É possível engravidar sem penetração?

A gravidez sem penetração é possível, mas é muito difícil de acontecer, pois, na maioria das vezes, a quantidade de esperma que entra em contato com o canal vaginal é muito reduzida, o que dificulta a fecundação do óvulo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Urologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Além disso, os espermatozoides têm menor mobilidade fora do corpo e conseguem sobreviver apenas por alguns minutos. Ainda assim, se o ambiente estiver mais quente e úmido, o espermatozoide pode durar mais tempo.

Para que a gravidez sem penetração seja possível, é preciso que a mulher não esteja fazendo uso de nenhum contraceptivo e que a ejaculação aconteça perto da vagina, dessa forma há uma chance mínima de que o esperma entre no canal vaginal e exista quantidade de espermatozoides viáveis para fecundar o óvulo.

Imagem ilustrativa número 2

Quando existe maior risco

Algumas situações podem aumentar o risco de engravidar sem que haja penetração, como:

  • Colocar objetos na região vaginal que estiveram em contato com o esperma;
  • Colocar os dedos com sêmen na vagina;
  • Introduzir apenas a glande, sem que haja penetração completa;
  • O parceiro ejacular perto da vagina, ou seja, perto ou em cima da virilha, por exemplo;
  • Colocar o pênis ereto em alguma região do corpo perto do canal vaginal.

Além dessas situações o coito interrompido, que consiste na retirada do pênis da vagina antes que haja ejaculação, também pode representar risco de gravidez, pois mesmo que não haja ejaculação durante a penetração, o homem pode possuir uma pequena quantidade de espermatozoides na uretra, de uma ejaculação anterior, que pode chegar ao óvulo, fecundar e resultar na gravidez. Saiba mais sobre o coito interrompido.

Além disso, a ejaculação durante o sexo anal pode levar à gravidez se o líquido escorrer até a região vaginal, no entanto, normalmente essa prática não expõe a mulher ao risco de gravidez, já que não possui comunicação entre o ânus e a vagina.

Leia também: Por que o esperma sai fora da vagina ao levantar? tuasaude.com/medico-responde/por-que-o-esperma-sai-fora-da-vagina-ao-levantar

É possível engravidar de roupa?

A possibilidade de gravidez quando se utiliza roupa íntima e não ocorre penetração é mínima, já que para haver gravidez é necessário o contato com o espermatozoide com o óvulo, ou seja, é necessário que haja ejaculação.

É possível engravidar com o líquido pré-ejaculatório sem que exista penetração?

Teoricamente, não é possível engravidar com o líquido pré-ejaculatório, já que esse líquido por si só não possui espermatozoides, que normalmente são liberados nos testículos no momento da ejaculação. No entanto, é muito comum que durante a relação sexual, o homem libere pequenas quantidades de líquido pré-ejaculatório sem perceber. No entanto, na ausência de penetração, as possibilidades de gravidez são mínimas.

Leia também: Quanto tempo o esperma sobrevive fora do corpo? tuasaude.com/medico-responde/quanto-tempo-sobrevive-o-esperma-fora-do-corpo

Como não engravidar

A melhor forma de prevenir a gravidez é utilizando um método contraceptivo, como camisinha, pílula anticoncepcional, DIU ou diafragma, por exemplo, pois são as formas mais seguras para impedir que o espermatozoide consiga chegar ao óvulo. Veja como escolher o melhor método anticoncepcional.

No entanto, apenas a camisinha e o preservativo feminino são capazes de evitar uma gravidez e prevenir a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e, por isso, são os métodos mais indicados para quem tem mais do que um parceiro sexual, por exemplo.

Assista o vídeo seguinte e saiba como usar corretamente o preservativo, para evitar uma gravidez não desejada e a transmissão de IST's:

COMO COLOCAR A CAMISINHA CORRETAMENTE

08:15 | 1.185.925 visualizações

Vídeos relacionados

COMO COLOCAR A CAMISINHA CORRETAMENTE

08:15 | 1.185.925 visualizações