Rubor: o que é, causas e o que fazer

Rubor é a vermelhidão no rosto que pode surgir de forma repentina, podendo afetar também as orelhas, pescoço e tronco, e ocorre devido ao aumento de fluxo sanguíneo paras essas regiões.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Geralmente, o rubor, também conhecido rubor facial ou rubor na face, é causado pela prática de exercícios físicos, menopausa, exposição a temperaturas muito quentes ou frias, ansiedade, estresse, ou até rosácea, lúpus eritematoso ou dermatite.

Dependendo da sua causa, o rubor pode estar acompanhado de outros sintomas como coceira, febre, suor excessivo, diarreia, dor nas articulações ou inchaço no rosto, sendo importante consultar o dermatologista ou o clínico geral para identificar sua causa e iniciar o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas

As principais causas de rubor facial são:

1. Prática de exercícios físicos

A prática de exercícios físicos promove um aumento dos batimentos cardíacos e da respiração, além da dilatação dos vasos sanguíneos periféricos, para para levar oxigênio e nutrientes para os tecidos, e regular a temperatura corporal, o que provoca o rubor facial.

Essa condição é normal e o rubor normalmente desaparece após terminar os exercícios, à medida que a pessoa relaxa.

No entanto, quando os exercícios físicos são praticados em temperaturas muito altas e úmidas, a temperatura do corpo pode aumentar muito e, além do rubor facial, podem ocorrer outros sintomas de hipertermia, como tontura, vertigem, náuseas ou dor de cabeça.

O que fazer: como é uma condição normal, não há necessidade de tratamento. Caso surjam sintomas de hipertermia, deve-se interromper o exercício físicos, ir para uma região mais fresca, beber bastante água fria e tomar um banho frio.

No entanto, se ocorrerem sintomas mais graves, como dificuldade de concentração ou de coordenação motora, respiração rápida e curta, confusão mental, desmaio ou convulsões, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro para fazer o tratamento mais adequado. Veja como é feito o tratamento da hipertermia

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Exposição ao sol

A exposição ao sol por muito tempo ou estar em ambientes muito quentes provocam a dilatação dos vasos sanguíneos do rosto, resultando no rubor facial, sendo uma situação normal.

No entanto, o rubor facial também pode ser provocado por queimaduras solares, pela exposição prolongada ao sol e não utilização de protetor solar de forma adequada.

O que fazer: é importante usar protetor solar diariamente, pelo menos FPS 30, de preferência recomendado pelo dermatologista de acordo com o tipo de pele.

O protetor solar deve ser usado mesmo em dias nublados, para proteger a pele contra os raios solares, evitar o rubor facial ou queimaduras na pele, além de prevenir o aparecimento de manchas e retardar o envelhecimento da pele.

3. Exposição a temperaturas muito frias

A exposição a temperaturas muito frias, como praticar esportes ao ar livre no inverno em temperaturas muito baixas ou trabalhar em frigoríficos, por exemplo, também podem provocar diminuição da oleosidade da pele, irritação e inflamação, resultando em rubor facial.

Além disso, estar exposto a temperaturas muito baixas ou vento frio e seco, também podem provocar queimaduras de frio na pele com sintomas de rubor facial, ardor ou inchaço no rosto.

O que fazer: é importante utilizar hidratantes para o rosto indicados pelo dermatologista, pois retêm água na pele e aumentam a barreira de proteção, evitando o rubor facial ou tratando a queimadura de frio. 

4. Rosácea

O rubor facial também pode ser causado pela rosácea, que é condição dermatológica de causa desconhecida, que provoca vermelhidão no rosto, principalmente nas bochechas, testa e nariz, podendo também haver aumento da sensibilidade da pele do rosto, sensação de calor ou inchaço.

Esse rubor facial geralmente piora quando a pessoa se expõe ao sol ou ao frio, consome alimentos picantes, passa por momentos de estresse ou ansiedade, ingere bebidas alcoólicas ou utiliza produtos dermatológicos ácidos no rosto.

O que fazer: o tratamento da rosácea é feito pelo dermatologista e geralmente envolve o uso de protetor solar específico para rosácea, hidratantes faciais, pomada de ivermectina, ou até laser ou luz intensa pulsada. Entenda como é feito o tratamento da rosácea.  

5. Menopausa

Devido as alterações hormonais da menopausa, a mulher pode apresentar ondas de calor que podem ser intensas e provocar rubor facial, além de outros sintomas como suor excessivo ou palpitações cardíacas. 

