

Para aliviar os sintomas de rinite alérgica, é importante identificar e afastar o agente responsável pela alergia, além de também poder ser indicado pelo médico o uso de remédios anti-histamínicos, que ajudam a aliviar os sintomas. Conheça os remédios para rinite alérgica.

Além disso, é importante que seja removida toda poeira das superfícies, que o ambiente seja bem arejado, evitar o uso de tapetes em casa, usar perfume de cheiro mais neutro e máscaras durante a limpeza da casa, pois assim é possível evitar novas crises de rinite alérgica.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • NHS. Allergic rhinitis. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/allergic-rhinitis/>. Acesso em 27 Ago 2020
  • BRAZILIAN JOURNAL OF OTORHINOLARYNGOLOGY. IV Brazilian Consensus on Rhinitis - an update on allergic rhinitis. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942018000100003>. Acesso em 27 Ago 2020
  • JORNAL BRASILEIRO DE PNEUMOLOGIA. Rinite alérgica: aspectos epidemiológicos, diagnósticos e terapêuticos. 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132008000400008>. Acesso em 27 Ago 2020
Mais sobre este assunto: