Rinoplastia: quando é indicada, como é feita e recuperação

Rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz, indicada para fins estéticos, como melhorar o perfil do nariz, alterar a ponta do nariz ou diminuir a largura do osso, mas também pode ser indicada para melhorar a funcionalidade do nariz, como no caso da correção desvio de septo melhorando a respiração.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Cirurgião Plástico perto de você! Parceria com Buscar Médico

Essa cirurgia é feita pelo cirurgião plástico, com anestesia geral ou local, o que depende da técnica utilizada, podendo ser realizada gratuitamente pelo SUS nos casos de problemas na respiração, ou feita em hospitais particulares para fins estéticos.

Após a rinoplastia é importante que a pessoa tenha alguns cuidados para que a cicatrização aconteça de forma adequada e sejam evitadas complicações. Por isso, é recomendado que a pessoa siga todas as recomendações do cirurgião plástico, como evitar esforços e usar o curativo pelo tempo determinado.

Imagem ilustrativa número 1

Quando é indicada

As principais indicações da rinoplastia são:

  • Diminuir a largura do osso nasal;
  • Alterar a direção da ponta do nariz;
  • Melhorar o perfil do nariz;
  • Alterar a ponta do nariz;
  • Reduzir narinas grandes, largas ou arrebitadas,
  • Deformidades congênitas no nariz;
  • Traumas, fraturas ou lesões no nariz.

Além disso, a rinoplastia, para melhorar a funcionalidade do nariz e a respiração, é indicada nos casos de obstrução nasal causada por pólipos, por exemplo,  ou hipertrofia de cornetos ou desvio de septo.

Marque uma consulta com um cirurgião plástico na região mais próxima:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Com quantos anos pode fazer rinoplastia

A rinoplastia geralmente é indicada para ser feita a partir dos 15 anos para mulheres e 17 anos para homens, pois é a fase em que as estruturas nasais estão completamente desenvolvidas e a forma do nariz não continua a mudar muito. 

No entanto, nos casos de acidentes, traumas ou fraturas no nariz, a rinoplastia pode ser feita antes das idade normalmente recomendadas.

Como se preparar para a rinoplastia

Antes de fazer a rinoplastia, é fundamental conversar com o cirurgião plástico sobre como será realizado o procedimento, possíveis riscos envolvidos e simulação do resultado final, uma vez que corresponde a um procedimento definitivo.

Além disso, deve-se informar ao médico se tem problemas de saúde ou alergias, assim como se são utilizados remédios ou drogas ilícitas, pois podem interferir no resultado da cirurgia.

Para programar a rinoplastia, o médico deve fazer um exame físico do nariz, fossas nasais, cartilagem na ponta do nariz, estruturas faciais e espessura da pele, para analisar as alterações que precisam ser feitas, por exemplo, além de exames de laboratório e risco cirúrgico, para verificar se há alguma contraindicação e seja garantida a segurança da pessoa.

Como é feita

A rinoplastia é feita pelo cirurgião plástico, no hospital, com anestesia geral ou local, o que varia de acordo com a técnica cirúrgica indicada.

Para fazer a rinoplastia o médico deve seguir os seguintes passos:

  1. Administrar a anestesia geral na veia ou aplicar o anestésico local;
  2. Realizar um corte no interior do nariz ou no tecido entre as narinas para levantar a pele que recobre o nariz;
  3. Remodelar a estrutura do nariz de acordo com o desejado pela pessoa e com o planejado pelo médico;
  4. Fechar o corte com pontos.

Ao final da cirurgia, é colocado um splint, como se fosse uma tala, dentro do nariz, além de ser feito um curativo e tampão para proteger e dar sustentação ao nariz e facilitar a recuperação.

Como é a recuperação

A recuperação da rinoplastia é relativamente simples e dura em média 10 a 15 dias, sendo necessário que a pessoa permaneça com o rosto enfaixado nos primeiros dias para que o nariz fique apoiado e protegido, facilitando a cicatrização.

É normal que durante o processo de recuperação a pessoa sinta dor, incômodo, inchaço no rosto ou escurecimento do local, no entanto isso é considerado normal e costuma desaparecer à medida que acontece a cicatrização.

É importante que durante o período de recuperação a pessoa não seja exposta muito frequentemente ao sol, para evitar manchar a pele, durma com a cabeça sempre para cima, não use óculos de sol e evite fazer esforços por cerca de 15 dias após a cirurgia ou até liberação médica.

O médico pode recomendar o uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios após a cirurgia para aliviar a dor e o desconforto, que devem ser usados por 5 a 10 dias ou de acordo com a recomendação do médico. De forma geral, a recuperação da rinoplastia dura entre 10 e 15 dias.

Possíveis complicações

Por ser um procedimento cirúrgico invasivo e que é feito sob anestesia geral ou local, pode haver algumas complicações durante ou após o procedimento, apesar de não ser frequente.

As principais possíveis alterações da rinoplastia são ruptura de pequenos vasos do nariz, presença de cicatrizes, alteração da cor do nariz, dormência e assimetria do nariz.

Além disso, podem surgir infecções, alteração da passagem de ar pelo nariz, perfuração do septo nasal ou complicações cardíacas e pulmonares. No entanto, estas complicações não surgem em todas as pessoas e acontecem com mais frequência em pessoas que realizaram o procedimento com médicos inexperientes.

Para evitar as complicações, é possível remodelar o nariz sem que seja necessário fazer cirurgia plástica, podendo isso ser feito com maquiagem ou usando modeladores de nariz, por exemplo. Veja mais sobre como remodelar o nariz sem cirurgia plástica.