O sangramento nasal infantil geralmente não deve ser motivo de preocupação, sendo comum após assoar o nariz com força ou inalar ar frio e seco, especialmente no inverno, mas também pode ser causado por alergias, resfriados e objetos colocados no nariz.
Normalmente, o sangramento do nariz das crianças não é grave e não necessita de tratamento específico, sendo apenas recomendado que seja feita pressão no nariz para parar o sangramento e manter a cabeça inclinada para frente.
No entanto, caso o sangramento seja frequente, é importante consultar o otorrinolaringologista ou pediatra para que a causa seja identificada e iniciar o tratamento mais adequado. Além disso, caso o sangramento não pare, é recomendado procurar a emergência.
Principais causas
As principais causas de sangramento nasal infantil são:
1. Assoar o nariz forte
Assoar o nariz com muita força pode causar um sangramento nasal devido ao rompimento de alguns vasos superficiais que existem dentro do nariz e são frágeis.
Normalmente, não é necessário nenhum tratamento específico, sendo indicado evitar assoar o nariz com muita força, para que o sangramento não aconteça novamente.
2. Inalação de ar muito seco ou frio
É comum a inalação de ar muito seco ou frio provocar sangramento nasal devido ao ressecamento do interior do nariz, fazendo com que a pele fique mais frágil e aumentando o risco de rompimento de pequenos vasos.
Neste caso, é recomendado lavar o nariz diariamente com soro fisiológico para hidratar a mucosa. Além disso, é importante evitar inalar ar muito frio e manter o ar em casa umidificado, com umidificadores de ar, por exemplo. Veja algumas formas para umidificar o ar em casa.
3. Pancadas no rosto
Pancadas no rosto, especialmente na região do nariz, podem provocar sangramento nasal devido ao rompimento de pequenos vasos. Além disso, também podem causar dor e inchaço no local.
Em caso de pancadas, pode ser indicado aplicar compressas com gelo no local e usar medicamentos analgésicos para aliviar sintomas como dor e inchaço. No entanto, caso surjam outros sintomas, como sonolência ou confusão mental, é recomendado procurar a emergência para uma avaliação.
4. Rinite alérgica
O sangramento nasal infantil causado por rinite alérgica, normalmente acontece devido à inflamação da mucosa nasal. Além disso, é comum existirem outros sintomas, como nariz escorrendo e espirros. Conheça mais sintomas de rinite alérgica.
Para evitar outros sangramentos pelo nariz, é indicado consultar o alergista ou otorrinolaringologista em caso de suspeita de rinite alérgica. Além de evitar possíveis causadores da alergia, como pólen e poeira, podem ser indicados medicamentos, como antialérgicos e corticoides nasais.
5. Infecções respiratórias
Infecções respiratórias, como resfriados e gripes, algumas vezes podem provocar sangramento nasal devido à inflamação da mucosa do nariz. Além disso, é comum surgirem outros sintomas como febre e nariz escorrendo.
Neste caso, é recomendado consultar o pediatra especialmente se surgirem sintomas como dor de cabeça ou febre. Além da lavagem nasal com soro fisiológico, também podem ser indicados medicamentos como analgésicos e antitérmicos. Confira outros remédios para aliviar os sintomas da gripe infantil.
6. Objetos no nariz
Algumas vezes, o sangramento nasal infantil pode ser causado por objetos colocados pela criança no nariz, que podem provocar ferimentos internos. Além disso, caso o objeto fique preso, podem surgir sintomas como dor de cabeça e secreção amarelada ou com mau cheiro no nariz.
Geralmente, o sangramento nasal melhora em alguns minutos mesmo sem tratamento específico. No entanto, em caso de suspeita de algum objeto preso dentro do nariz da criança, é recomendado procurar a emergência para uma avaliação.
O que fazer
Para parar o sangramento nasal em crianças, deve-se:
- Manter a criança calma e quieta, evitando falar, rir ou chorar, para que o sangramento não piore;
- Pedir à criança que fique sentada e deixe a cabeça inclinada para frente, para que não engula o sangue;
- Pressionar as narinas por 10 minutos, que é onde a compressão tem maior chance de parar o sangramento, utilizando os dedos indicador e polegar;
- Orientar a criança a respirar pela boca enquanto as narinas são pressionadas;
- Evitar assoar o nariz ou remover casquinhas por algumas horas, para evitar que o sangramento piore ou retorne.
Normalmente, o sangramento nasal infantil para após alguns minutos sem necessidade de tratamento específico. No entanto, especialmente quando o sangramento é recorrente, o médico também pode indicar o uso de descongestionantes nasais, por exemplo.
Além disso, caso o sangramento nasal não diminua após as medidas iniciais, é recomendado procurar a emergência, podendo ser indicada a cauterização de vasos e o uso de tampões dentro do nariz, por exemplo, para controlar o sangramento.
Confira mais dicas para parar o sangramento nasal assistindo ao vídeo: