O que é:
A rinite crônica é um tipo de rinite que provoca sintomas, como tosse e espirros, nariz entupido e/ou escorrendo, diminuição do olfato, coceira no nariz e voz anasalada, que podem durar semanas ou serem persistentes, nos casos mais graves.
Normalmente, a rinite crônica acontece devido a alergias, mas também pode ser causada pelo contato com substâncias irritantes, como fumaça e poluentes, alguns medicamentos anti-inflamatórios e consumo de alimentos e/ou bebidas quentes, por exemplo.
Em caso de suspeita de rinite crônica, é importante consultar um otorrinolaringologista. O tratamento pode envolver o uso de medicamentos, como antialérgicos e corticoides, e a lavagem nasal com soro fisiológico, por exemplo, além de evitar o contato com substâncias que agravam os sintomas.
Sintomas de rinite crônica
Os principais sintomas da rinite crônica são:
- Tosse e espirros;
- Nariz entupido;
- Secreção nasal clara;
- Diminuição do olfato;
- Coceira no nariz, olhos, garganta e/ou no céu da boca;
- Olhos avermelhados lacrimejantes;
- Voz anasalada.
Estes sintomas tendem a ser provocados ou agravados pelo contato com substâncias irritantes, como fumaça, odores fortes e perfumes, ou que provocam alergias, como pólen, poeira e pelos de animais.
Além disso, dependendo da causa da rinite crônica, os sintomas podem durar semanas para melhorar e, nos casos mais graves, serem persistentes, especialmente quando a pessoa continua a entrar em contato com as substâncias que agravam a rinite.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da rinite crônica é feito pelo otorrinolaringologista ou alergista baseado nos sintomas, histórico de saúde da pessoa, especialmente de alergias, e alterações como palidez e inchaço identificadas na rinoscopia, que é o exame da cavidade nasal.
Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o otorrinolaringologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:
Além disso, o médico também pode indicar exames como a tomografia das fossas nasais, para verificar se existem alterações na estrutura do nariz, e testes de alergia, que podem identificar possíveis substâncias que provocam os sintomas. Saiba como é feito o teste de alergia.
Principais causas
As causas mais comuns de rinite crônica são:
- Alergias, devido ao contato com poeira, pelo de animais ou pólen, por exemplo;
- Substâncias irritantes, como fumaça, produtos com cheiros fortes e poluentes;
- Alguns medicamentos, especialmente anti-inflamatórios como aspirina e ibuprofeno;
- Alterações hormonais, devido à gravidez ou hipotireoidismo, por exemplo;
- Alimentos ou bebidas quentes e/ou picantes.
Na maioria das vezes, a rinite crônica é causada pela alergia a substâncias ou produtos específicos, sendo conhecida também como rinite alérgica. Entenda melhor o que é a rinite alérgica e suas causas.
Tratamento para rinite crônica
O tratamento para rinite crônica deve ser feito orientado pelo otorrinolaringologista, alergologista ou imunologista de acordo com os sinais e sintomas apresentados pela pessoa.
O tratamento da rinite crônica indicado pelo médico pode incluir:
- Anti-histamínicos orais, que ajudam a aliviar os sintomas das crises de rinite;
- Corticoides nasais, que atuam como anti-inflamatórios, ajudando também a aliviar os sintomas de rinite;
- Descongestionantes nasais ou orais, que ajudam a diminuir a obstrução nasal;
- Lavagem nasal com soro fisiológico, que ajuda a diminuir a irritação das mucosas nasais, aliviando os sintomas. Saiba como fazer a lavagem nasal;
- Cirurgia, que é indicada especialmente nos casos em que existem pólipos nasais ou obstrução nasal persistente, por exemplo.
Além disso, para controlar os sintomas da rinite crônica são recomendadas medidas como fazer a lavagem nasal com soro fisiológico regularmente e evitar o contato com poluentes ou substâncias a que seja alérgico, como a fumaça, pelos de animais e perfumes fortes.
A rinite crônica tem cura?
A rinite crônica não tem cura, mas tem controle. A principal forma de controlar a rinite é evitando o contato com substâncias que provocam e/ou pioram os sintomas, como poeira, mofo ou fumaça.
Algumas vezes o médico pode indicar a terapia de dessensibilização imunológica, que é feita pela aplicação de uma vacina para diminuir a sensibilidade da pessoa a substâncias que agravam os sintomas da rinite.
Embora a vacina não cure a rinite, seu efeito pode durar até 3 anos após terminar o tratamento em alguns casos. Veja como funciona a vacina para rinite.