Salbutamol é um broncodilatador indicado para o tratamento, controle e prevenção de doenças respiratórias que causam espasmos nos brônquios, como asma, bronquite crônica ou enfisema, pois age relaxando os músculos pulmonares, facilitando o fluxo de ar para os pulmões.
Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de spray, xarope, comprimido, gotas ou flaconetes, com o nome comercial Aerolin ou Aerolin Nebules, mas também pode ser encontrado como genérico sob a designação “sulfato de salbutamol”, ou com os nomes similares Aerodini ou Clenil, por exemplo.
Leia também: Broncodilatadores: o que são, para que servem (e como usar) tuasaude.com/broncodilatadorO salbutamol deve ser usado somente com indicação médica, pois pode causar efeitos colaterais como tremor, dor de cabeça ou palpitações cardíacas.
Para que serve
O salbutamol é indicado para o tratamento, prevenção ou controle de doenças respiratórias, como:
- Asma aguda grave;
- Asma brônquica;
- Crises de asma;
- Bronquite crônica;
- Enfisema pulmonar
- Broncoespasmo crônico.
Além disso, o salbutamol na forma de comprimidos ou injetável também é indicado para o controle do parto prematuro não complicado, no 3º trimestre de gravidez.
O uso do salbutamol deve ser feito somente com indicação do pneumologista, que pode indicar a melhor forma de uso, como xarope, spray, nebulização, comprimido ou injeção, com doses individualizadas e de acordo com a gravidade dos sintomas.
Marque uma consulta com um pneumologista na região mais próxima:
Como usar
O modo de uso do salbutamol depende da apresentação desse remédio e inclui:
1. Salbutamol spray 100 mcg
O salbutamol spray ou bombinha, deve ser usado apenas por inalação por via oral. Saiba como usar a bombinha corretamente.
As doses do salbutamol spray variam com a condição a ser tratada, sendo normalmente indicado para adultos a dose de 100 ou 200 mcg (1 ou 2 doses) para o tratamento de crises de asma ou broncoespasmo agudo, ou prevenção de broncoespasmos provocados por exercícios físicos ou alergia.
Já para o tratamento crônico, a dose normalmente recomendada é de até 200 mcg (2 doses), até 4 vezes por dia, conforme orientação médica.
Para crianças, a dose do salbutamol spray deve ser orientada pelo pediatra, de acordo com a idade e a condição a ser tratada.
2. Salbutamol xarope 2 mg/5mL
O salbutamol xarope 2mg/5mL deve ser usado por via oral, antes ou após uma refeição, por adultos ou crianças com mais de 2 anos. A dose do xarope deve ser medida com o dosador fornecido na embalagem.
A dose normalmente indicada do xarope de salbutamol varia com a idade e inclui:
- Adultos: a dose normalmente recomendada é de 10 mL do xarope, que corresponde a 4 mg de salbutamol, 3 a 4 vezes por dia, conforme orientação médica;
- Crianças com mais de 12 anos: a dose normalmente recomendada é de 5 a 10 mL de xarope, que corresponde a 2 a 4 mg de salbutamol, 3 a 4 vezes por dia, conforme orientação do pediatra;
- Crianças de 6 a 12 anos: a dose normalmente recomendada é de 5 mL de xarope, que corresponde a 2 mg de salbutamol, 3 a 4 vezes por dia, conforme orientação do pediatra;
- Crianças de 2 a 6 anos: a dose normalmente recomendada é de 2,5 a 5 mL de xarope, que corresponde a 1 a 2 mg de salbutamol, 3 a 4 vezes por dia, conforme orientação do pediatra.
O tempo de tratamento com o salbutamol xarope deve ser orientado pelo médico.
3. Salbutamol gotas para inalação 5 mg/mL
O salbutamol gotas 5mg/mL deve ser usado por via inalatória, através de nebulização, por adultos ou crianças, sendo importante diluir as gotas do salbutamol em soro fisiológico antes da sua utilização. Saiba como fazer a nebulização corretamente.
As doses do salbutamol gotas para nebulização devem ser orientadas pelo médico, pois a nebulização pode ser feita apenas quando necessário ou de forma contínua, e a quantidade de soro fisiológico depende da idade.
Após a nebulização, deve-se descartar qualquer quantidade não utilizada da solução de salbutamol gotas diluído no soro fisiológico.
4. Salbutamol comprimidos de 2 mg ou 4 mg
O comprimido do salbutamol deve ser tomado por via oral, por adultos ou crianças com mais de 6 anos, antes ou após a alimentação, e com um copo de água.
A dose normalmente recomendada para adultos é de 1 comprimido de 2 mg ou 1 comprimido de 4 mg, 3 a 4 vezes por dia, conforme orientação médica.
Para crianças com mais de 6 anos, a dose do salbutamol comprimido deve ser orientada pelo pediatra, de acordo com a idade, gravidade dos sintomas e a condição a ser tratada.
5. Salbutamol flaconete 2,5 mg/2,5mL
O salbutamol flaconete 2,5mg/2,5mL deve ser usado por via inalatória, através de nebulização, não sendo necessária sua diluição em soro fisiológico antes do uso. No entanto, o médico pode recomendar a diluição em soro fisiológico, caso seja necessário um tempo maior de nebulização.
As doses do salbutamol flaconete para nebulização devem ser orientadas pelo médico, pois a nebulização depende da idade, podendo ser feita por adultos ou crianças a partir dos 18 meses de idade, e pode ser feita apenas quando necessário ou de forma contínua.
É importante descartar qualquer quantidade não utilizada do salbutamol flaconete, após a nebulização.
6. Salbutamol injetável 0,5 mg/mL
O salbutamol injetável 0,5 mg/mL é usado somente em hospitais aplicados diretamente na veia, no músculo ou sob a pele, por um enfermeiro, sendo que as doses devem ser recomendadas pelo médico de forma individualizada de acordo com o problema a ser tratado e usada somente em adultos.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com o salbutamol são tremor, dores de cabeça, aumento dos batimentos cardíacos, palpitações, irritação na boca e garganta, cãibras musculares, vermelhidão, coceira, inchaço, falta de ar ou desmaio.
O salbutamol pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Saiba identificar os sintomas de alergia grave.
Deve-se procurar atendimento médico imediato também caso surjam sintomas como chiado ou dor no peito, batimentos cardíacos irregulares, sensação de vibração no peito, prisão de ventre, boca seca, sede excessiva, visão turva, sonolência, cãibras nas pernas, sensação de dormência, formigamento ou fraqueza muscular, aumento da frequência urinária ou, dor ou ardor ao urinar.
A substância salbutamol pode também causar doping quando o remédio é usado em excesso e de forma incorreta.
Quem não deve usar
O salbutamol não deve ser usado por pessoas que tenham alergia ao salbutamol ou qualquer outro componente da fórmula ou por pessoas que estejam usando beta-bloqueadores não seletivos, como propranolol.
O comprimido de salbutamol não deve ser usado para controlar o parto prematuro em caso de ameaça de aborto, e nem por por crianças com menos de 6 anos. Já o salbutamol injetável não deve ser usado por crianças, e o xarope de salbutamol não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos. Além disso, o salbutamol flaconete para inalação não deve ser usado por crianças com menos de 18 meses de idade.
O salbutamol não deve ser usado por grávidas, mulheres que estejam amamentando, diabéticos, pessoas com má oxigenação do sangue ou ou que tenham hipertireoidismo, sem orientação médica.
Além disso, o salbutamol não deve ser utilizado sem orientação médica no caso de pessoas que estejam em tratamento com xantinas, corticoides ou diuréticos.