O que fazer: deve-se consultar o ginecologista que pode indicar o tratamento com terapia de reposição hormonal, utilizando hormônios sintéticos, mas também pode ser feito de forma natural com o uso de isoflavona da soja, por exemplo. Confira todas as opções de tratamento para a menopausa

6. Ansiedade ou estresse

Situações de estresse ou ansiedade, como falar em público, ter uma entrevista de emprego ou medo, podem gerar uma descarga de adrenalina no corpo, que provoca dilatação dos vasos sanguíneos periféricos, resultando no rubor facial.

O que fazer: geralmente, à medida que a situação que causou a ansiedade ou o estresse passa, o rubor facial melhora.

No entanto, é recomendado fazer um acompanhamento com psicólogo, pois ajuda a entender como os pensamentos afetam as emoções e comportamentos, e desenvolver ferramentas para lidar com situações de estresse ou ansiedade.

7. Lúpus eritematoso sistêmico

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune, em que o sistema imune ataca as próprias células saudáveis do organismo, como se fossem estranhas ao corpo, causando sintomas como rubor facial como se fosse uma mancha vermelha em forma de borboleta. 

Além disso, essa doença provoca inflamação e dor das articulações, cansaço, febre e feridas dentro da boca ou nariz, por exemplo. Saiba reconhecer os sintomas do lúpus

O que fazer: o tratamento é feito pelo reumatologista e envolve o uso de remédios anti-inflamatórios, corticoides ou imunossupressores, por exemplo, o que varia de acordo com a gravidade dos sintomas. Veja como é feito o tratamento do lúpus eritematoso sistêmico

8. Dermatite

Alguns tipos de dermatite, como a dermatite de contato, a dermatite seborreica ou a dermatite atópica, podem provocar rubor facial, além de inchaço, ressecamento, coceira, bolhas ou descamação da pele.

A dermatite pode ser causada pelo contato alergia a substâncias, produtos cosméticos ou tecidos, efeitos colaterais de alguns medicamentos, má circulação sanguínea ou infecção pelo fungo Malassezia.

O que fazer: deve-se consultar o dermatologista para diagnosticar o tipo de dermatite, e assim, ser indicado o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de remédios corticoides, imunossupressores, antialérgicos ou antifúngicas, por exemplo. Confira os principais tipos de dermatite e como é feito o tratamento.

9. Alergias

Algumas alergias, como de alimentos ou medicamentos, pode provocar rubor facial, no pescoço ou tronco, por exemplo, além de coceira intensa, placas vermelhas por todo o corpo ou coceira na pele.

Dependendo da intensidade da alergia, também podem ocorrer sintomas mais graves como inchaço na boca, língua, rosto ou garganta, ou dificuldade para respirar. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.  

O que fazer: é importante identificar o fator que causa a alergia e evitar o seu uso ou consumo. Além disso, é recomendado consultar o dermatologista ou o gastroenterologista, que podem indicar fazer o teste de alergia para identificar o tipo de substância ou alimento que devem ser evitados.

Nos casos de sintomas de alergia grave, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro, pois é uma emergência médica, que se não tratada pode colocar a vida em risco.

10. Telangiectasia

A telangiectasia é a presença de pequenos vasinhos vermelhos no rosto, também conhecidos como aranhas vasculares, que causam rubor facial e vermelhidão no rosto, sendo mais comum de surgir nas bochechas, nariz ou lábios. Veja outras causas de vermelhidão no rosto.

Esses vasinhos podem surgir devido ao envelhecimento natural do corpo, predisposição genética, rosácea ou até uso de produtos ácidos no rosto.

O que fazer: o tratamento é feito pelo dermatologista e geralmente envolve aplicação de laser diretamente sobre os vasinhos, que provoca o fechamento dos vasos, deixando-os menos visíveis, e melhorando o rubor facial. Confira outras opções de tratamento para a telangiectasia no rosto.

Quando ir ao médico

É importante consultar o dermatologista ou clínico geral quando o rubor é acompanhado de sintomas como:

  • Coceira ou descamação na pele;
  • Aumento da sensibilidade da pele ou ardor;
  • Suor excessivo;
  • Febre;
  • Dor nas articulações.

Além disso, nos casos de surgirem sintomas como inchaço no rosto, língua, garganta ou boca, ou dificuldade para respirar, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro, pois pode ser alguma reação alérgica grave que necessita de atendimento médico imediato.

Vídeos relacionados

LÚPUS: o que é, sintomas e tratamento

05:02 | 14.737 visualizações

Segredos para uma pele bonita e saudável | Tatiana Zanin

07:21 | 71.656 visualizações

Como escolher o PROTETOR SOLAR

05:19 | 73.729 visualizações